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COPRODUTOR: TER OU NÃO TER?

Entenda quais são as vantagens e os desafios ao se optar trabalhar com uma parceria de coprodução e decidir qual a melhor opção que favoreça o sucesso do seu negócio.

Em quais situações vale a pena atuar com um coprodutor?

Será que é mesmo uma boa alternativa ter coprodução para a venda de um produto digital?

Vamos entender um pouco mais sobre isso, saber quais cuidados que precisa ter e quais elementos podem te ajudar a ter sucesso. Vamos nessa?

O que é coprodução?

Imagine que você tem um produto digital que é a entrega de um curso online, e usa uma plataforma como o Hotmart, Monetizze ou Eduzz para vender.

Como infoprodutor, a coprodução seria uma espécie de sociedade neste infoproduto, o coprodutor vai atuar em alguma parte deste infoproduto.

Possibilidades de atuação

Ele pode atuar na entrega de conteúdo junto com o produtor, pode ser por exemplo um professor, e terá um percentual determinado de acordo com o peso das atividades de cada um dentro dessa sociedade.

Ele pode ser também um gerente de afiliados, pode ser um gestor de tráfego, uma pessoa que faz todo o processo de produção – como se fosse uma agência de lançamento – e consequentemente, o expert que só faz a parte de conteúdo.

imagem que represente parceira de coprodução
Existem diferentes possíveis atuações

O percentual de coprodução vai ser diferente em cada caso.

Isso é uma coisa que tem que determinar para o seu caso, existem grupos específicos onde pode encontrar muita gente falando sobre esses assuntos e discutir a respeito.

Razões para optar pela coprodução

Confira a seguir quais são as vantagens que você pode ter ao optar por ter um coprodutor.

Executar o que faz de melhor

Uma das vantagens é que você pode focar no que você faz de melhor com uma parceria.

Se você é melhor em produção, pode deixar o coprodutor cuidando do tráfego, por exemplo.

Você não vai precisar “bater cabeça” em um caminho que não conhece.

Vai deixar com quem entende do assunto e focar no que você pode agregar

Essa é uma grande vantagem: ter foco e potencializar aquilo que faz de melhor, deixar que outra pessoa faça o que ela sabe.

Divisão de riscos e responsabilidades

A segunda vantagem é que divide o risco.

Se tem um Infoproduto e tem um coprodutor, os dois são responsáveis.

Você divide riscos e responsabilidades, os dois estão lutando para o sucesso daquele produto

As ideias são compartilhadas, e até o tráfego pode ser compartilhado, dependendo da modalidade que você tem neste caso de coprodução.

É uma sociedade de fato, mas para um fim muito específico que é o infoproduto, podendo a qualquer momento acabar e para isso você só precisa alterar a situação na plataforma.

Não ter uma empresa formalizada

Essa é a terceira vantagem.

Você tem na verdade única e exclusivamente uma sociedade voltada para aquele produto. Se acabar ou não der certo, cada um segue o seu caminho, é muito mais simples de administrar essa relação, porque a própria plataforma fará a divisão dos faturamentos.

E nessa divisão de faturamentos é possível também ter o split de notas fiscais, que é a divisão de faturamento dessas notas fiscais, com isso terá uma redução de tributação para cada caso entre o principal e o coprodutor.

Desafios

As coisas podem não dar certo e as pessoas podem não estar tão bem alinhadas e engajadas.

Às vezes em um produto você pode ter mais de um infoprodutor e mais de um coprodutor. Não é raro ter duas pessoas, além do produtor principal, e as coisas podem se tornar mais complexas.

Para evitar qualquer dúvida é importante deixar muito claro quais são as funções e responsabilidades de cada um.

Você precisa achar um equilíbrio e alinhar para ter resultados

Temos muitos cases de sucesso no mercado com coprodução hoje em dia.

Na minha opinião vale muito a pena ter uma parceria como essas.

Lembrando sempre de nunca se descuidar dos aspectos tributários!

Neste caso, podemos te ajudar ainda mais.

A Tactus Contabilidade é especialista nesse assunto e pode te ajudar com tudo o que precisa para que não tenha nenhum tipo de problema, inclusive nos aspectos jurídicos relacionados à questão.

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