É do conhecimento de todos que uma empresa gera muitos custos e esses custos, quando desordenados, podem ser fatais para o tempo de vida de um empreendimento.
Diante das necessidades de aumento de lucratividade que um negócio apresenta: como reduzir uma faixa de custos do seu negócio?
Acompanhe o conteúdo a seguir, pois, falarei um pouco sobre como é possível reduzir custos com equipe e processos.
Envolva sua equipe
Um dos pontos que gera mais economia é: envolver a sua equipe nos seus propósito de economia.
Quando você consegue envolver a sua equipe no seu propósito, acaba criando melhores condições para que haja uma redução de custos.
No processo de redução de custos da sua equipe é possível optar por utilizar ferramentas que vão gerar maior produtividade e com isso, terá o aproveitamento total da mão de obra da sua equipe, gerando uma redução de custos.
E para que isso realmente aconteça: sua equipe precisa entender qual é o papel dela dentro deste processo de redução.
Ao explicar os motivos para a utilização de ferramentas vai passar segurança ao seu time e ter melhores resultados.
Para motivar a sua equipe, sempre que for possível, opte por trabalhar com salários variáveis, é muito mais fácil conseguir um engajamento na busca de resultados ao dar uma possibilidade de variação salarial ao profissional.
A possibilidade de variação salarial ao atingir metas fará com que o seu colaborador entregue mais para o seu negócio e se envolva com os objetivos que a sua empresa tem em relação ao mercado.
Esta estratégia acaba sendo muito mais comum na área de vendas, mas é possível criar metas de produtividade e condições para inserir variáveis dentro do salário dos profissionais de modo geral, desde que isso seja feito de maneira organizada.
E para organizar-se vai precisar de indicativos, eles darão a você subsídios para a distribuição desses valores, conseguindo então melhores resultados.
Invista na possibilidade de trabalhar com salários variáveis!
Treinamento e Motivação
Para ter bons resultados é importante também capacitar o seu time.
Quando a sua equipe está capacitada com maiores condições técnicas, capacidade de execução e treinadas pela empresa produzirá melhor e gerará também redução de custos.
Até que ponto vai o seu investimento na sua equipe? Muitos empresários enxergam a capacitação da equipe como um custo quando na verdade deve ser encarado como um investimento.
Aposte em um bom plano de capacitação de profissionais se busca por melhores resultados.
Para ter aderência total ao seu plano de redução crie premiações quando metas forem atingidas.
Estabeleça o melhor aproveitamento de determinada execução de tarefas, entrega ou meta de redução de custos, para classificar o seu time.
E como contrapartida dos resultados de redução é possível destinar uma parte da economia que foi gerada como bonificação para o profissional o que gerará maior engajamento e interesse.
O que o empreendedor ganha e tem como benefício dentro do processo de redução pode ser fatiado e destinado ao time.
Considere também a terceirização como uma oportunidade de redução de custos com equipe e processos.
Muitas atividades podem ser terceirizadas, e na terceirização você não tem um custo fixo e trabalha com custo variável, reduzindo-o com maior facilidade caso seja necessário.
Algumas atividades não exigem um profissional dedicado exclusivamente a ela, é possível ter um terceiro ou um colaborador somente em alguns dias da semana executando com a mesma eficiência de alguém fixo.
E como aumentar a eficiência dos processos?
O processo é um ponto que deve ser analisado o tempo todo no seu negócio.
É preciso constantemente entender como podemos melhorar nossos processos.
Os processos de uma empresa sempre podem ser aprimorados, e quando existe foco no aprimoramento a ação acaba gerando maior redução de custos e melhor rentabilidade para o seu negócio.
Olhe como as coisas vêm sendo executadas dentro do seu negócio, procure possibilidades a todo tempo de aprimorar os seus processos e trazer mais rentabilidade ao seu negócio.
Aprimorando processos é possível literalmente ganhar “tempo e dinheiro”.
Sempre é possível melhorar um processo, seja ele qual for.
Uma das formas de reduzir os custos com processos é trabalhar focado na redução de erros.
Este ponto é importante, pois quando um processo gera um retrabalho traz um custo maior a empresa.
E para não ter prejuízos com isso: invista em processos de monitoramento e validação, para que seu produto não “volte” do seu cliente, gerando mais custos e retrabalho.
A padronização de processos trará também redução significativa para o seu negócio.
Quanto maior for a padronização maiores serão os resultados, pois nela é gerado um custo menor daquele processo.
Invista em máquinas e equipamentos que possam gerar melhores resultados.
Ao falar sobre o time e sobre a importância do investimento em ferramentas a mesma verdade se aplica ao investimento em ferramentas e equipamentos.
Na nossa empresa otimizamos constantemente as máquinas dos nossos profissionais, trocando peças cruciais e gerando maior produtividade.
Dentro de todo este contexto é preciso considerar também a otimização de gastos com: energia, telefone e materiais, considerando a possibilidade de locar meios ao invés de adquiri-los. Pense também nos pequenos gastos.
Portanto analise sempre as possibilidades de extrair mais resultados da sua equipe, como utilizar os equipamentos certos para gerar economia e considerar trocar custos fixos por variáveis.
Para uma empresa sempre será possível gerar economias, que podem ser até mesmo pequenas, mas que no fim trazem muitos resultados.
Invista nestes pontos e terá bons resultados na sua estratégia de redução.
Seguindo essas dicas é possível reduzir os custos com equipes e processos e aumentar a rentabilidade do seu negócio.