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Como abrir CNPJ para receber do TikTok com redução de impostos

Imagem mostra duas adolescentes tiktokers à frente do celular, para simular a importância de abrir CNPJ para TikTok

Você começou a monetizar seu perfil e quer saber se precisa abrir CNPJ para receber do TikTok e como funciona este processo?

A Tactus é uma Contabilidade especializada em influenciadores digitais e vamos ajudar você a entender o melhor momento de abrir seu CNPJ e o passo a passo para isso.

Precisa de CNPJ para receber do TikTok?

Uma das principais dúvidas dos nossos clientes TikTokers é se existe a necessidade de abrir um CNPJ para regularizar os ganhos recebidos da plataforma.

Na verdade, você não precisa abrir um CNPJ para receber do TikTok.

Mas você precisa se atentar que é preciso declarar todos os ganhos que entram na sua conta bancária, e o TikTok é uma das plataformas monitoradas pela Receita Federal.

Para regularizar esses ganhos, existem dois caminhos:

  1. Você pode declarar essa renda no Imposto de Renda da Pessoa Física, por meio do preenchimento mensal do carnê-leão; ou
  2. Abrir uma empresa para receber esses ganhos como pessoa jurídica.

Mais adiante, vamos entender as vantagens e desvantagens de cada uma dessas formas de declarar seus ganhos como TikToker.

TikToker pode abrir CNPJ como MEI?

Muitos influenciadores do TikTok se interessam em abrir um CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual), que traz uma série de benefícios.

Porém, os influenciadores não podem ser MEI, pois os CNAE’s do mercado digital não são mais incluídos na legislação do MEI, com algumas raras exceções.

Portanto, o único caminho para abrir uma empresa para receber do TikTok é pela forma tradicional, como ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte”.

Vale mais a pena receber do TikTok como pessoa física ou jurídica?

Para saber se vale mais a pena receber do TikTok como pessoa física ou abrindo uma empresa, é preciso entender qual o faturamento mensal e as projeções de crescimento.

Vamos entender como funciona a tributação nessas duas modalidades.

Impostos para TikToker na pessoa física

Ao receber como pessoa física, a tributação do TikToker é cobrada em cima da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física:

Base de cálculoAlíquotaDedução
de R$ 0,00 até R$ 2.112,00isentoR$ 0,00
de R$ 2.112,01 até R$ 2.826,657,50%R$ 158,40
de R$ 2.826,66 até R$ 3.751,0515,00%R$ 370,40
de R$ 3.751,06 até R$ 4.664,6822,50%R$ 651,73
a partir de R$ 4.664,6827,50%R$ 884,96

Como você pode ver, se o seu rendimento está até a segunda faixa de alíquotas, a tributação é baixa, chegando a no máximo 7,5%.

Mas é preciso analisar também que, para efeitos de cálculo, essa renda do TikTok é somada a outras rendas que você também tenha.

Por isso, é muito comum que rapidamente seus ganhos sejam tributados em 27,5%, o que é algo muito alto em comparação com a tributação como pessoa jurídica.

Além disso, é preciso contribuir com 20% da sua renda total a título de contribuição previdenciária, limitado ao teto máximo do INSS.

Impostos para TikToker na pessoa jurídica

Já ao optar por abrir CNPJ para receber do TikTok, os impostos para influencers são muito menores.

Isso porque o CNAE de influenciador digital entra no Anexo III do Simples Nacional, que tem alíquotas a partir de 6%.

Portanto, se você já está recebendo em torno de R$ 4 mil por mês na pessoa física, pode ser mais vantajoso abrir um CNPJ.

Mais vantagens de abrir CNPJ para Tik Toker

Além da tributação menor do que na pessoa física, existem outras vantagens de ter um CNPJ para TikToker, como:

  • Possibilidade de abrir leque e gerar renda com outros negócios digitais, como afiliado, infoprodutor, Youtuber e outras atividades;
  • Permissão para emitir notas fiscais, que é algo exigido pelas empresas que contratam influenciadores;
  • Demonstração de profissionalismo perante seus clientes;
  • Acesso a créditos bancários especiais para empresas;
  • Dentre outras.

Como abrir um CNPJ para TikToker passo a passo

Para abrir seu CNPJ como TikToker, é preciso percorrer os seguintes passos:

1) Diagnóstico com uma Contabilidade especializada em Influencers

O primeiro passo é procurar uma contabilidade que conheça bem o mercado digital e os influenciadores, como a Tactus. 

Isso porque existem várias situações específicas neste mercado que podem deixar o seu negócio inseguro perante o fisco ou até mesmo pagando impostos a mais.

Para que isso não aconteça, aqui na Tactus nós procuramos conhecer a fundo o momento atual do TikToker, as atividades que ele desempenha, sua projeção de faturamento e outras informações importantes.

Assim, conseguimos fazer a melhor combinação de CNAE’s e definir uma estratégia tributária que garanta que você vai pagar menos impostos em todas as etapas de crescimento da sua empresa. 

2) Envio dos documentos para a Contabilidade

Depois do diagnóstico, você precisará enviar os documentos necessários para a contabilidade, como:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de casamento, se for o caso;
  • Senha Gov;
  • Certificado digital.

3) Elaboração do contrato social

Com os documentos em mãos, a Contabilidade vai elaborar o contrato social da sua empresa. 

Esse documento define as regras de funcionamento da empresa, os sócios envolvidos e suas respectivas responsabilidades, dentre outras informações.

4) Escolha dos CNAEs

O próximo passo é escolher os CNAE’s que melhor descrevem suas atividades como criador de conteúdo. 

Isso impacta diretamente na tributação do seu negócio e na segurança das informações fiscais prestadas à Receita Federal.

5) Registro da empresa nos órgãos governamentais

A contabilidade vai registrar sua empresa na Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura. 

Isso é necessário para obter o CNPJ e deixar tudo certinho para você começar a trabalhar.

6) Escolha do regime tributário

Depois de registrar sua empresa, é hora de decidir o regime tributário que mais faz sentido para você. 

O Simples Nacional é geralmente a escolha mais vantajosa para influenciadores digitais, graças às suas alíquotas reduzidas e à simplicidade na hora de pagar impostos.

7) Autorização da Prefeitura para emissão de nota fiscal

Para fechar o ciclo e garantir que tudo esteja nos conformes, você precisa da autorização da prefeitura para começar a emitir notas fiscais.

Quanto tempo leva para abrir CNPJ para TikToker?

Todo este processo descrito acima pode ser realizado online, entre 3 a 10 dias úteis.

Você só precisa se preocupar em enviar a sua documentação e deixar que a Contabilidade realize o restante da operação.

Quanto custa para abrir CNPJ para TikToker?

O custo para abrir CNPJ para TikToker varia em cada região, pois existem taxas da Junta Comercial (Estadual) e da Prefeitura (Municipal) que são variáveis.

Em geral, entre taxas, honorários contábeis e certificado digital, você vai investir entre R$ 800 e R$ 1,5 mil a depender da sua região.

Posso abrir CNPJ para TikToker em outro endereço?

Muitos TikTokers têm receio de abrir CNPJ no endereço da sua casa, pois essa informação se torna pública e prejudica sua privacidade.

Sabendo disso, aqui na Tactus nós oferecemos o serviço de sede virtual gratuita para TikTokers.

Neste caso, sua empresa é registrada em um dos nossos endereços comerciais, mantendo em sigilo o endereço da sua casa.

Por que abrir CNPJ para TikToker com a Tactus?

A Tactus é a maior Contabilidade do país especializada em negócios digitais, como Infoprodutores, Influenciadores, Youtubers, E-commerces e outros.

Ao longo da nossa trajetória, já realizamos mais de 3 mil estudos tributários para os nossos clientes, dentre eles centenas de influenciadores.

Com isso, sabemos exatamente o que fazer para seu negócio crescer com segurança e com a menor tributação possível.

Sabemos também que cada influencer tem uma realidade diferente e, por isso, criamos planos de Contabilidade digital acessíveis e que se adaptam a cada perfil de cliente.

Entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma reunião gratuita de diagnóstico.

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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