Costumo dizer que o empreendedor começa a empreender antes de ser empreendedor se ele quer ter sucesso nessa área.
Se você quer empreender e ter sucesso, você começa a empreender muito antes de empreender de fato.
Parece muito confuso? Acompanhe o conteúdo que irá esclarecer para você.
Não dá para aprender a empreender quando você já estiver empreendendo de fato, você precisa começar antes.
E o primeiro ponto a ser observado é: como pensa um empreendedor?
O profissional tem preocupação com economia de recursos, busca o autodesenvolvimento sempre e sem exceção pensar no seu negócio.
Não há como ser um empreendedor de sucesso, se estiver trabalhando em uma empresa pensar somente em você e não pensar na empresa.
Ao pensar na situação de empregado, significa que estará treinando a sua mente para o futuro, pois, quando empreender vai esperar essa preocupação com a empresa das pessoas que atuam juntamente com você.
Tudo isso pode parecer confuso, mas na prática, o empreendedor começa a empreender muito antes de efetivamente ter o seu negócio.
É como se familiarizar com a água antes de aprender de fato a nadar. Pular em alto mar sem ao menos ter tido contato com uma piscina não parece boa ideia, certo?
E são pequenos detalhes que mostram que você é um empreendedor.
O EMPREENDEDORISMO NA PRÁTICA
Quando você tem uma mente de empreendedor, e destoa da grande massa que é empregado, você dá o seu melhor e entrega muito além do que foi pedido para você.
Quando pensa como empreendedor, está muito mais preocupado com os resultados do que propriamente com as contrapartidas.
Isso não significa que o funcionário não deve ser reconhecido na empresa pelos seus méritos, longe disso. É que quando alguém olha somente para si mesmo e não olha para o negócio onde está inserido, será muito difícil obter sucesso no momento em que for empreender.
Para empreender e ter sucesso é preciso abdicar de si mesmo, abrir mão das suas próprias vontades, entendendo que você tem que entregar muito mais do que você almejou no primeiro momento, quando projetou empreender.
Muita gente imagina que vai empreender, ser dono do próprio nariz e ter condições de fazer seus horários e tudo que quer a todo momento, mas na vida real as coisas não são bem assim.Na vida real ao empreender é preciso entregar muito mais.
ENTENDA QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS
Enquanto uma pessoa está como empregado tem pouca flexibilidade nas decisões de horários o empreendedor tem a flexibilidade mas as trocas acabam sendo menos justas.
Quando alguém é funcionário e ultrapassa a sua carga horária, que geralmente é de 44h semanais, vai receber hora extra, adicionais e etc. Já quando você é empreendedor trabalha 60h por semana e recebe o mesmo valor independente da quantidade de horas.
E essa situação não é incomum, trabalhar muito mais como empreendedor é normal e não vai receber mais por isso, mas você está construindo algo.
Essa visão de construir um negócio e se apegar a um propósito tem que começar muito antes de empreender.
Você precisa treinar a sua mente neste sentido se quer empreender.
Outro fator importante é que o empreendedor olha as coisas de um outro prisma, ele olha de outra forma.
Ele não olha as coisas como elas são somente naquele ponto ele olham a situação toda.
Muitas vezes, como empregado não há como ter uma visão deste modo porque ela é limitada, mas se tiver perfil empreendedor consegue olhar além das suas atribuições.
O PERFIL DE SUCESSO
Você precisa conseguir enxergar o trabalho da sua empresa como um todo e entender processualmente o negócio.
Pois, se for empreender precisará dessa visão e para formar um time e precisará de pessoas que trabalhem alinhadas. Para tomar decisões precisa ir além do seu interesse como CEO e dono do negócio, precisa colocar o interesse do negócio e das pessoas em comum na frente.
Tudo o que está ligado ao seu negócio vem antes das suas vontades e a complexidade disso é muito maior.
Se tiver a visão limitada de olhar somente para o seu trabalho e aquilo que faz enquanto empregado, terá uma dificuldade muito grande de pensar diferente quando for empregador.
Você precisa preparar a sua mente.
E falando nisso você precisa alimentar a sua mente para ser um empreendedor muito antes de começar.
Aquilo que você lê, que você estuda, que de dedica deve ser selecionado e sua rede de conhecimento ampliada de forma significativa.
Você vai precisar tomar decisões estratégicas o tempo todo como empreendedor, cuidar de funcionários, calcular custo de pessoas, impostos e muito mais.
Para dominar tudo isso deve ter um mindset preparado e amplo do que simplesmente olhar para um pequeno ponto.
Então, para ser empreendedor, você precisa começar a empreender muito antes de empreender.