Anteriormente, falamos sobre a pessoa física e também a respeito da pessoa jurídica do Simples Nacional. Seguindo toda a orientação, oferecemos agora informações sobre o Marketing Muitinível (MMN) relativos à questão do MEI.
É possível ter o MEI para o Marketing Multinivel?
E possível abrir o MEI nesse caso, mas é preciso ter cuidado com a grande questão dentro do Marketing Muitinível: o valor que você vai ter do seu comissionamento. Isso porque, geralmente, quem entra dentro desse mercado não fica dentro do valor estipulado pela legislação, que hoje é de R$5.000,00 por mês.
É pouco o limite do valor? Sim, porque o Governo não tem interesse que a pessoa permaneça como MEI. O que o Governo deseja é que a pessoa pague um imposto maior e, por esse motivo, tem um limite baixo. Pode ser que, no momento em que você leia esse artigo, o valor já tenha mudado e, por isso, é bom que confira a regra atual (já que o vídeo deste artigo foi feito em 2016).
Resumindo, você pode ter o MEI caso tenha se mantido dentro do limite mensal e então, basicamente, estará regular, fazendo o recolhimento da taxa mensal que hoje é por vilta de quase R$50,00 (valor que pode também ter sido reajustado atualmente).
Pontos importantes em relação ao MEI
Para ver o valor atual é possível contar com a ajuda de um contador. Não é obrigatório ter um contador, mas se tiver irá ser de muita ajuda em algumas questões.
Uma nota fiscal deverá ser emitida todos os meses para a empresa-mãe. Para que o seu recebimento seja liberado, você precisará ter uma conta de pessoa jurídica, onde o valor vai cair e, em seguida, poderá então ser enviado para sua pessoa física.
O único fator mais preponderante dentro do MEI para o para Marketing Multinivel consiste, simplesmente, na questão do valor mensal. Esse é um ponto onde será preciso atenção, pois é um tipo de mercado onde se escala muito e onde a pessoa consegue passar rapidamente desse valor.
Por isso, é comum ver empresas que precisam se adequar e então, no caso, passam como uma empresa do Simples Nacional. Ou seja, numa microempresa, você poderá ter um faturamento muito mais alto para trabalhar.
Então, apenas tome esse cuidado em relação a isso. Dessa forma, você estará entre as 3 situações citadas: ou continua trabalhando como pessoa física, como empresa do Simples Nacional (uma microesmpesa), ou como MEI. Essas são grandes opções para ganhar dinheiro dentro desse mercado.