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COMO CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL SUSTENTÁVEL

Tactus COMO CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL SUSTENTÁVEL

Um dos grandes desafios que existem no mercado digital é: ter um negócio sustentável a longo prazo.

Às vezes você tem resultados momentâneos, mas não consegue sustentar isso a longo prazo. Por que eu posso falar sobre isso para você?

Além da Tactus Contabilidade, nós temos uma empresa de negócios digitais, que é uma empresa de treinamentos, portanto, tenho produtos para um público-alvo muito específico que atendemos há mais de 5 anos.

imagem que represente curso no formato digital adaptado no período de pandemia
Nossos treinamentos contribuem para um grande diferencial para os empreendedores contábeis

Foi isso que me levou a atender o mercado digital: pela nossa expertise no nosso negócio digital, tornamos a Tactus Contabilidade a maior empresa no nicho dentro deste mercado.

JORNADA DO CLIENTE

A primeira dica é pensar na jornada do seu cliente e tudo o que você pode fazer para interagir durante essa jornada.

No nosso negócio digital temos três produtos principais e atuamos com eles com pequenos lançamentos e esses produtos principais atendem a jornada do nosso cliente em diferentes fases e cada um desses produtos tem uma entrega baseado na fase que esse cliente está.

imagem que represente pessoa interessada em adquirir novos conhecimentos
O mesmo cliente pode participar de três produtos e conseguimos vender para um cliente mais do que uma vez

Com esses três produtos principais vamos fazendo pequenos lançamentos espaçados e isso ajuda com que o nosso negócio seja sustentável.

Essa pessoa permanece sendo nosso cliente por anos.

Ofereça alternativas

A segunda dica que é ter produtos alternativos.

Em algumas temáticas, que eu não consigo atender, tenho produtos de afiliados ou tenho especialistas que produzem e que atendem essas temáticas.

Apesar de não ser especialista em tudo, sou especialista em um único assunto e nesse assunto eu atendo muito bem o meu mercado, mas tenho vários parceiros que somos afiliados dos produtos deles ou que produzimos um parceiro do zero.

É muito comum no mercado digital produzir especialistas que não tem experiência alguma com produto digital.

Com isso, tenho sempre o que oferecer para o meu cliente e o ticket médio dele é muito maior.

Produtos escalonados

A outra dica é ter produtos escalonados para atender o seu cliente. No nosso caso, criamos um funil de vendas e dentro dele temos:

  • Pessoas que consomem conteúdo gratuito (Redes sociais, Youtube, etc);
  • Pessoas que consomem conteúdo pago, através de cursos online com um ticket baixo, que são os cursos de entrada.
  • Pessoas que consomem conteúdos ao vivo, que é um ticket bem mais alto;
  • Pessoas que entram para programas específicos como programa de mentoria que tem acesso a mim, que nesse caso é um ticket super alto para que faça sentido.

Com isso, alimentamos o topo do funil e as pessoas vão descendo, consequentemente uma pequena parcela de pessoas chega na ponta do funil. Mesmo assim, os produtos que temos no meio do funil são produtos altamente rentáveis.

Então, criar esse funil é fundamental!

imagem que represente pessoas com mais interesse do que outras
O funil de vendas faz com que as pessoas mais interessadas se identifiquem com o produto que você está oferecendo

O desafio está em continuar alimentando esse funil, sempre trazendo públicos novos e atuando na jornada do seu público-alvo.

Rápida adaptação no mercado digital

Mais uma dica que faz uma grande diferença é a rapidez de se adaptar dentro do mercado digital.

Como estamos há um tempo considerável no mercado, podemos afirmar que o mercado já mudou muito. Neste momento vivemos uma mudança aguda com a pandemia: antes as pessoas estavam fazendo cursos presenciais ou entregando um conteúdo online junto ao conteúdo comercial.

Nós da Tactus Contabilidade inclusive utilizamos essa estratégia e temos uma escola de negócios, mas tivemos que suspender tudo em razão da pandemia.

Levamos os nossos treinamentos para um sistema online e estruturamos o nosso negócio para atender de forma online de um modo completamente diferente.

Mudanças que vieram para transformar

Dentro desse novo formato online, estamos colocando mais pessoas por turma, investindo mais em tráfego e fazendo uma entrega 100% online e adaptada.

Conseguimos entregar uma qualidade de ensino online que faz sentido para os nossos alunos participarem.

imagem que represente tecnologia, uso de computadores e celulares
Mesmo para quem é adepto ao presencial, a adequação para a tecnologia é essencial para continuar buscando conhecimento

Esse “ajuste de rota” rápido, é fundamental! Como eu disse, o mercado digital muda com muita frequência, muita coisa nova acontece sempre.

As coisas precisam evoluir numa velocidade grande para fazer sentido e para que você tenha sucesso.

Outro ponto importante é que você participe de grupos fechados.

Invista o seu tempo e esteja onde essas pessoas que estão performando ou que estão numa fase semelhante à sua, mas que podem te dar dicas práticas.

Você tem que estar junto com essas pessoas!

Na minha opinião, o melhor lugar para estar com essas pessoas são nos grupos, principalmente os grupos fechados de cursos e plataformas, isso faz uma grande diferença.

Pense sempre estrategicamente em relação ao seu negócio.

Se você pensar na jornada do cliente e que precisa pegar na mão dele para que faça de fato uma transformação e evolua, com certeza isso fará uma grande diferença.

Picture of Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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