Esse artigo traz dicas importantes baseadas na minha experiência como palestrante.
Assista também os vídeos incorporados nesse artigo!
O objetivo é que você ingresse neste mercado com sucesso ou faça sua carreira de palestrante alavancar.
Ela é magnífica, mas traz com ela muitos desafios.
Falarei sobre eles no decorrer desse artigo.
Como comecei
Eu estou no mercado de palestras há mais de 15 anos e passei por diferentes situações e cenários dentro desse mercado.
Comecei palestrando sobre a área financeira, é o assunto que está mais relacionada à atividade que exerce a nossa empresa, a Tactus Contabilidade Online
Sou proprietário de uma empresa contábil e a contabilidade está bem ligada à área financeira
Dentro desse mercado eu comecei a perceber que não é possível simplesmente palestrar para o que há demanda no mercado.
O mercado de palestras exige mais…
Ele exige que palestre sobre algo que você realmente gosta.
Durante minhas especializações optei em dado momento pelo marketing e acabei desenvolvendo um trabalho de marketing dentro do meu negócio contábil.
Esse trabalho de marketing dentro do meu negócio contábil me proporcionou, por exemplo, desenvolver temas voltados à área de marketing na contabilidade.
Foi nesse momento que eu comecei a me encontrar.
Eu percebi, por exemplo, que as palestras que eu fazia na área financeira não me agradavam.
Não era um assunto que eu tinha brilho nos olhos para falar.
Assista o vídeo:
E quando não há brilho nos olhos no momento de ensinar isso fica muito evidente.
O que você transmite tem menos entusiasmo, há menor motivação, e as pessoas percebem que você não está inteiramente concentrado ou dedicado naquele processo.
Como palestrante é importante estar sempre em desenvolvimento.
Evoluindo o seu tema.
Sempre buscando mais.
E…
É óbvio que não há como dar o mesmo tipo de palestra durante anos.
As coisas mudam, estamos sempre em evolução e isso exige que você evolua também.
Essa evolução é constante
Então é preciso que goste do que faz.
Por isso a minha dica principal é:
palestre sobre um assunto pelo qual seja apaixonado.
Fale sobre um tema onde seja possível segmentá-lo e de uma forma que continue gostando.
Mas não basta simplesmente gostar.
Você pode gostar e não ter o conhecimento técnico necessário para palestrar sobre determinado tema.
Se não tiver conhecimento necessário para desenvolver o tema também terá problemas.
Para que possa palestrar sobre determinado tema, em determinada área e segmentar o seu projeto para o mercado você precisa efetivamente fazer um bom trabalho.
Esse trabalho é se tornar realmente conhecedor dos temas principais e dos temas relacionados.
Quem vai falar sobre vendas não basta apenas que saiba sobre isso é preciso que tenha conhecimento sobre vários outros aspectos.
Os aspectos envolvem o marketing e até a própria gestão financeira no sentido de viabilidade financeira de um projeto.
A venda está muito ligada a isso.
Para poder ter bons resultados é necessário estar inteirado sobre técnicas de vendas e motivação.
Ao falar sobre um tema que a empresa contratou é preciso que tenha conhecimento amplo sobre o tema.
Um exemplo de um palestrante que não cansa de estudar e se qualificar é o meu amigo Willian Caldas.
Ele recentemente esteve participando de program de qualificação e eventos em Nova York e ainda produziu muitos conteúdos em vídeo para sua audiência!
É importante que entenda que seus estudos devem ser contínuos para que possa ter resultados.
É preciso esforço para criar um processo e ter resultados dentro desse mercado.
Tenha formação técnica no tema
Para eu ensinar sobre marketing fui primeiro buscar formação.
Isso é uma coisa importante que deve entender.
É necessário ter um background de formações e até mesmo de certificações para que possa falar sobre um tema.
É essencial possuir cursos que podem tornar o conhecimento mais técnico para não passar informações somente na prática.
Na minha carreira eu fui buscar isso
Eu me formei em marketing e depois fiz uma pós-graduação e MBA em gestão de negócios e ênfase em marketing pela ESPM, referência nesse tema.
Além disso, fiz dezenas de programas no Brasil e no exterior.
Eu não paro nunca de estudar.
Eu faço cursos que auxiliam e contribuem na minha formação complementar.
Passo boa parte do meu tempo estudando a assuntos ligados a minha formação.
O nível de conhecimento que eu busco me ajuda a melhorar o nível de informação que vou levar as pessoas que me assistem.
E então eu criei um processo que é difícil e restritivo, mas muito satisfatório quando atinge a autoridade.
Escolha um nicho de mercado
Esse processo é a especialização em um micro nicho.
Consiste em ao invés de falar de marketing de um modo geral, especificar, considerando que o marketing tem muitas nuances.
Assim como marketing de varejo, marketing de serviço, marketing de serviços profissionais entre outros.
Assista:
Eu resolvi falar especificamente sobre o marketing de serviços profissionais contábeis.
Ele está dentro do marketing que tem dentro o marketing de serviços dentro dele marketing de serviços profissionais e depois o marketing de serviços profissionais contábeis.
É realmente um micro nicho.
Dentro desse nicho possuímos 528 mil profissionais contábeis e mais de 63 mil empresas de contabilidade no Brasil.
Atualmente meu tema já é relevante em outros países de língua portuguesa, tal qual Portugal, Angola e Guiné-Bissau.
Mesmo tratando-se de um nicho pequeno incluindo toda a gama de serviços que existentes há muito mercado para atuar.
Essa é uma dica muito legal para se tornar autoridade dentro de um nicho.
Alguns colegas fazem um trabalho bem importante e se tornaram autoridade no assunto.
O que algumas pessoas conseguem desenvolver dentro de pequenos nichos é fantástico.
É importante que entenda que a escolha do nicho pode definir o retorno que você terá.
Um dos benefícios escolhendo esses micro nichos é a concorrência.
Por mais que o mercado seja menor a concorrência também será proporcionalmente menor.
O que é um nicho de mercado?
Costumo dizer que o nicho vem de estratificar um mercado. Por exemplo, muitos são palestrantes de vendas, mas pouquíssimos são especializados de vendas de imóveis (corretores).
Um exemplo interessante desse processo é o do Palestrante Guilherme Machado que tem foco no mercado imobiliário.
A influência e o trabalho dele deveria ser um espelho para os que buscam nichar seu trabalho.
Nesse caso, tratando-se de um segmento específico as pessoas se identificam mais.
Consequentemente toda a sua estratégia de promoção, divulgação, e sua estratégia para atingir um público alvo é muito mais direcionada.
Porque o seu “target” é muito mais claro.
Você não se perde ao fazer uma estratégia.
Quando se torna mais claro para quem você fala há a criação de um processo de identificação muito maior com o público.
Dessa forma está falando diretamente a eles.
Você deve entender se esta numa carreira segmentada de maneira correta.
É preciso analisar se há mercado para o segmento, se há público que pode contratar e se há realmente a comunicação efetiva com esse publico.
Tudo isso levará a entender se encontrou o nicho que se identifica.
É essencial que pense nisso.
No momento que eu deixei de palestrar para outras áreas que não eram do meu interesse meus resultados alavancaram.
Torne-se uma autoridade
Ser autoridade em determinado assunto é um termo muito usado atualmente.
Quando falamos de Youtubers, consultores, Coachs e assim por diante.
Mas como construir essa autoridade?
Vou falar de um modo simples como fazer esse processo.
Assista o vídeo:
No processo de construção de autoridade atualmente possuímos ferramentas que podem ajudar muito.
Antigamente quando pensávamos em nos tornar autoridade em algum assunto restava apenas escrever um livro.
Hoje não, é possível ir além disso.
Há como, por exemplo, produzir conteúdos para internet.
Em minha opinião essa é uma das maneiras mais fáceis de alavancar a sua autoridade no mercado.
É uma alternativa diferente da que engloba o foco somente no livro.
Escrever um livro é muito importante e significativo.
E se propagar como autoridade na internet é muito mais rápido.
Para criar um processo de autoridade na internet primeiramente é preciso produzir conteúdos de qualidade e utilizar diferentes redes para a propagação de conteúdo.
Redes como Youtube, Instagram, Facebook entre outras.
Você vai utilizar diferentes áreas inclusive o seu próprio blog, produzindo artigos relacionados aos conteúdos que você quer realmente se tornar autoridade.
É importante entender que se não investir recurso financeiro para propagar esses conteúdos não terá resultados.
Eu vejo alguns palestrantes que fazem publicações no Facebook não patrocinadas e sem resultados.
As publicações são em tese até muito bem feitas e tem de 200 a 300 curtidas ou 20 visualizações no Youtube.
Mas apenas isso não basta!
Não adianta produzir conteúdo deliberadamente se não tiver audiência.
Isso não vai te levar a lugar algum.
Recentemente o Facebook anunciou que o alcance orgânico caiu praticamente para zero, ou seja, se você quer fazer sua marca bombar no Facebook comece a investir em campanhas pagas!
Para obter resultados é preciso produzir conteúdos estratégicos
E saber como alavancar conteúdos com investimento financeiro direcionado.
Sem investimento inicial patrocinando seu canal do YouTube e fechando parcerias de produção o seu conteúdo não vai se propagar, o começo é bem díficil!
É preciso investir para construir essa autoridade.
Através de investimento fará com esse conteúdo chegue até um público, que é o seu público alvo.
E consequentemente incentivará essas pessoas a se cadastrarem, curtirem a sua página.
Elas terão vontade de se apropriar do conteúdo que você disponibiliza.
Por isso é importante produzir um conteúdo de qualidade e que as pessoas gostem.
Elas têm que tirar proveito e se identificar.
Com isso entra o aspecto de segmentação, nicho de mercado. Quanto melhor segmentado mais elas se identificaram.
Quanto mais específico você for mais se assemelhava a certas realidades.
Por isso tem que investir para que esse conteúdo se propague.
Com a propagação desse conteúdo vai começar a criar um processo de autoridade.
Mas não é só isso que precisa fazer.
Para criar autoridade dentro do mercado existem muitas outras coisas envolvidas.
Dentro desse processo de autoridade as pessoas continuamente precisam estar identificadas com você.
Existem alguns profissionais que conseguiram criar a barreira da celebridade.
Eles não só se tornaram autoridade no nicho, como também criaram barreira da celebridade.
E tornam-se celebridades por produzir conteúdo que as pessoas dos nichos se identificam, isso os torna mais reconhecidos.
Dentro do nicho que eles atuam acabam sendo muito reconhecidos.
Esse reconhecimento se dá em eventos e lugares públicos que existem pessoas do nicho.
No meu caso, por exemplo, sou bastante procurado dentro dos eventos de marketing contábil e da contabilidade, pois estou em evidência dentro do meu mercado.
Muitas pessoas me pedem orientação sobre o que fazer, e isso é gratificante.
A autoridade que se torna celebridade abre mais portas ainda.
Por exemplo, esse tipo de autoridade será convidado para abertura e encerramento de eventos, e o seu cachê é mais valorizado, e terá pessoas que se espelham no que faz.
Vale a pena conferir o vídeo: Conquiste Autoridade no seu Nicho de Mercado
Elas veem em você algo que elas querem ser.
Isso é muito legal.
Mas isso também trás uma responsabilidade muito grande.
Eu recebo perguntas que exigem que eu reflita muito bem antes de responder, pois de certa forma eu estou influenciando diretamente a vida da minha audiência.
No sentido da tomada de decisões em relação a vários aspectos.
É muita coisa envolvida.
Tornar-se referência e autoridade traz muita responsabilidade e abre muitas portas.
Escreva um livro
Qual a importância, para quem quer seguir a carreira de palestrante, de escrever um livro?
Quando você tem um livro escrito por ele constrói um grau de autoridade diferenciado.
Não há como negar o efeito que um livro traz sobre uma audiência.
Porque dessa forma deixa de ser simplesmente um palestrante para ser um escritor também.
E é importante que no momento em que for escrever o seu livro levar em consideração a possibilidade de direcioná-lo diretamente ao seu publico alvo.
Essa ação pode te abrir muitas portas.
Como por exemplos palestrar em determinados eventos específicos.
Distribuir o livro para as pessoas da audiência que te interessa como palestrante.
Poder vender o livro pela internet.
O livro abre portas para associações e entidades.
E tudo isso pelo fato de possuir conteúdo em livro.
É importante que entenda que não é tão simples ter o seu livro.
No momento da publicação de um livro, quando você não tem referência de nome para ser almejado por uma editora, o processo acaba ficando mais complicado.
Algumas editoras inclusive criam uma espécie de pedágio para que você possa ter o seu livro.
Você praticamente tem que pagar para que possa ter o livro.
Outra coisa que acontece, muitas pessoas tem escrito os seus livros com seus próprios recursos.
Por exemplo, fazendo uma edição por conta própria, um processo de edição onde ele não trabalha especificamente com uma editora. E isso pode ser interessante.
Eu mesmo criei uma editora para cuidar dos meus projetos, durante muito tempo eu produzi DVDs e publiquei mais de 10 livros.
Isso facilitou muito também o nosso trabalho.
Para que pudéssemos não nos preocupar em ter um livro através de editora.
O que a editora pode te ajudar, que é bem interessante, e proporcionar canais para divulgação.
Que talvez com uma edição própria fique bem mais complicado para atingir.
É muito importante que tenha um livro. Isso sendo feito através de uma editora ou de um processo próprio.
Eu optei pela estratégia de editar por conta própria meus livros, tanto que criei uma empresa para isso.
Consegui colocar a venda de e-books na Amazon e Saraiva e isso tem me ajudado a alavancar minha marca pessoal.
Um livro bem escrito, com uma boa capa pode fazer total diferença.
Um livro pode te abrir muitas portas, caso esteja focado no seu nicho.
Comece a escrever o seu conteúdo e então a buscar a oportunidade de publicar o seu livro, isso fará grande diferença para o seu sucesso.
Quem é seu mentor?
Quem pode ser referência para você no seu caminho como palestrante?
Você deve tomar como inspiração as pessoas que sabem como efetivamente chegar ao sucesso.
São pessoas como o Edilson Lopes da KLA.
Ele faz um trabalho para o mercado de palestrantes incrível.
Possui inclusive um curso que ministra em São Paulo algumas vezes por ano.
Esse tipo de profissional pode dar orientação bem clara para você que busca ter sucesso, e que quer saber como funciona a carreira como um todo.
Grande parte dos principais nomes do mercado brasileiro alavancaram suas carreiras através da KLA e do Edilson.
A empresa é para mim a maior vitrine de palestrantes de todos os tempos.
A nossa empresa contábil a Tactus tem o privilégio de fazer a contabilidade da KLA ha mais de uma década!
E pode mostrar o que fazer para que entendam basicamente quais são os atalhos que pode tomar em relação a isso.
Conjunto a isso você pode buscar também várias referências em livros, orientações, artigos e série de vídeos.
Todos esses fatores podem te ajudar para que tenha um pouco mais de direcionamento para a sua carreira.
A carreira de palestrante é bastante desafiadora.
E muitas vezes o palestrante não consegue firmar a sua carreira por uma questão de não fazer o “dever de casa”.
Um deles é ganhar a audiência.
Basicamente é a sua audiência que vai abrir as portas do mercado.
À medida que você tem audiência e as pessoas querem te ouvir, e elas têm interesse no que você fala.
Com certeza isso faz grande diferença nas portas que você pode abrir dentro do mercado de palestras.
É primordial que entenda como funciona o processo e a carreira de maneira completa.
Assista o vídeo:
Um fator que fará grande diferença para um palestrante é que ele consiga mostrar ao maior número de pessoas as suas habilidades.
É importante também que tenha habilidades de persuasão.
Gravando vídeos de conteúdos
Um palestrante deve conseguir fazer com que as pessoas se sintam bem com o que ele fala e conseguir mover as pessoas a uma ação através de vídeos.
Quando alguém consegue falar diretamente com seu publico alvo através de vídeos e mídias de veiculação de maneira efetiva consegue ter muito resultado.
Aprender com outros canais de colegas que fazem sucesso mesmo que não falem do seu nicho de atuação também é um caminho muito válido.
A audiência do Youtube aumenta muito as chances de sucesso.
É possível colocar trechos de palestras que você fez, pode colocar dicas de conteúdo bem como orientações específicas para o seu público.
Até mesmo Informações de como contratar uma palestra sua é possível disponibilizar muito conteúdo.
E além de utilizar o próprio youtube pode utilizar outras mídias de vídeo.
Uma opção bastante válida é o Instagran Stories, essa ferramenta tem trazido bom retorno para mim.
Ela tem aumentado a minha audiência.
Nela eu me coloco a disposição das pessoas para responder a algumas dúvidas pelo Stories através do Instagram.
É possível também a utilização do Facebook para isso.
Ele vai privilegiar o alcance dos seus vídeos uma vez que vê o próprio youtube como concorrente.
Você precisa entender que talvez contar somente com o trabalho orgânico não será suficiente para alcançar a audiência que precisa.
Por isso precisa entender a importância do investimento de recursos para que tenha um alcance maior.
Isso pode envolver fazer alguns anúncios patrocinados no próprio Facebook com seus próprios vídeos.
Ou mesmo trabalhar o próprio Instagram como patrocinado.
Ser estratégico em relação aos seus conteúdos é bem importante.
Os vídeos também podem ser utilizados como forma de persuasão para que as pessoas contratarem seus serviços como palestrantes.
Assista o vídeo:
É diferente fazer, por exemplo, uma pagina que fala de uma palestra e uma pagina onde fala de com um conteúdo escrito e também com um vídeo.
Faça isso mostrando trecho da sua apresentação ou explicando como é seu trabalho.
Acompanhe esse exemplo de página [AQUI]
Indicando sobre o que fala nessa, para quem ela é aconselhada, qual o público alvo e assim por diante.
Os vídeos fazem grande diferença para você que vai atuar, atua ou e quer ter sucesso como palestrante.
Aposte neles.
Invista na sua carreira, no seu conhecimento. Busque mentores e amplie a sua divulgação e alcance.
Tudo isso trará benefícios expressivos para a sua carreira de palestrante.
Curso de Formação e dicas
Você pode fazer um curso online de formação de palestrantes indico do Cesar Frazão, referência e especialista em vendas e que dá dicas valiosas sobre o mercado de palestras no Brasil.
Saiba Mais [CURSO PARA PALESTRANTES]
Vou te fazer um resumo com 7 dicas:
- Mergulhe no mercado de palestras, participe de eventos, conheça referências de áreas diferentes da sua e observe o que eles fazem;
- Foque em um nicho de mercado e seja o melhor nele;
- Construa um intenso processo de autoridade dentro do seu nicho;
- Tenha um livro publicado, isso vai mudar sua visibilidade;
- Encontre mentores para sua carreira, oriente-se com eles e tenha mais sucesso;
- Invista nas redes sociais patrocinando suas postagens e aumente sua visibilidade;
- Produza vídeos e use-os no YouTube, Facebook e Instagram Stories.
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Sucesso,
Anderson Hernandes