Sua renda está crescendo e você quer saber como abrir uma empresa de marketing digital para regularizar seus ganhos e pagar menos impostos?
Aqui na Tactus, nós somos uma Contabilidade especializada em empresas de marketing digital, e vamos ajudar você a tirar todas suas dúvidas sobre este processo:
- Qual o passo a passo para abrir sua empresa?
- Quais cuidados tomar para não pagar impostos a mais?
- Quanto tempo leva para abrir o CNPJ?
- Qual o custo de abertura da empresa?
- É possível fazer tudo online, sem precisar sair de casa?
Vamos entender tudo isso e muito mais a seguir.
Como funciona a abertura de CNPJ para empresas de marketing digital passo a passo
Para abrir uma empresa de marketing digital, você vai precisar passar, necessariamente, pelos passos a seguir.
1) Diagnóstico inicial com uma Contabilidade especializada no mercado digital
Essa é a parte mais importante do processo de abertura de empresa de marketing digital, pois é o que vai definir a melhor estratégia tributária para o seu negócio.
Nessa reunião de diagnóstico inicial, a Contabilidade vai procurar saber, por exemplo:
- Quais atividades você desempenha no marketing digital;
- Quanto você fatura atualmente;
- Qual a projeção de faturamento futuro;
- Se você tem sócio ou não na operação;
- Se você já tem CNPJ aberto em outros negócios;
- Se você está saindo do MEI ou se tem recebido como pessoa física;
- Dentre outras informações.
E por que procurar uma Contabilidade especializada no mercado digital?
Porque existem inúmeras atividades diferentes que uma mesma empresa pode desempenhar no marketing digital, e isso interfere diretamente na tributação.
Além disso, existem várias regras específicas para algumas dessas atividades, que requerem um conhecimento profundo para que você possa crescer com segurança.
2) Documentos para abrir empresa de marketing digital
Nessa reunião de diagnóstico, a Contabilidade vai solicitar seus documentos para abrir a empresa de marketing digital.
Serão necessários:
- RG;
- CPF;
- Certidão de casamento, se tiver;
- Comprovante de endereço do(s) sócios(s);
- Certificado digital;
- Senha GOV.
3) Definição da natureza jurídica da empresa
A natureza jurídica é basicamente o “tipo” de empresa ou organização aos olhos da lei.
É como se fosse a categoria que define como uma entidade vai funcionar legalmente.
Basicamente, orientamos nossos clientes do mercado digital a uma dessas duas opções:
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): trata-se de uma empresa de um único dono. O proprietário tem responsabilidade limitada, ou seja, só responde pelo valor que investiu na empresa. É uma boa opção para quem quer empreender sozinho com alguma proteção legal.
- LTDA (Sociedade Limitada): precisa de pelo menos dois sócios. Cada um responde apenas pela sua parte do investimento.
4) Escolha dos códigos CNAE
Lá na primeira reunião, em que a Contabilidade entendeu quais são suas atividades, ela já vai definir quais os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da sua empresa.
Existem diversos CNAE’s no marketing digital e você pode utilizar uma combinação com vários códigos diferentes no CNPJ da sua empresa.
Essa etapa é importante porque impacta diretamente na tributação da empresa e pode influenciar na obtenção de empréstimos e outras questões.
5) Elaboração do contrato social
O contrato social é o documento que estabelece as regras básicas de uma empresa e você precisará dele antes de dar entrada na empresa na Junta Comercial.
Nele, os sócios definem informações importantes como:
- O nome da empresa;
- Onde ela vai funcionar;
- Quanto cada sócio vai investir;
- Como vão dividir os lucros;
- Quem vai administrar o negócio;
- Qual atividade a empresa vai realizar;
- Dentre outras informações.
6) Análise de viabilidade na Junta Comercial
Antes de abrir sua empresa de marketing digital, a Junta Comercial vai checar se o nome que você escolheu já não está sendo usado por outra empresa.
Eles também vão verificar se está tudo certo com os documentos que você mandou, dentre outros aspectos mais técnicos.
É como uma revisão para garantir que não tem nada errado antes de oficializar o negócio.
7) Registro do CNPJ na Receita Federal
Depois que a Junta Comercial der o ok, é hora de conseguir o CNPJ.
A Contabilidade vai enviar os dados da sua empresa para a Receita Federal e, se tudo estiver nos conformes, você recebe o número do CNPJ.
8) Pagamento das taxas na Junta Comercial
Em seguida, é necessário voltar à Junta Comercial e informar seu número do CNPJ, além de pagar as taxas, que variam em cada Estado.
9) Cadastro da empresa na Prefeitura
Feito isso, você precisa cadastrar sua empresa na Prefeitura da cidade onde ela estará sediada, para conseguir o alvará de funcionamento e a Inscrição Municipal.
Em algumas atividades do mercado digital, também é necessário obter a Inscrição Estadual.
E é a Contabilidade que deve cuidar disso tudo para você.
10) Escolha do regime tributário
Depois vem a escolha do regime tributário.
Na ampla maioria dos casos, vai ser mais vantajoso escolher o Simples Nacional, com tributação a partir de 6% do seu faturamento.
Outra opção que pode fazer sentido, a depender do crescimento do seu faturamento, é o Lucro Presumido.
No Lucro Presumido, a tributação pode variar de 11,33% a 16,33%, a depender do seu município.
11) Autorização para envio de nota fiscal
Por último, você precisa da autorização pra emitir notas fiscais, o que é é feito por meio da Prefeitura da cidade onde a empresa estará sediada.
12) Onboarding do cliente
No caso da Tactus, incluímos uma etapa adicional ao abrir uma empresa de marketing digital, que chamamos de Onboarding do Cliente.
Nessa etapa, você passará por um processo de orientação e educação, para que você não cometa erros que podem gerar multas e insegurança para sua empresa.
O objetivo é fazer com que você se sinta seguro e confiante para lidar com os aspectos burocráticos e legais do seu negócio.
Neste processo, nossa equipe vai pegar na sua mão e ajudar você em várias questões, como:
- Quanto você vai pagar de imposto e qual é a melhor forma de encaixar seu faturamento para minimizar a carga tributária.
- Como adotar estratégias de redução tributária aplicáveis ao seu caso específico.
- Esclarecer todas as suas dúvidas e fornecer instruções detalhadas sobre como proceder.
- Revisão das informações que foram passadas no início do processo de abertura. Isso é importante porque às vezes as circunstâncias mudam, e essas alterações podem afetar aspectos legais e fiscais do seu negócio.
- Suporte contínuo até que você tenha domínio dos aspectos burocráticos necessários para gerir seu negócio digital.
Quanto custa abrir uma empresa de marketing digital?
Para abrir uma empresa de marketing digital, você vai precisar investir de R$ 800 a R$ 1.500,00.
Tudo vai depender da região onde a empresa estará sediada, pois nos custos estão incluídas taxas estaduais e municipais que variam em cada local.
No custo também vão entrar o certificado digital e os honorários contábeis.
Qual o tempo para abrir uma empresa de marketing digital?
O prazo de abertura de uma empresa de marketing digital pode levar de 5 a 10 dias úteis em média.
Mas, dependendo da região, é possível reduzir ainda mais este prazo.
Aqui na Tactus, realizamos todo o processo de abertura de CNPJ de forma online, sem que você precise se deslocar.
Se eu abrir a empresa na minha casa, meu endereço vai ficar visível para todo mundo?
O endereço que constará no seu CNPJ é uma informação pública e, portanto, ficará visível para quem buscar eu CNPJ na internet, por exemplo.
Para evitar isso, aqui na Tactus oferecemos uma sede virtual gratuita para os nossos clientes.
Assim, o endereço exibido será o da nossa sede em São Bernardo do Campo.
É uma forma também de você mostrar mais profissionalismo para seus clientes, ao ter sua empresa registrada em um endereço comercial.
Posso abrir uma empresa de marketing digital como MEI?
O MEI para marketing digital está restrito a pouquíssimas atividades, como a do Copywriter, por exemplo.
De resto, é preciso abrir a empresa pela forma tradicional.
Vantagens de abrir sua empresa de marketing digital com a Tactus
A Tactus é a maior contabilidade digital do país especializada no mercado digital.
Ao longo da nossa trajetória, já realizamos mais de 3 mil estudos tributários para nossos clientes e temos departamentos especializados por setores, como:
- Infoprodutores e afiliados;
- Agências de marketing digital;
- Agências de lançamento;
- Youtubers e influencers;
- E-commerce e dropshipping;
- Produtores de conteúdo adulto;
- Dentre outros.
Assim, garantimos que você terá um suporte especializado em sua área específica.
E mesmo que você atue em diferentes atividades no marketing digital, terá sempre um especialista nessa área para auxiliar você na gestão contábil, financeira e tributária da sua empresa.
Entre em contato com nosso time e agende uma reunião gratuita de diagnóstico.