Thiago Nigro, Erico Rocha, Flávio Augusto e Raiam Santos: o que é que esses e outros grandes empreendedores digitais têm em comum?
Eles têm um novo conceito de negócio digital e agora você vai entender como é possível ter um conceito de ecossistema e o quanto isso pode ser rentável.
A importância do empreendedorismo digital
Vamos entender primeiro o poder hoje de um empreendedor digital: onde ele tem condições de ganhar dinheiro?
Há vários meios de monetizar, vou falar rapidamente sobre alguns deles. Vamos nessa?
Cursos
Ganhar com os próprios cursos: o empreendedor digital pode colocar seus cursos na internet e vai monetizar através de lançamentos.
Youtube
A receita de AdSense pode ser interessante, é bem menor do que ele consegue ganhar com curso. Mas, se o empreendedor tiver um canal relevante é uma receita interessante.
Influência de marcas
É possível monetizar fazendo processo de influência de marcas: o famoso merchan com condições de monetizar com isso.
Editora
Outro caminho é ter uma editora própria, para editar e-books. Essa é uma estratégia utilizada por esses grandes empreendedores digitais.
No caso do Raiam Santos, por exemplo, segundo ele, consegue ter uma monetização bem interessante com a própria editora.
Programas de mentoria
Abrir turmas de mentorias e categorias diferentes de mentoria.
Afinal de contas, quem não gostaria de ter uma mentoria com o Flávio Augusto?
No patamar que ele chegou podemos dizer que isso é um pouco mais difícil, mas é possível ter essa experiência com grandes empreendedores digitais.
Afiliações
Existe a condição de ganhar dinheiro vendendo produtos que estejam diretamente relacionados com o seu público.
Empresa de tecnologia
Isso acontece por exemplo com o Raiam Santos, que tem uma participação numa plataforma de marketing digital.
Participações em outras empresas
O empreendedor pode ter uma participação numa empresa que esteja relacionada ao seu nicho e ao mesmo tempo ela pode ser parte de um processo de influência.
Isso é muito comum e não é de hoje que acontece.
Entenda que a razão da possibilidade de influência que esses nomes trazem para essas marcas e no mercado digital tem se tornado muito mais comum.
Entenda o conceito de ecossistema
E não para por aí…
Esses grandes nomes que citei acima apostam na criação de um conceito de ecossistema.
Acima – com as diferentes maneiras de monetizar – já temos um pequeno ecossistema que é essencialmente rentável, mas estou falando da possibilidade de sair da sua base e ir para uma outra.
Explorando novas possibilidades
Os grandes nomes estão apostando na criação de grupos empresariais e colocando pessoas debaixo desse guarda-chuva.
Isso está acontecendo com o Flow, onde conseguiu colocar o canal de relevância na internet com isso atrair muita gente para essa pegada de podcast.
Primeiro começaram a criar podcasts paralelos produzidos por eles, nos quais eles têm uma participação sobre.
Eles produzem, entregam, tem o próprio estúdio e consequentemente uma participação e ajudam a alavancar com o nome deles esses podcasts.
Nesse conceito você também tem, os parceiros que terão as mentorias, a influência deles e terão o próprio canal do Youtube.
O início de uma sociedade
O próprio Thiago Nigro comprou uma parte de um canal no Youtube, (Jovens de Negócios) que ele acredita e percebe o potencial de investir em um canal que está performando, mas ainda não é grande.
Fez esse investimento para ajudar a alavancar o canal e consequentemente ter um resultado sobre aquele investimento em canal de um jovem muito promissor, que com certeza trará muitos resultados para ele.
Esse tipo de ação constrói um ecossistema, muito mais completo e maior, do que é simplesmente a força de uma pessoa individualmente.
Centralização de problemas
Se acontecer alguma coisa com um empreendedor de sucesso, onde ele é o centro do empreendimento, como fica o negócio?
Bruno Perini, que se tornou sócio dentro desse grupo do Tiago Nigro, falou em um dos seus vídeos que há pouco tempo que ele não tinha o conceito de que ele tinha um negócio digital, de fato.
Bruno diz que tinha uma mentalidade de investidor: ganhava parte do salário na época era militar, economizava bastante e investia com regularidade e assim ele chegou ao seu primeiro milhão.
Mas diz: “(…)Eu não tinha um negócio, era uma empresa muito baseada na minha pessoa, uma EUpresa(…)”.
Embora o negócio fosse maravilhoso, ele dependia exclusivamente dele, e não dava para ele se vender, pois era muito baseado numa pessoa só.
Uma hora se a pessoa central tiver um problema, tudo pode ir por água abaixo.
Força de marca
O conceito de negócio digital surge quando o empreendedor cria uma empresa que não depende exclusivamente dele e que consegue ter uma força de marca.
A marca começa a trabalhar com outras pessoas paralelamente e consequentemente há um valor de mercado.
Papel do influenciador
A pergunta é: “Mas eu sou pequeno e muito nichado dá para ganhar dinheiro dessa forma?”
Portanto, vou trazer o meu próprio exemplo:
Qual a fase que tenho dentro do meu processo de influência como um influenciador do mercado contábil?
Não o Anderson da Tactus, mas um influenciador para o mercado contábil? Confira:
- Canal do Youtube;
- Cursos;
- Sou sócio em empresa de tecnologia;
- Processo de influência na marca;
- Tenho uma editora;
- Afiliações;
- Ofereço mentorias;
- Tenho participação em outros negócios.
Relacionamento com parceiros
O que nós estamos construindo agora é a rede de parceiros, para abrir possibilidades também com esses parceiros.
Meu foco é usar meu processo de influência e trazer outros parceiros dentro do nosso nicho.
Vantagens
Por que isso é vantajoso?
No meu caso, tenho uma estrutura de podcast montada – produzimos podcast para o meu canal pessoal – só que eu utilizo uma vez por semana com a possibilidade de pegar essa estrutura e utilizar 2x ou 3x por semana, com uma estratégia de parceiros.
É a mesma coisa que acontece com Flow, que apesar de utilizar muito a estrutura diariamente, em partes do dia, ficava ociosa. Foi aí que ele começou a emprestar uma parte do dia para outros parceiros e o negócio foi tão bom que ele criou uma estrutura paralela para isso.
Ou seja, quando você parte para esse processo de sair do conceito de uma única pessoa para um conceito mais amplo de negócio, você abre uma série de novas possibilidades.
E como o próprio Bruno Perini disse: se algo der errado com o nome dele, os outros negócios e marcas estão rodando.
Polarização e diversificação de negócios
Esse conceito de trabalhar o seu negócio digital como de fato um negócio, torna ele muito mais valorizado, criando um valuation diferenciado.
Raiam Santos também está buscando construir esse aspecto da empresa dele ter um valuation significativo. Ele foi impactado quando esteve com Flávio Augusto da Silva que disse a ele: “Você tem um negócio que gera dinheiro e não tem uma empresa, pois se um dia você cansar disso não consegue vender sua operação de cursos para outra pessoa, pois essa operação é você”.
Isso fez ele “acordar” e procurar novos conceitos.
É neste momento que entra o conceito de equity, que é desenvolver ou transformar a empresa em algo que rode sem ele ou comprar outras empresas que podem crescer muito.
Ele montou uma plataforma semelhante a Hotmart com o Arthur Ribas, para crescer vertiginosamente nesse mercado, procurando atender as dores que tinha na plataforma antiga.
Portanto, se hoje o seu negócio digital é centralizado somente em você, talvez seja a hora de repensar.
Você pode se inspirar em grandes nomes que temos no mercado digital hoje e levar isso para o seu negócio.