Você sabe o que é sustentabilidade empresarial e como ter um comércio sustentável?
Acompanhe este conteúdo e entenda o que é a sustentabilidade empresarial e como aplicar isso no seu negócio.
Podemos encontrar amplas discussões sobre o tema meio ambiente e sua preservação.
E não é preciso estar tão antenado para saber que a cada dia que passa, a situação do nosso planeta nesse tema é mais alarmante.
Muitos empreendedores acabam acreditando que isso “não é dever deles” que a preservação se reserva às pessoas que estão diretamente ligadas a isso, e não é bem assim.
Pensando nisso surgiu a sustentabilidade empresarial, para que você como empreendedor também possa fazer a sua parte e contribuir para a preservação do nosso planeta.
O que é a sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial é o nome dado a um conjunto de ações de uma empresa, que visam a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Esse conjunto de ações busca o crescimento da empresa aliado ao respeito ao meio ambiente.
A empresa adota ações que impulsionam o seu crescimento econômico colaborando com o desenvolvimento da sociedade e sem agredir o meio ambiente.
A cada dia mais as pessoas acabam entendendo que o planeta está encarando inúmeros problemas e estão mudando seus hábitos pensando em impactar cada vez menos o meio ambiente.
A geração de hoje entendeu que sem a preservação, futuras gerações podem não ter a mesma oportunidade que temos hoje, de ter o contato direto com a natureza.
Se a questão do meio ambiente não for levada a sério, as próximas gerações não saberão o que é o aroma de um jardim natural ou qual a sensação de frescor que uma árvore pode proporcionar.
É tempo de agir
O consumidor está mais consciente e está exigindo das empresas e comércios essa sustentabilidade.
Eles sabem que diversos setores acabam impactando fortemente a natureza e que isso precisa de uma reavaliação.
É preciso reorganizar e repensar as ações urgente, minimizando os danos que podem ser irreversíveis para o meio ambiente.
Práticas de preservação
Pensando em atender essa demanda, surgiu a sustentabilidade empresarial: todos querem empresas com uma maior responsabilidade ambiental, adotando práticas de preservação efetivas.
Você também está preocupado com essa questão e quer fazer a diferença?
Entenda quais práticas pode adotar para implementar com efetividade a sustentabilidade empresarial. Não há mais tempo a perder, precisamos agir para fazer a diferença.
Vamos dar algumas dicas de como você pode começar a fazer a sua parte na sua empresa. Confira!
Pare com os descartáveis
Tudo que é descartável acaba representando uma maior praticidade e dando também a impressão de economia, mas não é bem assim.
Uma boa opção são as alternativas de copo de vidro ou canecas.
Com isso você para de gastar de forma contínua com a compra de descartáveis e estimula o consumo consciente e a natureza agradece.
Respeite as Leis e Normas Ambientais
Pode parecer bastante óbvio, mas o óbvio às vezes acaba passando por despercebido.
Verifique sempre se o seu negócio está alinhado e em total conformidade com as Leis e Normas Ambientais vigentes.
Certifique-se que tudo está legalizado.
Utilize os três R’s
Para acabar de vez com o desperdício a utilização dos três R’s é a melhor saída:
Reduzir
Reutilizar
Reciclar
Essa é uma estratégia implacável. Avalie onde podem ser empregados e não perca mais tempo.
Nos escritórios, por exemplo, os papéis estão deixando de existir – eles estão passando pela transformação digital – isso otimiza a cadeia de redução.
Consumo consciente
Fique sempre atento ao que consome e avalie se aquilo feriu a natureza ou a seres humanos que estão entre você e o que é consumido.
Essa pode parecer uma tarefa complicada, mas vem ganhando força através de um movimento com bastante visibilidade.
É muito importante saber sempre as fontes dos seus consumos!
Muitas empresas têm demonstrado grandes melhorias no seu desenvolvimento depois de aplicar práticas sustentáveis.
O consumidor atual busca muito além de um serviço de qualidade ou de uma boa imagem, hoje as pessoas buscam entender quais são os diferenciais da marca e o que ela pode agregar para o mundo.