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E-mail marketing para departamentos de marketing mais baratos

Tactus E-mail marketing para departamentos de marketing mais baratos

O e-mail marketing é uma ferramenta conhecida por oferecer um grande potencial com um custo muito limitado. E os níveis de competição aumentam todos os dias – o que aumenta o custo e trabalho para conquistar novos clientes. Por isso, empresas pelo mundo todo estão apostando cada vez mais em vias de marketing digital para alcançar e manter mais clientes.

Todos nós vimos algo histórico no mundo do marketing na nossas vidas: vimos como o marketing tradicional, com os seus grandes custos e resultados limitados dava lugar ao marketing digital, que trouxe a possibilidade de promover a sua empresa por uma fração do custo anterior.

Mas se o marketing digital por si só já é muito barato, por que tentar cortar ainda mais os custos? Sim, é verdade que os custos de um departamento de marketing digital não se compara com o custo de marketing tradicional – mas o custo de se promover digitalmente está subindo. E se manter eficiente, economizando tempo e dinheiro é vital para qualquer empresa.

Qual é a conexão entre cortar gastos de marketing e um software de e-mail marketing?

Nos dias de hoje, todos os seus clientes esperam que você tenha atenção e cuidado no seu trato com eles. Eles querem ficar por dentro do que está acontecendo na sua empresa, mas não querem que você fique ligando todas as semanas. Eles querem ser tratados como indivíduos e não só mais uma pessoa entre os muitos nomes na sua base de dados.

Se comunicar com os seus clientes por e-mail ajuda com os seus gastos, porque o seu custo é basicamente o custo mensal do seu software de e-mail marketing.

Usar o mailing pode trazer resultados incríveis e é por isso que os profissionais de marketing gostam de dizer que o e-mail marketing é um canal extremamente econômico. Boas estratégias de e-mail marketing deveriam ser uma fonte estável de leads, aumentar as vendas, ajudar com o posicionamento da marca e trabalhar no relacionamento com clientes atuais – como mínimo!

Uma das vantagens mais imediatas de ter um software de e-mail marketing é economizar o tempo da sua equipe de marketing – chega de enviar emails manualmente ou de passar horas desenhando uma newsletter por HTML. E todos sabemos que tempo é dinheiro. Mas isso é algo muito básico – economizar tempo – então vamos a outros fatores que levam a um departamento de marketing muito mais eficiente e barato, com a ajuda do seu software de e-mail marketing.

Como cortar gastos com o meu software de e-mail marketing? Lead nurturing!

Tenha leads qualificados com um sistema de classificação

Ao invés de ter um departamento de vendas ligando os seus leads aleatoriamente, invista em um sistema de classificação de leads. Pode até soar complicado, mas na verdade é bem simples. No seu software de e-mail marketing, configure o sistema para que tome notas do comportamento dos seus leads nos seus e-mails, site ou blogs.

O sistema vai separar os leads que estão no topo do funil de vendas, e ainda não estão prontos para comprar o que você vende. Esses leads não deveriam ficar recebendo chamadas de vendas, porque eles simplesmente não estão prontos. Dedicar o seu time de vendas a isso é um desperdício de tempo e dinheiro!

O software de e-mail marketing é uma ferramenta incrível para saber mais sobre os seus leads. Use o comportamento deles online para saber quando eles estão prontos para comprar – as pessoas que visitaram um artigo seu que analisava o custo e a implementação do seu produto na casa do cliente – algo concreto, prático e específico… e típico de alguém que está prestes a comprar! Esses leads serão mais receptivos aos seus representantes de vendas.

Os leads não-qualificados não devem acabar com o seu departamento de vendas, mas sim o de marketing digital. Confira.

Mova os seus leads no funil com campanhas de e-mail marketing de conteúdo (lead nurturing)

Sabemos que o seu departamento de vendas não deve perder tempo com leads no topo do funil. Mas também sabemos de uma ferramenta que tem o poder de levar os leads desde o topo do funil de vendas até o fundo: marketing de conteúdo.

As pessoas precisam de informação para decidir se compram ou não – e hoje em dia ninguém tem o tempo ou disposição para ficar no telefone com um vendedor explorando os diferentes aspectos do seu produto. Isso é um trabalho para o seu software de e-mail marketing. Na sua newsletter, você consegue ter uma melhor ideia do que os leads querem, em que estágio do funil eles estão.

Em uma newsletter, você coloca artigos que falam sobre como o seu produto pode ser usado, como cuidar do seu produto, como ele se compara com a competição, histórias de sucesso, informação sobre todo o potencial do seu produto. Cada artigo pode ajudar com uma dúvida, uma questão na qual o lead anda pensando. Tome nota de onde cada contato clica e você terá um mapa dos seus interesses, das suas dúvidas.

Tome vantagem disso e escolha material que leva as pessoas a finalizarem essas dúvidas, que direciona o lead para fazer a compra. Quanto mais cuidado na hora de segmentar os seus leads de acordo com o estágio do funil de cada um, melhores resultados você terá.

Juntos, estes dois aspectos do e-mail marketing vão resultar em departamentos de vendas e de marketing que aproveitam mais do seu tempo, trazendo melhores resultados e aumentando a sua eficiência.

Tenha campanhas que encorajam vendas

Aproveitar os clientes que você já tem com o seu e-mail marketing pode ter um impacto enorme no faturamento da sua empresa. Como mencionado antes, é cada vez mais caro ter clientes novos e o e-mail é uma forma prática de conseguir mais vendas dos clientes que você já tem.

Existem muitos elementos que afetam o desempenho de uma campanha de e-mail marketing que procura vender. O design deve colocar ênfase nos produtos que importam, ter CTAs que levam o destinatário a tomar uma ação, ter uma linha de assunto que desperte interesse. Nada disso é fácil, mas com o potencial das vendas entre os seus clientes atuais, vale a pena.

A questão de tentar vender por e-mail é a segmentação. Não importa quanto tempo você gaste em desenhar uma campanha perfeita – se você não segmentar, nada vai funcionar. É como atirar no escuro – as suas chances de acertar o alvo não são favoráveis. Afinal, você não vai conseguir vender comida de gato para quem tem cachorro, não é?

Uma tática comum para encorajar as vendas é o cross-selling. Isso consiste em usar o que você sabe sobre o cliente e fazer recomendações de outros produtos seus que podem ser interessantes. Mas como saber o que é interessante sem dividir os seus contatos em grupos mais pequenos? Procure sempre escolher itens que são complementares aos produtos que eles já compraram, que seguem o mesmo estilo.

Outra tática é a de encorajar resenhas. Os internautas confiam mais na opinião de outros clientes do que no que você diz – resenhas parecem mais honestas e imparciais, e tem o poder de dar legitimidade à sua empresa aos olhos do consumidor. Eles estão, no final das contas, comprando algo que nunca viram de uma empresa que nunca viram. É normal que eles queiram mais informação, uma fonte de informação que seja confiável.

Programe o seu software de e-mail marketing para enviar mensagens aos seus clientes uns dias depois que eles comprarem algo, e busque incentivos para motivá-los a deixar resenhas. Use o poder da segmentação para encontrar destinatários que já interagem com a sua marca na internet. Escolha pessoas que deixam comentários nos seus posts em redes sociais, que respondem aos seus e-mails – elas têm mais chances de tomar 10 minutos para escrever o que elas acham do seu produto, e da sua marca.

Fidelidade de clientes sem esforço com o seu software de e-mail marketing

Ter um bom relacionamento com o cliente é vital na hora de reter esse cliente – afinal, se você quer que eles voltem, eles precisam ter uma boa imagem sua. E isso pode ser uma consequência de outras iniciativas.

Tome o exemplo acima sobre resenhas. Sim, resenhas têm um grande impacto na decisão de internautas de confiar ou não na sua empresa – mas isso não é tudo. Ao enviar uma mensagem para o cliente pedindo a opinião dele mostra que você se importa. Ilustra o fato de que você quer ouvir o lado do cliente e usar isso para melhorar.

Ter a fidelidade do cliente nem sempre é sobre dinheiro, às vezes as pessoas simplesmente querem uma empresa que se importe. Isso se aplica ao nosso sistema de classificação de clientes. Igual quando dividimos leads de acordo com o funil de vendas, devemos classificar os nossos clientes em níveis de fidelidade. Isso abre a porta para um sistema de reconhecimento e recompensas aos seus melhores clientes.

Para cada grupo de clientes fiéis, você pode escolher uma recompensa apropriada que mostre ao cliente que ele é importante para você. Sim, códigos promocionais são legais… mas isso não pode ser o fim o seu programa de recompensa. Lembre-se que as pessoas gostam de ver empresas que tem um toque mais pessoal com o cliente. Vejamos um exemplo prático.

Você tem um pequeno segmento de clientes que vem comprando sapatos seus há 10 anos. Eles são fiéis à sua empresa há uma década! Um simples desconto não é o suficiente, não é pessoal o suficiente. Ao invés, porque não uma campanha de e-mail marketing especial que tenha uma entrevista com o designer, uma pequena nota de agradecimento do CEO e um convite para ver a sua fábrica onde os sapatos são feitos? Prático, pessoal, e barato. E para uma pessoa que é fã dos seus sapatos, esse e-mail vai fazer ela se sentir muito especial!

Consiga novos clientes com e-mail marketing que traz referências

Walt Disney uma vez disse: “Seja o que for que você faz, faça bem. Faça tão bem que eles voltem e tragam amigos”.

Ser tão bom no que você faz que os seus clientes te recomendem para amigos é o sonho da grande maioria de empresas pelo mundo. Lembre-se de que o custo de aquisição de clientes é muito alto e por isso ter clientes novos de graça é incrível!

Aproveite clientes que já mostram uma boa opinião da sua marca – os clientes que compram muito, que levam muito tempo com você, que comentam no seu perfil de Facebook ou te seguem no Instagram. Essas pessoas já gostam da sua marca, então é só uma questão de oferecer os incentivos certos. Esses incentivos podem ser descontos ao trazer um amigo, um produto especial para o amigo, ou talvez um prêmio divertido que o seu cliente e o amigo dele possam desfrutar juntos – como um tour pela sua empresa, ou um casaco feito especialmente para esta campanha.

Para concluir, o e-mail marketing pode trazer resultados que antes vinham apenas do seu time de vendas ou do departamento de atenção ao cliente – hoje, esses resultados podem ser conseguidos por uma só pessoa com um bom planejamento e um software de e-mail marketing. E você? Está pronto para usar o e-mail marketing e ter uma empresa que é mais eficiente?

[ Conteúdo feito pelo time da Mailify ]

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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