Você quer montar um negócio e o que você quer fazer já existem empresas que estão realizando e são referência no mercado?
Diante dessa situação, um empreendedor se pergunta: será que terei sucesso?
Se quer montar um negócio, mas é um modelo de negócio já existente como fazer isso?
Copiar este modelo e entregar algo exatamente como já existe no mercado talvez não seja a melhor alternativa.
O ideal é que você consulte o que essas empresas fazem, verifique outros negócios que podem ser do mesmo mercado mas em outras regiões ou de diferentes mercados com outras possibilidades que você tem de ideias para o seu negócio.
Reunindo essas informações, é importante explorar aquilo que não está sendo muito bem explorado. Ou busque criar um negócio que seja semelhante, porém, para um público-alvo diferente. Se baseando na ideia de um negócio e replicando em outro público-alvo com diferenciais competitivos que aquele negócio, teoricamente o seu concorrente, não teria.
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Um exemplo prático…
Hoje não faria nenhum sentido lançar um Uber no mercado, mas você poderia desenvolver um aplicativo para atender o mercado.
Portanto, poderia criar um aplicativo que atendesse um público-alvo bem definido como pessoas idosas, mulheres ou com problemas de mobilidade.
Deste modo, você está pegando uma ideia que já está no mercado e transformando em algo que já existe com um grande diferencial.
Eu vejo claramente que as mulheres têm medo de pegar Uber muitas vezes, porque a maioria são homens e você não tem a capacidade de avaliar quem está no volante e um aplicativo que fosse direcionado só para mulheres acaba atendendo tanto motoristas quanto consumidores.
Esse é um exemplo de adaptar algo existente para uma nova realidade, até porque não haveria como competir como uma empresa como o Uber. Se você tiver um serviço diferenciado para atender um público específico, não haverá competição direta com o Uber.
Essa é uma possibilidade: olhar para um negócio e usar esse negócio como ideia para criar um novo negócio.
O que você precisa entender é que não dá pra tentar vender para o mercado mais do mesmo, porque mais do mesmo já existe, temos no mercado muitas empresas que são cópias de outras.
E também não dá pra você levar para o mercado uma cópia fake do que já existe. Isso é o que acontece muito com as marcas chinesas que criam carros que são cópias de carros de outras nacionalidades e muitas vezes a qualidade não chega nem próximo ao “original”.
Tem gente que pega um modelo e faz tudo igual, até mesmo as páginas de venda, a forma como se coloca um vídeo, tudo… Não precisa fazer isso.
Nós da Tactus criamos um modelo de negócio segmentado dentro da contabilidade e esse modelo de negócio foi inspirado em outros modelos já existentes, inclusive modelos que não estão no Brasil. A partir de diferentes ideias criei o meu modelo de negócio.
Se alguém for criar um modelo semelhante ao meu, pode se espelhar e criar um modelo próprio de negócio. Repetir literalmente o meu modelo não vai dar certo porque as empresas, times, habilidades e etc são diferentes. Você precisa buscar ideias para se adaptar.
Dificilmente você vai “reinventar a roda”, e lançar um produto nunca visto no mercado, pode ser até um grande problema, pois, vai ter que validar e pode ser muito mais difícil de ter resultados se não estiver no tempo certo para isso.
Muitos produtos não têm a aderência que deveriam no mercado porque quando são lançados, não têm um público preparado para aquilo, o mercado tem que estar maduro para consumir certos produtos e é preciso avaliar esse momento.
Muitas vezes fazer uma coisa antes de todo mundo, se não estiver na hora certa, pode significar que você não terá resultados.
Então você precisa entender o tempo certo e validar claramente para ter melhores resultados e ser mais assertivo na sua estratégia.
Aprenda, estude, faça estudo de casos de mercado, analise negócios dentro do segmento que você quer lançar o seu negócio, negócios que estão em outras localidades e etc. Reúna todas as informações possíveis e tente validar um novo modelo, e adapte de forma a chegar a um modelo minimamente viável para escalar dentro do seu mercado.