A busca pela abertura de CNPJ para influenciador digital é um processo natural assim que começam a surgir os primeiros ganhos nas redes sociais.
Mas será que todo influencer precisa já de cara abrir uma empresa?
Como garantir que essa escolha está trazendo, de fato, uma economia de impostos significativa?
A Tactus é a maior Contabilidade do país especializada no mercado digital e vamos ajudar você a entender o melhor momento de ter uma empresa e como abrir CNPJ para influenciador digital.
Por que abrir CNPJ para influencer?
São vários os motivos que podem tornar a abertura de CNPJ uma vantagem para o digital influencer. Os principais deles são:
Acesso a contratos melhores
As empresas mais estruturadas exigem que o influenciador tenha CNPJ, pois senão elas serão as responsáveis por arcar com os impostos da pessoa física, por meio da emissão do RPA (Recibo de Pagamento Autônomo).
Além disso, ter um CNPJ mostra mais profissionalismo e credibilidade por parte do influenciador, o que é fundamental durante o processo de negociação.
Economia de impostos
Quando você recebe como pessoa física, os impostos são muito mais altos do que na pessoa jurídica, conforme veremos mais à frente.
Emissão de nota fiscal
Para poder emitir nota fiscal para os seus clientes, é preciso ter um CNPJ aberto.
Qual o momento certo de o influencer abrir seu CNPJ?
Do ponto de vista tributário, o melhor momento de o influencer abrir seu CNPJ é quando seus ganhos mensais estão em torno de R$ 5 mil.
Isso porque, pela tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, essa faixa de ganhos já entra na alíquota nominal de 27,5%, com um adicional de 20% limitado ao teto do INSS.
Já na pessoa jurídica, esses mesmos ganhos teriam impostos de apenas 6%, caso a Contabilidade seja capaz de usar o fator R para a empresa se enquadrar no anexo III do Simples Nacional.
Vale lembrar que são considerados no cálculo todos os ganhos do influenciador somados, considerando adsense, merchandising, vendas de produtos, afiliação a produtos etc.
Posso abrir CNPJ para influenciador digital como MEI?
Os códigos CNAE utilizados para influenciador digital não são permitidos pela legislação do MEI.
Alguns empreendedores digitais acabam utilizando o CNAE de Promoção de Vendas de forma errada para “forçar” a entrada no MEI.
Sabendo disso, o fisco está com um olhar ampliado para esse CNAE, com a aplicação de multas e a obrigação de pagamentos dos impostos dos últimos cinco anos com juros e correção.
Por isso, o mais indicado é começar a receber os pagamentos como pessoa física e, quando este volume de ganhos for maior, abrir a empresa do influencer como Simples Nacional.
CNAEs para influenciadores digitais
Os influenciadores digitais podem utilizar vários CNAE’s diferentes, já que costumam receber de diversas fontes de renda.
Por isso, é preciso uma análise individual e detalhada antes de definir o CNAE principal e os secundários.
De um modo geral, recomendados os seguintes CNAE’s para influencers:
- 7319-0/03 – Marketing direto, para recebimentos de adsense e outras divulgações;
- 7311-4/00 – Agências de Publicidade, para divulgação de marcas;
- 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, em casos de influencers que vendem seus próprios cursos online e palestras;
- 5811-5/00 – Edição de Livros, para influenciadores que vendem livros e e-books;
- 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários, para influenciadores que atuam como afiliados ou dropshipping;
- Além dos diversos CNAE’s de e-commerce para os influencers que vendem diretamente produtos físicos ou atuam com dropshipping nacional.
Como abrir CNPJ para influenciador digital passo a passo
A abertura de empresa para influencers pode ser realizada de forma 100% online.
Para isso, são necessários os seguintes passos.
1) Contratação de uma contabilidade especializada
Para abrir uma empresa, você precisará contratar um contador.
No caso dos influencers, sempre indicamos uma contabilidade especializada na abertura de empresas no mercado digital.
Isso porque as atividades digitais são específicas, principalmente no caso dos influenciadores, e qualquer erro pode impactar na segurança do negócio e no pagamento de impostos a mais.
2) Briefing para o diagnóstico inicial
Antes de dar início ao processo burocrático, é fundamental ter uma reunião inicial com a Contabilidade para entender melhor seu faturamento atual, suas atividades e projeções futuras.
Assim, a Contabilidade é capaz de traçar a melhor estratégia de CNAE’s e da própria escolha da natureza jurídica da empresa e do melhor regime tributário para seu caso específico.
3) Envio dos documentos
Você precisará também enviar toda a sua documentação para a Contabilidade, incluindo:
- RG e CPF (pode ser a CNH);
- Certidão de casamento, se aplicável;
- Comprovante de endereço;
- Certificado digital;
- Senha GOV.
4) Definição da natureza jurídica
Existem três opções de natureza jurídica, que são EI (Empresário Individual), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) e LTDA (Sociedade Limitada).
Para digital influencer que atua sozinho, recomendamos a SLU, pois ela oferece uma camada de proteção maior aos seus bens como pessoa física.
Já no caso de quem vai atuar em sociedade, o correto é escolher a LTDA.
5) Elaboração do contrato social
No caso da escolha da natureza jurídica como SLU ou LTDA, é necessário elaborar um contrato social.
Esse documento define como a empresa será administrada, detalhando os direitos e responsabilidades de cada sócio, além de especificar o tipo de empresa e seu objetivo.
No contrato, são incluídos detalhes como o nome da empresa, endereço, capital social, forma de distribuição de lucros e até mesmo regras para casos de saída de sócios ou encerramento da empresa.
6) Registro da empresa nos órgãos competentes
Com tudo isso definido, a Contabilidade dará a entrada de toda a documentação necessária nos órgãos competentes, nessa ordem:
- Análise de viabilidade na Junta Comercial do Estado;
- Registro do CNPJ na Receita Federal;
- Cadastro do CNPJ na Junta Comercial + pagamento de taxas;
- Liberação do alvará de funcionamento pela Prefeitura;
- Liberação da Inscrição Estadual e Inscrição Municipal, quando necessário;
- Escolha do regime tributário.
7) Onboarding do cliente
No caso da Tactus, oferecemos uma etapa adicional aos nossos clientes, que é o processo de Onboarding.
Tratam-se de reuniões e procedimentos pós-abertura da empresa, em que compartilhamos os próximos passos da empresa e como funcionará o nosso relacionamento no dia a dia.
Assim o influenciador pode ter a segurança de focar no que sabe fazer de melhor, enquanto cuidamos de toda a retaguarda fiscal e tributária da empresa.
Quanto tempo demora para a abertura de CNPJ para influencer?
Em determinadas regiões, a abertura de empresa para influencers pode levar menos de 48h.
Mas, de um modo geral, todo este processo costuma durar de 7 a 10 dias úteis.
Quanto custa abrir CNPJ para influencer?
O custo para abrir CNPJ para influenciador digital inclui as taxas de abertura de empresa e os honorários contábeis.
Por isso, o valor pode variar conforme o Estado e município da empresa.
De todo modo, este custo tende a ficar entre R$ 850 e R$ 1,2 mil no total.
Quanto o influenciador digital paga de imposto?
Ao abrir o seu CNPJ, os impostos para influenciadores digitais são bem menores do que na pessoa física.
De modo geral, as melhores opções de regime tributário para o influenciador digital são o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
No Simples, para ganhos de até R$ 180 mil por ano, a alíquota é de 6%, desde que a Contabilidade use o fator R para migrar do anexo V para o anexo III, quando necessário.
Conforme o faturamento vai aumentando, as alíquotas sobem progressivamente. O limite máximo de faturamento no Simples é de R$ 4,8 milhões.
Já no Lucro Presumido as alíquotas variam de 11,33% a 16,33%. De um modo geral, pode ser uma alternativa mais vantajosa em ganhos superiores a R$ 200 mil por mês.
Quer ter a certeza de que está pagando menos impostos como influencer? Solicite um diagnóstico com um dos nossos especialistas no mercado digital.
Sede virtual gratuita para influenciador digital
Por questão de privacidade e segurança, a grande maioria dos influenciadores digitais não quer utilizar o seu endereço residencial no CNPJ.
Sabendo disso, a Tactus oferece uma sede virtual gratuita para influenciadores, onde a empresa fica registrada perante o fisco e podemos ainda receber as correspondências direcionadas aos influencers.
Como a Tactus ajuda a abrir CNPJ para influenciadores pagando menos impostos
A Tactus foi a primeira contabilidade do país a se especializar nos diversos segmentos do mercado digital.
Em nossa trajetória, já realizamos mais de 3 mil estudos tributários para os nossos clientes e conhecemos em detalhe os melhores caminhos para pagar menos impostos.
Além disso, oferecemos garantia de 30 dias para os nossos serviços, com devolução integral do pagamento, por qualquer motivo.
Nossos planos de contabilidade digital são flexíveis e se adaptam tanto para influencers menores como para grandes empresas.
Entre em contato com um dos nossos especialistas no mercado digital e solicite uma proposta exclusiva para a abertura da sua empresa.