Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Nesse Artigo você vai ler:

Qual o melhor CNAE para Copywriter em 2024? Saiba como escolher

Imagem mostra jovem escrevendo texto longo no programa Word, para simbolizar a importância de saber o melhor CNAE para Copywriter

A escolha do CNAE para Copywriter é uma das várias decisões estratégicas no processo de abertura de uma empresa.

Isso porque o código impacta diretamente no valor dos impostos e na própria segurança do negócio.

A Tactus é a maior Contabilidade especializada em Marketing Digital do país e vamos ajudar você a entender como  escolher o CNAE de Copywriter em 2024 e qual a melhor forma de abrir seu CNPJ com segurança e pagando menos impostos.

O que é CNAE?

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um código numérico que identifica as atividades desempenhadas por uma empresa.

No CNPJ, a empresa deve ter um CNAE principal e pode incluir outros secundários, que tenham relação com sua atividade principal.

A classificação correta dessas atividades é fundamental para diversos fins, como tributação, licenciamento e obtenção de crédito. 

Por isso, uma escolha errada pode levar a problemas legais e financeiros para a empresa.

Qual o melhor CNAE para Copywriter em 2024?

Por muito tempo, o Copywriter não tinha um CNAE específico para sua atividade, o que poderia gerar interpretações diferentes do fisco em eventuais fiscalizações.

Percebendo o crescimento dessa atividade, a Receita Federal solucionou essa questão em 2024, incluindo o Copywriter no CNAE 7490-1/01 Serviços de tradução, interpretação e similares.

Outros CNAEs que podem ser utilizados pelo Copywriter

Como sabemos, é comum que o Copywriter se envolva em outras atividades representadas por CNAE’s diferentes no marketing digital.

Por isso, pode ser necessário incluir outros CNAE’s secundários no seu CNPJ, como:

  • CNAE 85.99-6-04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, se atuar como Infoprodutor ou Co-produtor;
  • 73.19-0-03 – Marketing direto, se tiver renda com Google Ads ou de outras plataformas de anúncios;
  • CNAE 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, se também atuar com SEO ou Social Media;
  • CNAE 7311-4/00 – Agências de Publicidade, para quem atua como estrategista digital ou Agência de Lançamento;
  • CNAE 7319-0/04 – Consultoria em Publicidade;
  • Dentre outros.

Por isso, é tão importante ter o apoio de uma Contabilidade especializada no mercado digital, que entende as particularidades de cada atividade que pode se relacionar com o Copywriter.

Quer fazer a melhor escolha de CNAE para Copywriter? Entre em contato e solicite uma reunião gratuita de diagnóstico com nossa equipe de especialistas.

O CNAE de Copywriter está no MEI?

Desde que a Receita Federal incluiu o Copywriter no CNAE 7490-1/01 Serviços de tradução, interpretação e similares, esse profissional não pode mais ser MEI.

Qual o melhor tipo de empresa para Copywriter?

Já que o Copywriter não pode ser MEI, é preciso escolher entre outros tipos de empresa e de tributação.

Quanto ao tipo de empresa (natureza jurídica), o Copywriter pode ser:

  • EI (Empresário Individual): Empresa de um único sócio em que não há separação entre pessoa física e jurídica. Com isso, há um maior risco pessoal, pois os bens do empresário podem ser usados para cobrir dívidas da empresa.
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): Empresa de um único sócio, com responsabilidade limitada ao capital social e separação entre pessoa física e jurídica. É a melhor opção para proteger os bens pessoais do sócio, limitando a responsabilidade ao capital investido na empresa.
  • LTDA (Sociedade Limitada): Sociedade composta por dois ou mais sócios, com responsabilidade limitada ao capital social e definição de papéis em contrato social.

Regime tributário para Copywriter

Já em relação ao regime tributário, os principais regimes tributários para Copywriter são:

Simples Nacional

No Simples Nacional, o CNAE de Copywriter está enquadrado no anexo V, com alíquotas progressivas de impostos que se iniciam em 15,5%.

Porém, uma Contabilidade experiente pode orientá-lo a utilizar o chamado Fator R para migrar para o Anexo III, cujas alíquotas de impostos começam em apenas 6% sobre o seu faturamento:

Faixa de Faturamento (em 12 meses)Alíquota (%)Dedução por Faixa (em R$)
Até R$ 180 mil6,0R$ 0,00
De R$ 180 mil a R$ 360 mil11,2R$ 9.360,00
De R$ 360 mil a R$ 720 mil13,5R$ 17.640,00
De R$ 720 mil a R$ 1,8 milhão16,0R$ 35.640,00
De R$ 1,8 milhão a R$ 3,6 milhões21,0R$ 125.640,00
De R$ 3,6 milhões a R$ 4,8 milhões33,0R$ 648.000,00

Outra vantagem do Simples Nacional é que todos os impostos são recolhidos em uma única guia, o que facilita o pagamento mensal e reduz os custos com a Contabilidade.

Lucro Presumido 

Já no Lucro Presumido as alíquotas podem variar de 11,33% a 16,33% a depender do município onde a empresa está sediada.

Essa pode se tornar uma boa opção para Copywriters que já tenham um faturamento anual milionário.

Por que escolher a Tactus para abrir sua empresa como Copywriter

Como você viu, a escolha do CNAE para Copywriter é altamente estratégica para deixar na mão de um profissional que não entende de marketing digital.

Na Tactus, todo nosso time é focado exclusivamente no digital e conhece de perto a realidade dos Copywriter e demais players deste mercado.

  • Já realizamos mais de 3 mil estudos tributários para os nossos clientes e asseguramos que você vai pagar o mínimo possível de impostos;
  • Oferecemos sede virtual gratuita para Copywriters, para que você não precise exibir seu endereço residencial no CNPJ;
  • Temos 97% de satisfação dos nossos clientes, pois oferecemos um atendimento de perto e humanizado;
  • Nossos planos de contabilidade digital são flexíveis e se adaptam ao seu tamanho atual e ao crescimento da sua empresa.

Agende agora uma conversa com nosso time e tire todas as suas dúvidas para abrir sua empresa com segurança e reduzindo ao máximo seus impostos.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!