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Evolução Empreendedora para ter resultados – Entrevista Nilson Patrone

Anderson Hernandes Entrevista Nilson Patrone

Como o empreendedor pode se transformar para não somente sobreviver mas também ter melhores resultados no mercado?

Recentemente estive com meu amigo Nilson Patrone, que é empreendedor e tem uma mecânica de automóveis.

O Nilson está neste ramo de oficinas há 15 anos.

A empresa dele cresce exponencialmente e tem a missão de ser diferente dentro das demais existentes no mercado.

Nilson ressalta que hoje, para o sucesso de um empreendimento, é essencial fazer o marketing pessoal e também o marketing da sua empresa.

Evolução empreendedora

Ele, como a maior parte dos empreendedores, iniciou sua oficina de modo bem simples.

Era um espaço na garagem e a busca de clientes foi de porta a porta, somente depois de algum tempo foram para outro espaço, onde comportava mais carros.

E eles no início já tinham um marketing através de outdoor, onde eles incentivaram que o cliente entrasse no site para se familiarizar e procurar a empresa e assim foram crescendo, e hoje ele vê uma necessidade enorme de continuar fazendo marketing para a captação de clientes.

Oficina mecânica Power Class
Power Class oficina mecânica do empreendedor Nilson Patrone

E nesse processo todo de evolução ele acompanhou colegas que iniciaram na mesma proporção que ele tinha, tamanho e estrutura, e ele disse que muita gente evoluiu junto mas, muita gente também ficou pra trás nesse processo.

Não é apenas um processo de marketing, trata-se também de um processo de estudo e não podemos parar, pois o mercado cobra muito.

No mercado de veículos a tecnologia chega numa velocidade muito grande e o Nilson está sempre se aperfeiçoando e fazendo treinamentos.

Indispensável acompanhar o processo de evolução do mercado
Necessidade de acompanhar o processo de evolução

O cliente busca um conserto para seu problema com exatidão, são valores agregados muito altos e o empreendedor tem que ter um expertise alta no que ele faz para não correr o risco de prejudicar o cliente.

E ele disse que com o passar dos anos o seu perfil de cliente mudou em 90%.

Hoje ele tem uma gama de clientes muito boa em razão do marketing.

Eles fazem um processo de marketing digital bastante satisfatório e 50% dos seus clientes vêm através da internet, mas de uma forma qualificada, onde conseguiram trazer o “bom cliente”.

O processo de evolução envolve vários aspectos, como a evolução do marketing que é necessária, que é uma deficiência que o pequeno empresário tem de se vender no mercado e ele teve que evoluir toda a entrega para que fosse condizente com o que vendia.

Para uma melhor entrega ele precisou investir na oficina, trocando equipamentos e adotando equipamentos diferenciados.

Necessidade de investimento em equipamentos e ferramentas
Investimento necessário em equipamentos e ferramentas qualificadas

Quando eles começaram sempre acreditaram que poderiam chegar no seu objetivo.

A compra de equipamentos e investimentos nunca foi esperando o retorno imediato, para eles isso não funciona e ele entende que o retorno pode vir de várias áreas.

O seu cliente pode te olhar com outros olhos, pois você teve coragem de investir, e eles tiveram que montar outra estrutura para atender a clientes do mercado de importados.

E cada ano a tecnologia chega e é preciso se aperfeiçoar, caso contrário, fica-se defasado no mercado, eles fazem anualmente um investimento para estar sempre na ponta.

Investimento e parceria

Ele fez a oficina e a sua casa em cima, e eu perguntei no que ele investiu primeiro: ele disse que inicialmente investiu na oficina para depois construir a casa.

Eles tinham uma dificuldade quando a oficina era na garagem de separar o cliente da oficina.

Como não deixar que o trabalho se misturasse com a casa? Hoje eles tem essa separação muito bem definida.

E hoje ele avalia a qualidade de vida dele muito maior, trabalhando tão próximo de casa.

Eles têm a visão de primeiro fortalecer o seu negócio, para ele gerar resultados, para somente depois pensar no lado pessoal como: comprar um apartamento, uma casa ou um carro.

Muitos empresários acabam fazendo o inverso: tiram o dinheiro da empresa, deixam a empresa “pobre” para benefício pessoal.

Pensar de modo empreendedor foi o diferencial para que ele tivesse sucesso hoje.

Ele e a esposa, que também é sócia do negócio, têm a  mesma mentalidade: investir primeiro no negócio para depois colher frutos.

Muitas vezes o empreendedor deixa de investir numa ferramenta e investe em um veículo, por exemplo, e eles nunca fizeram isso.

Sempre investiram muito em ferramentas para poder ser referência dentro do segmento que atuam.

Invista primeiro no seu negócio
A mente empreendedora irá investir sempre no negócio

Eles têm a mentalidade que devem usufruir depois dos frutos do trabalho.

E um ponto interessante é que ele trabalha com a esposa e convive o tempo todo e todo o tempo as coisas se misturam, mas ele diz que conseguem separar muito bem a vida pessoal da vida profissional.

Ele e a esposa tem pensamentos muito semelhantes e respeitam o trabalho um do outro, têm muito bem delimitadas as suas ações, cada um na sua função.

Aperfeiçoamento pessoal

E o Nilson nos seus estudos vai muito além da sua realidade técnica. Ele faz variados cursos como coaching, venda pessoal, marketing e etc.

E isso mudou completamente o seu negócio.

Hoje o cliente não necessita mais apenas do “serviço” ele busca uma experiência, pois o produto todo mundo tem e o serviço básico também.

Vivemos a era da experiência, hoje compramos a experiência.

E quando nosso cliente vai sua nossa oficina eles conseguem vender uma experiência completa.

Possuem um atendimento diferenciado, escritório bem organizado e tornam a entrega de uma prestação de serviços em um produto palpável.

Atualmente é preciso oferecer mais que um bom atendimento
Oferecer bons produtos e serviços não é mais o suficiente para os clientes

Mudaram muito o modo operacional e esse ano tiveram muitos resultados positivos.

E qual a dica para o empreendedor que quer fazer o negócio dele evoluir ?

“Não se pode parar, a evolução é muito rápida. Tecnologia, mercado, marketing digital, tudo está num processo muito acelerado. Quem está pensando em fazer vai ficar pra trás, a hora é agora.” 

Nilson Patrone
Picture of Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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