Falamos muito sobre empreendedorismo nos dias de hoje, pois, torna-se a cada dia uma situação mais comum.
Mas para ser empreendedor é necessário ter um perfil. Será que todo mundo tem este perfil empreendedor?
Não existe espaço para todo mundo ser empreendedor e nem todo mundo tem este perfil, aliás, uma parcela muito pequena da população tem o perfil empreendedor.
Muitas pessoas se tornam empreendedores não porque escolheram isso, mas porque alguma circunstância da vida tornou ela empreendedora.
Algumas vezes acabam tendo que empreender para se manter ou para suprir falta de emprego ou mudanças.
EXISTE UM PERFIL IDEAL?
O perfil empreendedor engloba algumas características e vamos falar um pouco sobre elas.
Uma das características do empreendedor é a ausência do medo. Você está disposto a correr riscos?
Se você tem dificuldade em arriscar terá dificuldades para empreender de verdade.
Porque empreender é correr riscos o tempo todo e estar disposto a pagar o preço, muitas vezes abdicando da sua vida pessoal para se dedicar ao seu negócio.
Se engana quem pensa que “ser dono do próprio negócio” é garantia de tranquilidade, na maioria das vezes, trabalha-se muito mais sendo empreendedor.
Por mais que o propósito seja diferente é muito cansativo.
Mas isso faz parte do jogo quando se está disposto a pagar o preço e se sente bem com isso.
E é claro que fazemos outras concessões como contrapartida a todo esse tempo adicional que você enfrenta de trabalho e gera um processo de equilíbrio.
É preciso considerar que para ser empreendedor é preciso considerar o ônus e o bônus e a lidar com tudo.
Inicialmente o desgaste pode ser maior, mas a medida que estrutura o seu negócio você cria condições de contrapartidas positivas.
VISÃO ESTRATÉGICA
Outro ponto é que nem todo mundo está preparado para empreender, pois para isso é necessário conhecimento sobre o que é administrar um negócio.
Se você sempre trabalhou como empregado acaba tendo uma visão muito limitada do negócio, a visão que tem é a qual a empresa te permitiu ter, e ela geralmente é muito pequena em relação a todo o negócio.
E essa visão sistêmica nem todo mundo tem e muitas vezes não consegue desenvolver.
Além disso é preciso ter habilidades para lidar com números, com métricas, resultados, tomar decisões e lidar com pessoas.
Se não souber gerir pessoas dificilmente terá um negócio próspero dentro do empreendedorismo. É praticamente impossível que você sozinho chegue longe, você vai precisar de um time.
HABILIDADES PROFISSIONAIS
Para empreender você precisa também desenvolver características de venda, se você não vende o seu negócio quem fará isso?
É preciso ter essa visão de venda, entender sobre marketing, mercado e geração de resultados.
E quando você olha para tudo o que o empreendedor precisa dominar, entende que ele tem que estar super preparado para tudo isso.
Além disso é preciso ter resiliência, pois você passará por situações de “embate” o tempo todo.
Empreender não é fácil, e eu diria que é “tomar porrada o tempo todo”, mas não deixa de ser algo maravilhoso.
Eu particularmente não vejo nada mais sensacional na vida do que empreender, eu não me vejo trabalhando em uma empresa de modo algum, eu sempre vi o empreendedorismo como saída para a realização pessoal.
Se o empreendedor tiver o brilho nos olhos pelo empreendedorismo isso fará grande diferença, pois você não fará somente pelo dinheiro, embora ele seja fundamental. Você vai executar tudo por um propósito.
Na Tactus, por exemplo, diariamente nós construímos um propósito, todo o nosso time está ligado ao mesmo propósito e para nós isso é fundamental.
Portanto, se tiver um visão empreendedora alinhada à realidade do mercado isso fará grande diferença para os seus resultados.
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS PODEM SER DESENVOLVIDAS?
Mas, se nesse primeiro momento você achar que não tem o perfil de empreendedor, não se preocupe com isso, você pode desenvolvê-lo com acompanhamento.
É preciso fazer ajustes na sua mente para pensar como empreendedor e talvez leve um tempo para que isso aconteça.
Isso se torna mais complicado, essa corrida contra o tempo, para alguém que precisa, por questões objetivas, como uma demissão, começar a empreender.
Neste caso você precisa ser rápido!
E como começar sem perder tempo?
Mergulhe em eventos que são ligados ao empreendedorismo, existem muitos eventos importantes e que podem fazer a diferença para o seu negócio ligados ao empreendedorismo.
A única coisa que você deve ter cuidado é com o famoso “empreendedorismo de palco” é o evento onde as pessoas não tem uma prática real da atividade, quando elas não empreendem mas ensinam a fazer.
Tome muito cuidado! Para aprender de verdade é preciso fazer isso com quem já é empreendedor e tem resultados!
Se aproxime dessas pessoas e vá aprender com elas, isso fará muita diferença nos resultados que pode ter.
O empreendedorismo pode ser desenvolvido, mas é preciso mudar completamente a sua mentalidade, o que acaba sendo o maior desafio.