Muita gente se pergunta se o Youtube pode ser utilizado para negócios e como pode ter resultados com o Youtube.
Muitos profissionais e empreendedores tem utilizado a estratégia de gravar vídeos.
Porém, a maior parte não sabe como fazer ou não se deu conta do potencial dessa estratégia.
Gerando conteúdo
A primeira coisa que deve pensar é que pode utilizar o Youtube para a geração de conteúdo.
Mas, a geração de conteúdo deve ser produzida com conteúdo objetivo claro.
Não é certo produzir conteúdo simplesmente por produzir.
Não deve buscar somente audiência, sem objetivo claro do que quer com essa audiência.
Ao definir os seus conteúdos pense sempre aonde quer chegar.
Pensando dessa forma pode ganhar dinheiro com Youtube.
Tenha objetivo claro
Uso como exemplo o canal da minha empresa, a Tactus, nele encontra uma série de dicas empreendedoras.
Sendo assim nossos conteúdos são focados na experiência que a Tactus Contabilidade Online busca proporcionar, e ela vai muito além da própria contabilidade.
Com essa bagagem conseguimos manter o nível de engajamento das pessoas, elas sempre têm um contato com a nossa marca.
Eu não produzo nada por acaso, eu aprendi a sempre ter um objetivo.
Para cada tipo de conteúdo que eu produzo eu defino um objetivo antes.
Exemplos de conteúdos:
- Demonstração do seu produto/serviço aplicado a necessidade do público;
- Como ter mais resultados ou resolver problemas, alinhando com suas soluções;
- Principais problemas e dificuldades do seu público alvo;
A utilização do Youtube para demonstração também é bastante válida.
O empreendedor pode fazer isso demonstrando o seu produto, e como é o processo da sua empresa, com o objetivo de ter resultados.
Pode demonstrar como ter melhores resultados com o seu negócio.
Deve sempre mostrar porque o produto tem diferencial pra o público alvo.
Usando o vídeo de forma clara, para que possa ter mais vendas.
Vendendo um produto pela internet pode divulgar o seu serviço através dos vídeos.
Grave de forma natural
Às vezes o que mais conta para o sucesso de um vídeo é que ele seja o mais natural possível.
Se o vídeo se tornar algo mecânico e engessado não funciona, a apresentação deve ser dinâmica para que a pessoa que está assistindo possa se conectar ao seu produto e responder a estratégia de venda.
É importante que na demonstração fuja de uma apresentação engessada, a internet mudou o mundo, e o público está mais voltado a uma linguagem leve.
Tudo muito engessado e programado se torna ruim para criar uma atmosfera de conexão.
Gosto muito de gravar na rua, no começo foi desafiador notar que as pessoas olhavam e achavam estranho, hoje não tenho qualquer problema com isso e encaro de forma natural.
Já produzi conteúdos para meus canais do YouTube em 13 países diferentes e isso eleva o nível de cenários para minha audiência.
Anderson Hernandes
Vídeo institucional
É preciso tomar muito cuidado ao criar ao vídeo institucional da sua empresa.
Cuidado com vídeos longos e maçantes, o vídeo não pode se tornar chato.
Muito menos ficar muito repetitivo e histórico, o cliente não está interessado nisso.
Ele está interessado em ver uma apresentação mais prática e leve, produza um vídeo dinâmico sempre pensando que menos é mais nesse aspecto.
Veja alguns erros de gravação na Europa:
Deve ser muito rápido, e somente para auxiliar no processo de vendas.
Como dica o vídeo institucional deve ter no máximo 1 minuto e meio.
Se possível até menos que isso.
O segredo é transmitir em tempo curto e manter a pessoa atenta ao vídeo.
É desafiador…
Vídeo para vender
Temos como último ponto o fato de usar os vídeos para vender.
Ao invés de usar simplesmente o vídeo para geração de conteúdos, é válido pensar que esse vídeo deve gerar vendas.
O conteúdo deve estar conectado as vendas ou utilizar somente para apresentar o seu produto e convencer o público.
Atualmente há a indicação para que despertem gatilhos mentais, as pessoas usam muito.
Existem maneiras de falar para gerar um processo de vendas melhor, é preciso saber convencer o seu cliente num vídeo de vendas.
Esse vídeo precisa de um tempo certo, precisa de um roteiro, com começo meio e fim.
Ele precisa levar no final a uma ação.
Assista:
Precisa fazer com que as pessoas cheguem a uma ação no final do seu vídeo de vendas.
Fazer um bom vídeo de vendas não é um processo fácil.
É preciso treinar, aprimorar e talvez tenha um pouco mais de trabalho para produzir um vídeo de vendas.
A vantagem é que hoje muitas pessoas fazem esse tipo de vídeo.
Então pode aprender olhando os vídeos já produzidos, também existem cursos que podem ajudar nesse processo.
O YouTube também pode monetizar seus vídeos.
Nesse caso é importante que dê atenção a tributação dessa monetização.
Saiba mais
O Youtube é extremamente interessante para o seu negócio independente do tipo de negócio que tem.
É importante saber utilizá-lo para qualquer segmento.
É possível sim ganhar dinheiro com seu negócio usando o Youtube como canal potencializador.
Invista seu tempo nisso e aprenda a deixá-lo útil para o seu negócio.
Sucesso,
Anderson Hernandes