Ouvimos muito hoje sobre ter um infoproduto, mas a pergunta que surge é: o infoproduto é um serviço ou um produto?
Neste conteúdo você vai entender esse conceito.
O que são infoprodutos
O Infoproduto se popularizou com o surgimento de plataformas digitais, tais como a Hotmart.
É considerado um produto digital normalmente quando está relacionado à informação, ou seja, está ligado a algo que você entrega e tem um aspecto de orientar as pessoas.
Existem diferentes formas de entregar o infoprodutos como:
- Curso;
- E-book;
- Área de membros;
- Assinatura.
Essas são apenas algumas das diferentes possibilidades para entregar um infoproduto, a grande maioria dos infoprodutos são de fato serviços.
Infoproduto no mercado digital
Ao vender um curso online você está entregando um conteúdo, mas não a materialização disso.
Seria necessária essa materialização para que realmente ele se tornasse um produto de fato, mesmo se chamando infoproduto. Entendeu a diferença entre produtos e serviços?
É um nome muito bacana que se criou no mercado e que hoje é amplamente conhecido, mas a grande maioria dos infoprodutos são serviços. Conheça alguns exemplos:
- Eventos online e presenciais vendidos através de plataformas;
- Cursos online;
- Mentorias;
- Plataformas de assinaturas.
Todas essas são formas de entregar um serviço para o cliente final.
Infoproduto digital: E-books
Quando existe a entrega de um e-book você tem um processo de materialização, porque esse conteúdo pode ser acessado e consequentemente sendo baixado – quer seja pelo Hotmart ou por outra plataforma.
Nós mesmo temos um livro produzido pelo nosso CEO Anderson Hernandes que possui tanto a versão física (produto) como a versão e-book (infoproduto).
Sobre a ótica tributária o e-book é de fato um produto e muda a questão até mesmo da emissão da nota fiscal.
Nota Fiscal de produto digital
Os infoprodutos de serviços sempre vão ser emitidos através de uma nota fiscal de serviços que é autorizada pela prefeitura.
Para que a prefeitura autorize isso você precisa primeiro ter cumprido os requisitos iniciais que é ter um CNPJ e seu contrato registrado na junta.
Depois você faz o registro na prefeitura, e ela te dá uma inscrição e uma senha de acesso, com a qual você consegue fazer a emissão da nota fiscal como serviço deste produto.
A mesma coisa se aplica a uma assinatura: você libera um espaço para a pessoa acessar trilhas de conteúdos que também será considerado neste caso, como serviço.
Quando existe um e-book você emite outro tipo de nota fiscal, para isso vai precisar de uma inscrição estadual que permite emitir uma NFe para entrega de um produto. Entenda que é a mesma nota fiscal de um produto físico, só que neste caso se trata de um e-book.
Na venda do ebook você tem benefícios – o governo está querendo acabar com os benefícios de e-book – mas ainda estão vigentes os benefícios por enquanto, eles garantem uma redução tributária significativa.
Mas é muito importante entender qual é a relação correta, saber o que você tem quando de fato que é produto e o que é o serviço. Se não entender essa relação pode tributar erroneamente, pagando de forma indevida os impostos.
Deste modo, pode correr o risco de gastar dinheiro desnecessariamente com imposto ou de pagar a menos e sofrer uma autuação posterior com o próprio físico.
Se você entende esse conceito fica mais fácil para que possa realmente ter sucesso com o lançamento e com a venda do seu infoproduto.
Conte com a Tactus
Quer saber como a Tactus Contabilidade Digital pode te ajudar? Confira!
- Nós cuidamos de todo o processo burocrático da emissão da nota fiscal;
- Vamos criar uma regra específica para uma automação de nota fiscal;
- Cuidaremos do processo de abertura de empresa;
- Vamos alinhar a categorização de CNAE mais adequado e muito mais!
Tudo isso a Tactus faz para você, permitindo que você foque na venda do seu infoproduto.
Quer saber um pouco mais sobre os nossos serviços?
Entre em contato conosco!