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Social Media pode ser MEI em 2024? Entenda as opções para formalizar seu negócio

Imagem mostra menina mexendo no computador com cara de pensativa, como se perguntasse se social media pode ser MEI?

Seus clientes estão pedindo nota fiscal e você quer saber se Social Media pode ser MEI em 2024 para regularizar seus ganhos?

A Tactus é uma Contabilidade especializada em negócios digitais e vamos orientar você sobre a melhor forma de formalizar seu negócio sem pagar impostos demais.

Por que se formalizar como Social Media?

Todo dinheiro que entra na sua conta precisa ser informado para a Receita Federal na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Então se você está recebendo “por fora” dos seus clientes, sem emitir nota fiscal, ambos estão em risco de sofrer penalidades do fisco.

Por isso, as empresas acabam exigindo que os prestadores de serviços, como o Social Media, emitam notas fiscais sobre os seus serviços.

Ao formalizar o seu negócio, você naturalmente vai poder atender empresas maiores e mais organizadas.

Este é um processo natural na sua atuação como Social Media, se você quiser crescer o seu negócio.

Leia mais: Como funciona a Contabilidade para Social Media

Social Media pode ser MEI?

Infelizmente, desde o final de 2022, Social Media não pode mais ser MEI. 

O IBGE, responsável pela Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), criou um código específico para Social Media. 

Agora a atividade de Social Media está descrita no CNAE 6319-4/00 – Portais e provedores de conteúdo, que inclui o “serviço de gestão de conteúdos nas redes sociais”. 

E este CNAE não está na lista de atividades permitidas para MEI.

Social Media pode usar o CNAE de Promoção de Vendas?

Muitos profissionais ainda usam o CNAE de Promoção de Vendas para abrir MEI e atuar como Social Media. 

Embora seja uma prática comum, não é recomendada, pois a Receita Federal pode considerar isso como desvio de finalidade

O fisco tem até 5 anos para questionar sua atividade, e se constatarem o uso incorreto do CNAE, podem exigir o pagamento de impostos retroativos como se fosse uma microempresa, além de possíveis penalidades.

Como muitas atividades do mercado digital utilizavam este CNAE de Promoção de Vendas, a Receita tem ampliado a fiscalização sobre estas empresas.

Trata-se de um risco totalmente desnecessário, ainda mais que os impostos para Social Media não são tão altos, como veremos mais à frente.

Social media não pode ser MEI, e agora?

Como Social Media não pode ser MEI, a alternativa é abrir uma microempresa optante pelo Simples Nacional. 

Isso exige mais investimento inicial e mais burocracia, mas é o caminho correto para regularizar sua atividade. 

É também  uma oportunidade de preparar seu negócio para crescer, pois o MEI tem limitações de faturamento. 

Com uma microempresa, você pode expandir seus serviços sem preocupações com o teto de faturamento do MEI.

Quais são os impostos para Social Media?

Como microempresa optante pelo Simples Nacional, a alíquota inicial para Social Media é de 6%. 

Por exemplo, se você faturar R$ 5 mil em um mês, pagará R$ 300 de impostos. 

Mas é importante saber que esse percentual vai variar conforme o faturamento anual da empresa vai aumentando. 

Diferente do MEI, que paga uma taxa fixa mensal, na microempresa você paga impostos proporcionais ao seu faturamento.

Como abrir CNPJ para Social Media

Para abrir um CNPJ como Social Media, siga estes passos:

  1. Contrate uma contabilidade especializada em Social Media, como a Tactus.
  2. Faça um briefing detalhado com o contador sobre a estrutura desejada para sua empresa.
  3. Envie a documentação solicitada pela Contabilidade, como RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de casamento se houver, senha GOV e certificado digital;
  4. A Contabilidade cuidará do resto para você: registro da sua empresa na Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura e escolha do regime tributário.

A Tactus, além de fazer tudo isso sem que você precise sair de casa, ainda oferece uma sede virtual gratuita para Social Media.

Assim, você registra sua empresa em um endereço comercial, em vez de divulgar o endereço da sua residência no CNPJ, que é uma informação pública.

Você ganha em segurança e ainda mostra profissionalismo para os seus clientes, que verão sua sede em um endereço comercial.

Por que escolher uma Contabilidade especializada em Social Media?

Muitos empreendedores do mercado digital enfrentam problemas por usar CNAEs incorretos ou regimes tributários desvantajosos para suas atividades.

O Social Media, por exemplo, pode ter um amplo leque de atuação, como gestor de tráfego, afiliado, Infoprodutor ou até mesmo suporte de agências de lançamento.

Cada uma dessas atividades têm CNAE’s diferentes no mercado digital, o que impacta na segurança do negócio perante o fisco e na tributação.

Uma Contabilidade especializada no mercado digital vai analisar tudo isso na hora de compor os CNAE’s e definir estratégias tributárias para pagar menos impostos.

Aqui na Tactus nós temos especialistas em absolutamente todas as atividades do mercado digital e contamos com planos de Contabilidade digital acessíveis para Social Medias.

Se você se interessou em saber mais, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma reunião gratuita de diagnóstico.

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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