Em quais situações vale a pena atuar com um coprodutor?
Será que é mesmo uma boa alternativa ter coprodução para a venda de um produto digital?
Vamos entender um pouco mais sobre isso, saber quais cuidados que precisa ter e quais elementos podem te ajudar a ter sucesso. Vamos nessa?
O que é coprodução?
Imagine que você tem um produto digital que é a entrega de um curso online, e usa uma plataforma como o Hotmart, Monetizze ou Eduzz para vender.
Como infoprodutor, a coprodução seria uma espécie de sociedade neste infoproduto, o coprodutor vai atuar em alguma parte deste infoproduto.
Possibilidades de atuação
Ele pode atuar na entrega de conteúdo junto com o produtor, pode ser por exemplo um professor, e terá um percentual determinado de acordo com o peso das atividades de cada um dentro dessa sociedade.
Ele pode ser também um gerente de afiliados, pode ser um gestor de tráfego, uma pessoa que faz todo o processo de produção – como se fosse uma agência de lançamento – e consequentemente, o expert que só faz a parte de conteúdo.
O percentual de coprodução vai ser diferente em cada caso.
Isso é uma coisa que tem que determinar para o seu caso, existem grupos específicos onde pode encontrar muita gente falando sobre esses assuntos e discutir a respeito.
Razões para optar pela coprodução
Confira a seguir quais são as vantagens que você pode ter ao optar por ter um coprodutor.
Executar o que faz de melhor
Uma das vantagens é que você pode focar no que você faz de melhor com uma parceria.
Se você é melhor em produção, pode deixar o coprodutor cuidando do tráfego, por exemplo.
Você não vai precisar “bater cabeça” em um caminho que não conhece.
Essa é uma grande vantagem: ter foco e potencializar aquilo que faz de melhor, deixar que outra pessoa faça o que ela sabe.
Divisão de riscos e responsabilidades
A segunda vantagem é que divide o risco.
Se tem um Infoproduto e tem um coprodutor, os dois são responsáveis.
As ideias são compartilhadas, e até o tráfego pode ser compartilhado, dependendo da modalidade que você tem neste caso de coprodução.
É uma sociedade de fato, mas para um fim muito específico que é o infoproduto, podendo a qualquer momento acabar e para isso você só precisa alterar a situação na plataforma.
Não ter uma empresa formalizada
Essa é a terceira vantagem.
Você tem na verdade única e exclusivamente uma sociedade voltada para aquele produto. Se acabar ou não der certo, cada um segue o seu caminho, é muito mais simples de administrar essa relação, porque a própria plataforma fará a divisão dos faturamentos.
E nessa divisão de faturamentos é possível também ter o split de notas fiscais, que é a divisão de faturamento dessas notas fiscais, com isso terá uma redução de tributação para cada caso entre o principal e o coprodutor.
Desafios
As coisas podem não dar certo e as pessoas podem não estar tão bem alinhadas e engajadas.
Às vezes em um produto você pode ter mais de um infoprodutor e mais de um coprodutor. Não é raro ter duas pessoas, além do produtor principal, e as coisas podem se tornar mais complexas.
Para evitar qualquer dúvida é importante deixar muito claro quais são as funções e responsabilidades de cada um.
Temos muitos cases de sucesso no mercado com coprodução hoje em dia.
Na minha opinião vale muito a pena ter uma parceria como essas.
Lembrando sempre de nunca se descuidar dos aspectos tributários!
Neste caso, podemos te ajudar ainda mais.
A Tactus Contabilidade é especialista nesse assunto e pode te ajudar com tudo o que precisa para que não tenha nenhum tipo de problema, inclusive nos aspectos jurídicos relacionados à questão.