Como você pode alcançar os seus primeiros 100 mil reais trabalhando sozinho?
Neste conteúdo vamos entregar 5 dicas práticas para que você entenda que isso é possível.
Habilidades Diferenciadas
A primeira dica é: seja muito bom naquilo que você faz.
As pessoas precisam entender que o que você faz é raro e é diferenciado.
Se você for bom naquilo que você faz, tiver especialização em determinado assunto na execução de um determinado serviços, se tiver habilidades diferenciadas você pode cobrar mais.
Cobrando mais você aumenta a sua lucratividade e com isso chegará mais rápido a sua meta de 100 mil reais, que é apenas uma meta inicial uma vez que é possível ir muito além disso.
O que você precisa entender é a necessidade de ser bom, melhor que as pessoas “comuns”.
Se o seu serviço for comum não terá nenhum diferencial e será como todos os outros e não poderá cobrar mais.
Área de atuação
A segunda dica é: atue em áreas de potencial.
Existem áreas onde uma pessoa tem um potencial muito maior de obter melhores resultados e atividades que podem executar de diferentes formas onde é possível ganhar mais.
A exemplo disso você pode prestar um serviço de consultoria presencial ou pode fazer isso de forma online.
E a diferença que existe entre os modos de prestar o serviço é que é possível escalar muito mais de forma online.
É preciso calcular o quanto custa a sua hora online e se essa hora fosse presencial o quanto custaria, pois com possibilidades diferentes é possível atender a públicos distintos.
Em geral a sua hora online é mais barata que a presencial, pois não demanda locomoção ou coisa do tipo, mas ainda existirão pessoas interessadas na sua hora presencial, com isso pode atender a nichos diferentes.
Então dentro da atividade que exerce é preciso encontrar maneiras de potencializar os seus resultados: você precisa entender o seu mercado e conhecer o seu cliente.
Serviços de maior valor agregado vão ajudar também que você tenha mais resultados.
Definir o valor cobrado
A terceira dica é: entenda o que é o conceito de lucratividade.
O conceito de lucratividade é entender o que efetivamente entra no seu “bolso”.
Ao prestar um serviço você deve entender qual é o custo envolvido naquela prestação de serviços, os 100 mil reais que eu me refiro como meta é um dinheiro líquido, livre para você.
Lucratividade é diferente de vendas.
A depender da atividade que vai exercer será preciso emitir nota fiscal e pagar impostos, então isso será deduzido do seu valor, você talvez tenha que contratar alguém para te ajudar em alguma atividade ou mesmo um custo de locomoção, tudo isso são deduções que deve fazer.
Lembrando que não é o valor bruto que conta, é preciso ter lucratividade.
E conhecendo melhor os seus gastos é possível precificar mais adequadamente o seu produto.
É preciso conhecer conceitos que farão diferença na sua lucratividade.
Você precisa conhecer o seu custo geral e usar isso de forma plausível no seu negócio.
Se não conhecer tudo isso perderá dinheiro.
Influenciar pessoas
A quarta dica é: faça propaganda nos lugares corretos.
Antes de partir para uma estratégia de marketing pense onde pode influenciar as pessoas para que tenha melhores resultados.
Na maioria das vezes, e para a maioria dos negócios, influenciar pessoas através de redes sociais faz muito sentido.
Uma estratégia que funciona muito em redes sociais é a da transformação, mostrar o antes e depois do serviço que foi executado.
Este tipo de demonstração e principalmente de depoimentos reais e positivos impactam muito o seu público alvo.
Aprenda como usar as redes sociais a seu favor: quem não é visto não é lembrado, faça com que as pessoas entendam que você pode resolver o problema delas e é o melhor.
Eu por exemplo a todo tempo uso meus cases, dentro dos meus cursos e imersões, para promover o meu trabalho nas redes sociais e quando eu faço isso muita gente me chama inbox interessada nas imersões e cursos.
Seja visto, use a seu favor as redes sociais!
Outro ponto que traz muito resultado são as parcerias: quem são as pessoas influenciadoras dentro do nicho de serviços que está prestando?
Você precisa identificar quem está dentro do seu mercado e pode indicar o seu serviço para outras pessoas.
Conecte-se e esteja sempre próximo dessas pessoas. Há muitas maneiras, além da remuneração de fato, de uma pessoa te indicar por parceria.
Somente as pessoas certas podem indicar você.
Marketing
Quinta dica: você precisa dominar conceitos de marketing profissional.
Existe o marketing num conceito global que é usado como processo de divulgação, venda e fidelização dos seus produtos e serviços.
O marketing é fundamental, pois envolve o comportamento do consumidor, técnicas que podem ser utilizadas para divulgação, técnicas utilizadas para influência, geração de autoridade entre outras variáveis existentes complexas.
E no marketing de serviços você aplica todas essas técnicas para você na construção da sua marca, com ele você constrói a sua marca para o mercado.
Mas, para que faça isso é preciso ter domínio dessas técnicas.
E como aprender isso?
O caminho é simples e conhecido: é preciso estudar sobre o assunto.
Tente começar por leituras que envolvam o tema, assista a conteúdos online e consuma este conteúdo construindo uma trajetória para a sua marca profissional.
Entenda as variáveis existentes, entenda a fundo o seu público e o que ele quer, e o que você pode fazer para ajudar, como criar autoridade para este público e ainda como pode melhorar os seus resultados.
Domine isto!
Em resumo:
- Seja muito bom no que faz, saia da mesmice e se destaque.
- Potencialize a venda do seu serviço profissional.
- Entenda o que é lucratividade e como deve fazer a formação do seu preço.
- Faça propaganda no lugar certo atinja seu público em diferentes canais usando diferentes estratégias como as parcerias.
- Dominar e aprender o marketing de serviços profissionais.
Fazendo isso com certeza o seu caminho para seu primeiro marco de faturamento líquido de 100 mil reais será bem mais curto e próspero.
Aprenda com quem já tem resultados e já chegou lá.