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CNAE para influenciador digital em 2024: como escolher a melhor combinação

Imagem mostra influencer sorrindo para câmera do celular em uma live sobre como escolher CNAE para influenciador digital

Em 2024, ainda não existe um CNAE específico para influenciador digital.

Isso porque o digital influencer costuma ter várias fontes de renda diferentes, exigindo uma combinação de CNAE’s específica que cubra uma ampla gama de atividades.

A Tactus é a maior Contabilidade especializada em negócios digitais do país e vamos ajudar você a entender qual o melhor CNAE para cada atividade do influenciador digital.

A importância de escolher o CNAE correto para influenciador digital

Para cada tipo de negócio, existe um código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE) que precisa constar no CNPJ da empresa.

Esse código determina quais são as atividades que podem ser desempenhadas pela empresa e qual a tributação que deve ser cobrada por isso.

Portanto, a escolha correta do CNAE reflete diretamente nos impostos que devem ser pagos pelo influenciador digital e na própria segurança do negócio perante os órgãos reguladores.

Como funciona a escolha do CNAE para influenciador digital

Antes de tudo, o contador deve entender quais são as fontes de renda do influenciador atualmente e quais são suas projeções futuras.

Com essas informações, no processo de abertura do CNPJ, ele vai apontar qual o CNAE principal do negócio do influencer e quais podem ser considerados seus CNAE’s secundários.

Caso você já tenha um CNPJ, é possível solicitar também ao contador que entre com um pedido de mudança de CNAE, se necessário.

Toda vez que você realiza a venda de qualquer serviço, deve ser informado na nota fiscal o CNAE específico relacionado àquela atividade. 

Ou seja, a venda de uma divulgação de marca no Instagram tem um CNAE diferente da venda de um curso online, por exemplo.

E, naturalmente, só é permitido utilizar CNAE’s que estejam registrados no seu CNPJ.

Melhores CNAEs para influenciadores digitais em 2024 

Pela nossa experiência atendendo centenas de influenciadores digitais em todo o país, sabemos o quanto podem variar os CNAE’s para cada atividade.

Afinal, o CNAE de um influenciador digital que tem como renda principal o Google Adsense é totalmente diferente do influencer que atua com conteúdo adulto, por exemplo.

Por isso, é fundamental o suporte de uma Contabilidade especializada em influencers, para auxiliar na escolha do CNAE principal e dos secundários.

A seguir, vamos detalhar os códigos que costumamos utilizar ao realizar a abertura de empresa para influencers em todo o país.

CNAE para influencer que é Youtuber

Se você é Youtuber ou blogueiro e sua renda principal vem do Google Adsense ou outras plataformas de anúncios, recomendamos o CNAE 73.19-0-03 – Marketing direto.

Outros CNAE’s para quem atua com Youtube e outras plataformas de vídeos também podem ser 5911-1/99 – Atividades de produção cinematográfica ou 7311-4/00 – Agências de publicidade.

CNAE para influenciador digital que divulga marcas

Para o influenciador que realiza divulgação de marcas, produtos e empresas em geral no Instagram e outras redes sociais, podem ser utilizados os CNAE’s:

  • 7311-4/00 – Agências de Publicidade ;
  • 7319-0/04 – Consultoria em Publicidade;
  • 7312-2/00 – Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação.

CNAE para digital influencer que vende produtos físicos

É muito comum que alguns influenciadores realizem vendas de produtos físicos através de seu próprio e-commerce ou por marketplaces.

Nestes casos, devem ser utilizados CNAE’s de e-commerce que estejam relacionados aos produtos que estão sendo comercializados, como cosméticos, livros, vestuário e outros.

CNAE para influenciador digital que atua como afiliado

Já se o digital influencer costuma apenas divulgar links de afiliado para ganhar uma comissão sobre a venda, seja de produtos físicos ou digitais, o CNAE que deve ser utilizado é:

74.90-1-04Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Outro CNAE secundário pode ser 10.02 – Intermediação de contratos quaisquer.

CNAE para influenciador digital que vende cursos e mentorias

Muitos influenciadores digitais acabam criando seu próprio curso online e até mesmo viajam o país dando palestras e mentorias em suas áreas de especialização.

Em todos estes casos, recomendamos uma combinação de CNAE’s contendo:

  • 85.99-6-04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial;
  • 8.02 – Instrução e treinamento, avaliação de conhecimentos de quaisquer natureza;
  • 8599-6-99 – Outras atividades de ensino;
  • 4761-0/01 – Comércio varejista de livros, no caso dos influencers que vendem e-books ou livros impressos.

CNAE para influencer que faz dropshipping nacional e internacional

Se uma de suas rendas também vem da atuação como dropshipper, é preciso utilizar CNAE’s relacionados a dropshipping nacional e internacional.

Os CNAE’s de dropshipping nacional são os mesmos de qualquer e-commerce e, portanto, devem estar relacionados à natureza do produto comercializado.

Já no dropshipping internacional o CNAE correto é 74.90-1-04Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

CNAE para digital influencer que produz conteúdo adulto

Existem ainda os influencers que geram uma boa renda em plataformas como Onlyfans e outras que aceitam a divulgação de conteúdo adulto.

Nestes casos, nós recomendamos os CNAE’s 96.09.2-99 – Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente e/ou 13.02 – Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas.

Quais são os impostos cobrados sobre os CNAE’s para influencers

A maioria dos CNAE’s relacionados a influenciadores digitais é tributada pelo anexo III do Simples Nacional, com alíquotas progressivas a partir de 6%.

E mesmo as atividades tributadas pelo Anexo V (com alíquotas a partir de 15,5%) podem ser migradas para o anexo III, utilizando um recurso conhecido como Fator R.

Existem casos em que pode ser mais vantajoso aderir ao Lucro Presumido, cujas alíquotas são fixas e variam entre 11,33% e 16,33%, a depender de cada município.

Quer saber qual a melhor opção tributária para o seu negócio? Agende uma conversa com um dos nossos contadores especialistas em digital influencers.

Como escolher o melhor CNAE para influenciador digital

A melhor forma de garantir que está escolhendo o melhor CNAE para influenciador digital é buscando o suporte de uma Contabilidade especializada em negócios digitais.

Na Tactus, temos planos que se adaptam a todos os perfis de influenciadores digitais, sejam eles iniciantes ou em estágios de faturamento mais avançados.

Ao longo da nossa trajetória, já realizamos mais de 3.000 estudos tributários para negócios digitais e somos a única Contabilidade a oferecer garantia de 30 dias sobre nossos serviços.

Com isso, temos a segurança de que você terá em seu CNPJ os melhores CNAE’s específicos para suas atividades, pagando o menor imposto possível dentro da lei.

Conheça nossos planos de contabilidade digital e agende uma conversa com um dos nossos especialistas.

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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