Você vai abrir sua empresa e quer saber como escolher o CNAE para Social Media?
A Tactus é a maior Contabilidade digital do país para negócios digitais e vamos orientar você a como escolher a melhor combinação de atividades para seu CNPJ como Social Media.
Qual o CNAE de Social Media?
O CNAE para Social Media é o 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
Apesar do nome não mencionar explicitamente “social media”, este CNAE teve uma atualização em sua lista de descritores, incluindo os serviços de “Administração (Gestão) de Conteúdo Relacionado às Redes Sociais para Terceiros”.
Ao fazer essa atualização, a Receita Federal eliminou qualquer tipo de dúvida que havia sobre o melhor CNAE para Social Media, trazendo mais segurança para quem atua nessa área.
Social media pode ter mais de um CNAE?
Sim, você pode e, em muitos casos, deve ter mais de um CNAE em seu CNPJ como social media.
Isso porque é muito comum os profissionais de social media não se limitarem apenas à gestão de redes sociais, oferecendo serviços complementares.
Por exemplo, se além de gerenciar redes sociais, você também atua como gestor de tráfego ou cria conteúdo como infoprodutor, é recomendável incluir CNAEs adicionais que cubram essas atividades.
Essa composição de CNAEs permite que você diversifique seus serviços legalmente, sem correr o risco de atuar fora do escopo declarado em seu CNPJ.
Exemplos de CNAEs secundários para Social Media
Veja alguns exemplos de CNAEs secundários para Social Media que podem fazer sentido para você, a depender das suas atividades desempenhadas diariamente:
- 7319-0/03 – Marketing Direto: Este CNAE cobre atividades de publicidade, incluindo marketing direto, que são frequentemente parte das estratégias de social media.
- 5819-1/00 – Edição de Cadastros, Listas e Outros Produtos Gráficos: Se o social media trabalha com a criação de materiais gráficos para redes sociais, este CNAE pode ser relevante.
- 7319-0/04 – Consultoria em Publicidade: Para profissionais que oferecem consultoria estratégica em publicidade nas redes sociais, este CNAE é aplicável
- 7311-4/00 – Agências de Publicidade: Se o profissional atua como uma agência, gerenciando campanhas e estratégias publicitárias online, este CNAE pode ser pertinente.
- 5911-1/99 – Atividades de Produção Cinematográfica: Este CNAE é indicado se o social media produz vídeos para redes sociais, uma atividade cada vez mais comum.
- 7410-2/99 – Design Gráfico: Similar ao CNAE de edição de produtos gráficos, este é relevante para quem trabalha com a criação de peças gráficas para social media.
- Dentre outros.
CNAE de Social Media está incluído no MEI?
Não, o Social Media não pode ser MEI, pois o CNAE de social media não está incluído na lista de atividades permitidas para o Microempreendedor Individual (MEI).
Diante disso, a recomendação para quem deseja atuar formalmente como social media é abrir uma microempresa.
Apesar de envolver um processo um pouco mais complexo e custos mais elevados do que o MEI, esta é a forma correta e segura de formalizar sua atividade como social media.
Além disso, você terá a possibilidade de crescer seu negócio sem as limitações de faturamento impostas ao MEI.
Quais os riscos do social media atuar com CNAEs errados?
Como por muito tempo não existia uma descrição clara de CNAE para Social Media, era comum esses profissionais operarem com uma combinação de CNAEs relacionados ao marketing digital que o permitiam ser MEI.
Isso coloca seu negócio em risco diante de uma fiscalização.
A multa nestes casos pode chegar a 75% do valor dos impostos devidos e você ainda ser obrigado a pagar esses tributos dos últimos cinco anos com juros.
Quais são os impostos para Social Media?
Ao decidir abrir sua microempresa como social media, o mais indicado é escolher a natureza jurídica de SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) e o regime tributário do Simples Nacional.
No Simples, o CNAE de Social Media está enquadrada no Anexo V, com impostos a partir de 15,5%.
Porém, é possível usar um recurso conhecido como Fator R para fazer sua empresa migrar para o Anexo III, cuja tributação começa em 6%.
Como abrir sua empresa de Social Media da forma correta
Para você abrir CNPJ para Social Media sem riscos e com a menor tributação possível, o mais recomendado é contratar uma Contabilidade especializada no mercado digital.
Isso porque, conforme mencionamos, suas atividades como Social Media podem abranger uma série de outras áreas do marketing digital.
Uma Contabilidade especializada, como a Tactus, vai saber orientar você sobre qual a melhor combinação de CNAEs que lhe ajudará a pagar menos impostos legalmente.
O processo de abertura de CNPJ online funciona da seguinte forma:
- Diagnóstico inicial com uma Contabilidade;
- Organização dos documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de casamento (se tiver), certificado digital e senha Gov;
- Elaboração do contrato social;
- Escolha dos CNAEs para a empresa de Social Media;
- Cadastro da empresa nos órgãos competentes (Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura);
- Obtenção do alvará de funcionamento;
- Escolha do regime tributário;
- Autorização para emissão de notas fiscais eletrônicas.
Entre em contato com o time da Tactus e solicite uma reunião de diagnóstico para abrir sua empresa de Social Media com a menor tributação de forma segura.