Vamos falar nesse artigo sobre como você pode fazer uma consultoria web e como isso pode ser um diferencial para você. Então, por que a consultoria web é um negócio lucrativo hoje? Existem vários fatores em relação a isso.
Primeiro porque você consegue ter uma diminuição do custo fazendo uma consultoria; Segundo que você consegue hoje fazer uma consultoria web mantendo, praticamente, a mesma qualidade do que uma consultoria presencial.
Hoje, utilizando um aboa câmera, utilizando uma boa conexão de internet e uma ferramenta adequada, que pode ser por exemplo o Skype, o hangout ou outro tipo de ferramenta que você venha a optar, tem condições de entregar ali de forma web uma qualidade para a pessoa que está comprando essa consultoria.
Outra coisa também: você consegue, com uma consultoria web, em vez de ficar muito tempo dedicado a um único cliente, quebrar um tempo desse cliente em diferentes formas, por exemplo, se você vai vender uma consultoria de seis horas no total, você pode fazer três sessões de duas horas, ou quatro sessões de uma hora e pouco, você consegue ter mais tempo dedicado para poder atender esse cliente, mas de uma forma mais espaçada.
Isso, para você, é mais interessante, porque você não fica somente preso àquele cliente, consegue conciliar a consultoria com outras atividades que você pode ter, por exemplo, isso é bem interessante para você.
Nós aplicamos isso na nossa empresa contábil: nós damos consultoria para empresas internacionais que querem entrar no mercado brasileiro dentro dos nichos que nós atuamos.
Imagine, por exemplo, eu fiz uma consultoria recente para uma empresa portuguesa. Imagine quanto custaria para essa empresa portuguesa contratar minha consultoria pessoalmente: primeiro que ou ela mandaria uma pessoa para cá, para o Brasil, ou eu teria que ir lá para Portugal, ok?
E aí nós ficaríamos lá um tempo para fazer isso, então teria todo o gasto de locomoção, todo o gasto de estadia, o tempo todo que ficaria dedicado lá, e eu consegui fazer a consultoria para eles via web em 6 horas de serviço, e aí minha equipe atendeu esse cliente.
Então é bem mais interessante você ter essa possibilidade de mercado, porque se torna mais barato para você vender esse tipo de serviço. Então para quem é esse tipo de negócio, hoje? É para aqueles que têm uma expertise garantida para determinados nichos de mercado.
Então você só pode dar consultoria de algo que você efetivamente conhece, e conhece muito bem, ok? Então não é simplesmente você acordar de manhã e falar “agora eu sou coach”, e aí você começa a dar coaching pela internet como se na verdade você dominasse aquele assunto porque você assistiu meia dúzia de vídeos ou porque fez um cursinho básico.
Não, na verdade, para você fazer um trabalho de coach pela internet, você tem que fazer toda uma formação, precisa, de fato, estabelecer a sua metodologia, precisa ter ali uma outra formação, normalmente agregada a essa formação principal. Por exemplo, você resolve dar uma consultoria de coaching financeiro. É interessante? Bem interessante. Coaching financeiro para cllínicas médicas é interessante? Bem interessante. Coach financeiro para empresas supermercadistas é interessante? É interessante.
Agora, você precisa ter todo um background para poder aplicar isso, criar uma metodologia para isso. Quando eu estabeleci, por exemplo, lá atrás (hoje eu não dou mais consultoria por uma questão até de projetos pessoais), quando eu dava consultoria em web eu criei uma metodologia em que eu conseguia, em seis horas, atender o meu nicho de mercado de uma forma adequada, então fazer uma pré-análise do meu cliente, depois eu fazia um primeiro atendimento, e aí no segundo atendimento nós estabeleciamos ali as metas, os trabalhos, as mudanças que deveriam ser introduzidas, discutíamos isso, e no terceiro e último atendimento nós tirávamos as dúvidas complementares sobre aquilo que foi estabelecido e fechávamos um ciclo, que era o primeiro ciclo de consultoria, e, depois de alguns meses, nós repetíamos esse ciclo, talvez até com menos ciclo até chegar em um ponto de dar um acompanhamento.
Então na decorrência de um ano nós tínhamos lá uma quantididade de quinze horas, vinte horas que eram vendidas para o cliente para que ele pudesse buscar ali os resultados que ele queria. Mas isso era uma metodologia. Eu trabalhava com ferramentas que eram muito mais rápidas, ao invés de eu ficar escrevendo as coisas, eu usava ferramentas, usava mapas mentais, compartilhava a tela do meu computador… então foi uma coisa que eu desenvolvi.
Então, para você ter sucesso, precisa ter uma expertise no assunto, desenvolver uma metodologia e precisa também fazer um processo de divulgação para que você possa ter sucesso em relação a isso. E aí a pergunta é: “como é que eu posso divulgar?”
Você pode divulgar de diversas formas. Você pode, por exemplo, trabalhar o seu blog pessoal para isso, então você precisa produzir conteúdo sobre o seu tema, e aí você pode contar com a indexação do próprio Google para poder te ajudar nesses aspectos; você pode gravar vídeos na internet e usar esses vídeos como alavancagem de clientes; você pode fazer networking, participar de eventos; abrir a sua rede de relacionamentos, sempre vai acontecer que, em eventos, você vai encontrar pessoas que querem contratar determinadas consultorias,e ,de repente, você só precisa estar nos lugares certos para que você possa aí fazer o seu marketing pessoal dentro desses eventos.
E aí, conforme você vai tendo resultados, consequentemente você vai estabelecendo ali um resultado financeiro bem interessante, porque aí a questão dos preços: quando você começa um projeto de consultoria em que você ainda não é conhecido, e precisa ainda formar uma carteira de clientes, você não vai conseguir ter um preço muito legal como você gostaria, mas, à medida que você consegue avançar, consegue alavancar o seu nome e consegue fortalecer o seu nome, você consegue chegar a níveis muito melhores.
Se você vai começar com um projeto de consultoria web, você precisa entender que você tem que construir a sua marca, tem que trabalhar, então você vai, no começo, cobrar muito menos do que você gostaria, mas, conforme você vai conseguindo ocupar o seu tempo.
Aí é a lei da oferta da procura: se torna muito mais caro para você ser contratado, e você consegue também estabelecer pacotes de serviço: é melhor, ao invés de você cobrar por hora, até por que, às vezes, a consultoria por hora vai ser muito restritiva sob o ponto de vista de resultado que você pode ter, é melhor você então cobrar por pactoes de serviço.
Então você estabelece ali um pacote de, por exemplo, seis horas, ou de quatro horas, um pacote de dois ou de três encontros, ou um pacote mensal onde a pessoa vai ter um acesso ali durante seis meses por x horas de consultoria contigo via web por exemplo, e aí você vai ter condições de valorizar melhor o seu trabalho, ok?
Outra coisa importante: precisa ter ferramentas adequadas, não é? Não dá para ter uma internet capenga que não funciona direito, aí você conecta o Skype, e o Skype não funciona, você não consegue abrir um vídeo, não dá para você ficar usando a webcam do seu notebook se o seu notebook não for preparado para ter uma webcam de qualidade, então você precisa ter ali no mínimo uma webcam HD, mesmo que do outro lado seu cliente não tenha a mesma qualidade, é você que está vendendo o seu serviço, não dá para você fazer a consultoria da sua casa com o filho falando do lado, com as crianças chorando, com a mulher estendendo roupa atrás de você, não dá.
Outra coisa muito comum é a qualidade do áudio, é um erro muito comum que acontece: a pessoa vai ali fazer uma conferencia, uma call e não tem qualidade de áudio, então você precisa ter um microfone para isso, você precisa pensar nesses detalhes, porque eles fazem a diferença. Você precisa tornar agradável essa convivência que você tem com essa pessoa que está do outro lado.
Então numa consultoria tem que ser mais do que isso, tem que ficar bem claro tudo isso.
Outra coisa também é estabelecer como vai funcionar o processo no momento da consultoria. Então, quando eu fazia as consultorias, eu mandava antes para o cliente a informação do meu Skype, para ele adicionar e do Google Hangouts para ter uma segunda opção, que seria um plano B, e aí eu dava algumas instruções, “olha, eu vou usar webcam, então é importante que você saiba disso, se você puder usar webcam é melhor, para que a gente possa ter uma qualidade melhor de comunicação, a duração é somente até tantos minutos por uma questão até mesmo de a gente não deixar o negócio muito delongado, muito cansativo, e depois, no final do curso, eu vou fornecer esse resumo do que foi conversado, então, conforme eu ia conversando com a pessoa eu já ia traçando no meu mapa mental as informações que foram conversadas, então eu já dava um preparo para o meu cliente para ele entender claramente o que ele estava recebendo dentro desse processo de consultoria.