Por que um negócio digital precisa fazer um planejamento estratégico?
É importante que o empreendedor entenda claramente essa necessidade.Somente com um bom planejamento estratégico terá resultados em 2020 e nos anos que virão.
Planejar é essencial para qualquer tipo de negócio.
Neste conteúdo vou contar um pouco sobre como fazemos o planejamento do nosso negócio e te dar dicas imperdíveis para que aplique no seu negócio.
Eu sou empreendedor há mais de 20 anos e concomitante a Tactus, eu também tenho um negócio digital.
Eu vivencio o que você também vivencia na sua empresa, por isso posso te dar dicas valiosas.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Desde que iniciamos nosso trabalho no mercado digital adotamos o planejamento estratégico, é claro que não era tão eficiente quanto hoje, mas foi importante aplicá-lo desde o início, isso nos trouxe maturidade à medida que o nosso negócio digital cresceu.
Dentro do nosso planejamento, nós levamos em consideração alguns fatores, vou falar um pouco sobre eles.
Um fator muito relevante é a taxa de crescimento. Sempre nos perguntamos qual a taxa de crescimento esperada de um ano para o outro.
Anualmente analisamos nosso negócio e projetamos uma taxa de crescimento de um ano para o outro.
Nossa taxa de crescimento é sempre estimada e para alcançá-la temos que definir estratégias.
Definimos claramente o que vamos fazer para alcançar essa taxa de crescimento.Para isso analisamos, entre outros pontos, qual o mix de produtos digitais que vamos trabalhar durante o ano e como será colocada essa esteira de produtos digitais para gerar resultados.
Colocando o nosso planejamento em prática
No nosso negócio trabalhamos com diferentes tipos de produtos, desde produtos digitais até produtos físicos.
Nós temos uma escola de negócio, vendemos todos os tickets via Hotmart, e essa escola recebe várias turmas durante o ano, com formações que abordam diferentes temas.
Para alcançar resultados assertivos analisamos tudo o que aconteceu nos anos anteriores, considerando o crescimento que ocorreu e com base nisso alinhamos novos passos de crescimento para o ano seguinte.
Para facilitar tudo isso temos uma restrição de entrega. Definimos estrategicamente como tudo vai acontecer e as fontes de receitas, separadas por produto.
Eu tenho produtos online, que começam com um ticket baixo, eles são considerados produtos de entrada, tenho produtos de ticket alto, esses são produtos mais elaborados.
Dentro dessa gama, oferecemos produtos online que estão conjugados com produtos presenciais, é o que chamamos de programa de imersão.
Os meus alunos de imersão têm a entrega de um conteúdo presencial, mas antes disso eles recebem um completo conteúdo online.
Considerando a densidade do material e criamos um ticket de produto mais valorizado.
Como eu disse acima, tudo isso é definido estrategicamente, nós olhamos todos os números, analisamos e definimos quais são as estratégias mais eficientes para o ano seguinte. Sempre objetivando o crescimento da nossa receita e alcançar mais resultados.
Além disso eu penso estrategicamente no meu caixa durante o ano.
É importante considerar isso ao trabalhar com produtos digitais, existe uma certa sazonalidade nesse mercado.
Isso porque, se você trabalha com lançamentos terá em média somente 2 ou 3 por ano, se trabalha com produtos de recorrência terá também um desafio, que é churning das pessoas que saíram da sua base, isso traz a necessidade de conquistar novos clientes. E há uma diferenciação durante o ano, em relação ao fluxo de pessoas que vão entrar na sua recorrência, se você trabalha com produtos perpétuos também terá sazonalidade, essas oscilações fazem parte de um processo natural.
Desafios para identificar e minimizar os riscos
O ponto importante é entender como minimizar os riscos dessa sazonalidade;
O que fizemos em relação ao nosso mercado?
Para minimizar riscos olhamos a nossa persona, avaliamos exatamente o que ela precisa e definimos se podemos atender às suas necessidades de diferentes maneiras.
Temos na nossa base produtos que vão desde um produto com preço de entrada, que começam com R$47,00 reais, até produtos de ticket alto, como a mentoria que ultrapassa R$ 10.000,00.
Considerando este “intervalo” intercalamos os lançamentos na decorrência do tempo. Qualquer um dos nossos lançamentos foi estrategicamente pensado, com antecedência.Dica importante: tudo o que fizer dentro do mercado digital, se for feito de forma estratégica, trará resultados muito mais fácil
Como organizar essas informações?
Para agir estrategicamente é preciso de muita organização.
É muito simples, uso um mapa mental para alinhar todas as informações e ao passo que revisamos o planejamento, faço as anotações.
Tudo o que eu preciso saber, por exemplo, sobre cronogramas de lançamento está nesse mapa mental, bem como as entregas que vou fazer, como foram definidas as datas etc.
Eu utilizo a agenda Google e planilhas de forma complementar, mas o que eu defini estrategicamente está dentro de um mapa mental e isso facilita muito a nossa organização.
Posso dizer uma coisa para você, na mesma medida que amadurecemos a forma de utilizar o planejamento estratégico, nossos resultados cresceram.
E se você também está no mercado digital pode tirar proveito de um bom planejamento estratégico do seu negócio.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe!