Este é um assunto que eu posso tratar com propriedade pois a minha empresa contábil Tactus atua como referência em atendimento contábil ao mercado digital em diferentes esferas.
Atendemos diversos segmentos, entre eles: produtores digitais, afiliados e comércios de produtos físicos.
Devida a vasta experiência que adquirimos atendendo a ajudando os nossos clientes temos uma visão muito clara do que acontece realmente no mercado.
Pensando em ajudar mais nossos clientes e o mercado em geral lançamos um livro “Gestão de empresas digitais”.
Através dele você pode ter acesso gratuito e esclarecer muitas dúvidas relacionadas a marketing digital.
E eu estou no mercado digital como produtor há muito tempo.
Posso contar com a minha experiência, que é muito grande, aliada a cursos específicos para dar boas dicas a quem está entrando agora neste mundo digital.
Com o crescimento que ocorreu neste mercado nos últimos anos ainda existe espaço para empresas digitais no mercado?
Sim! Existe
O que muda no mercado hoje o comparado ao cenário de 3 anos atrás?
A mudança é que por exemplo, como qualquer outro segmento, temos um mercado muito mais concorrido.
E com o mercado tornando-se mais concorrido, ele é proporcionalmente um mercado mais desafiador.
Se for atuar como produtor o desafio que terá relacionado a sua entrega é muito maior.
Essa exigência eu posso perceber até mesmo pelos meus próprios cursos.
Antigamente, por exemplo, era possível fazer a entrega de um curso sem a preocupação latente, pois não havia tanta necessidade, de dar tanto suporte ao aluno.
Hoje em dia temos que “pegar o aluno pela mão” e conduzi-lo no seu processo de aprendizagem para que ele atinja os seus objetivos .
Isso porque temos uma quantidade de concorrentes muito maior e também uma facilidade enorme para obter conhecimento pela internet e com isso as pessoas ficam mais exigentes.
Ao buscar por um curso online as pessoas esperam uma entrega muito maior de conteúdo junto a outros aspectos que fazem total diferença.
Com isso o produtor nos dias de hoje tem que se preparar para fornecer um suporte muito maior.
O custo do tráfego para efetuar a venda do produto digital é muito maior também, e criar uma audiência e autoridade de fato é mais essencial do que nunca.
Trabalhar com diferentes canais para atingir isso também fará grande diferença, como por exemplo utilizar outros canais de aquisição além dos que vem do Facebook e outras maneiras.
Ao trabalhar por exemplo com vídeo o empreendedor não pode ficar preso somente ao Youtube, ele precisa enxergar outros caminhos para seguir, como utilizar o próprio Instagram.
Essas são variáveis que não eram tão relevantes há 3 anos atrás e hoje são essenciais, e tornam diariamente o mercado muito mais desafiador.
Portanto, é preciso pensar de forma mais estratégica.
Escolha dos segmentos
Outro fator existente são os segmentos, que apesar de serem muito amplos, possuem alguns mais concorridos do que outros.
Em contrapartida existem nichos praticamente inexplorados dentro do mercado digital, para os produtores e também para os afiliados e estes nichos estão muito mais relacionados a segmentações específicas.
Um exemplo prático é quando eu falo de marketing para outros contadores.
Eu procuro oferecer uma orientação sobre como um profissional e uma empresa contábil podem fazer o seu marketing e ter bons resultados.
E eu uso toda a experiência que tenho somada as táticas que aplico na minha empresa Tactus entre outras coisas para dar o melhor aos meus alunos.
Este é um nicho praticamente inexplorado, trabalhando como afiliado, hoje menos de 2% das nossas vendas vêm através de afiliados e 98% das vendas vem da minha estratégia de marketing.
É possível perceber como no campo de afiliados esse nicho não foi explorado.
Isso porque logicamente para trabalhar com um nicho desses é necessária experiência em relação a ele e conhecer um pouco mais sobre nossa persona.
E muitas vezes o afiliado que está começando no mercado digital não tem este trabalho de pesquisa ou acaba se tornando afiliado de produtos que ensinam outros afiliados a também montar um negócio digital.
E com essa estratégia lá na frente a conta começa a não fechar.
Isso porque quando todo mundo trabalha basicamente nos mesmos nichos como por exemplo: emagrecimento e mercado digital em suma, acaba gerando um custo de tráfego muito grande.
Enquanto isso no meu nicho o custo de tráfego é baixíssimo, isso acontece porque eu tenho um micro nicho muito específico, é o ponto que faz uma grande diferença.
Caso decida trabalhar como produtor ou como afiliado procure repensar a questão relacionada a nichos e micro nichos, pois isso fará diferença no seu sucesso.
Gestão da sua empresa
Outro fator importante dentro deste segmento é a gestão do seu negócio.
Anteriormente pensar na gestão da sua empresa dentro mercado digital não era muito importante e hoje isso mudou muito.
A gestão de uma empresa determina o seu sucesso ou fracasso.
Como entender melhor a gestão da sua empresa digital?
Acesse o meu livro “Gestão de empresas digitais” que está disponível gratuitamente na versão E-book no nosso site.
Os nossos clientes recebem automaticamente o meu livro autografado no seu endereço de cadastro, pois é um passo que consideramos extremamente importante.
No meu livro o empreendedor vai entender que é preciso olhar para a sua empresa como um todo e para o seu negócio de forma ampla e clara.
É preciso encarar que está construindo de fato um negócio de marketing digital e não andando despretensiosamente por este caminho.
Não importa se vai faturar 10k, 20k ou 100k, tem que entender claramente que essa história de 6 em 7, 7 em 7 são coisas para poucos e é preciso uma visão muito mais clara da realidade deste mercado.
Todos esses aspectos são bastante exemplificados no livro, por isso ele ajuda que tenha uma visão clara em relação a esses pontos.
E também ajudará a entender que neste mercado há espaço sim para que tenha sucesso, desde que tenha muito conhecimento e trabalhe para isso.
Esse conhecimento envolve variáveis como:
· Amplo conhecimento de tráfego;
· Gestão do negócio digital;
· Conhecimento de relacionamento com o cliente;
· Saber efetivamente que é necessário trabalhar o cliente pela sua jornada e não simplesmente pela aquisição inicial;
· Ter conhecimento mais prático e claro do que é o ROI de fato, não olhando somente o ROI da campanha, mas ele como um todo do seu cliente;
· Olhar tudo o que ele deixa de acordo com o tempo de vida dele dentro da sua empresa
· E entender que vai entrar para um mercado que vai exigir muito mais conhecimento, técnica e experiência que você precisa adquirir.
Não se iluda com cursos que te prometem que ficará milionário da noite para o dia.
Ficar milionário em um curto espaço de tempo é impossível?
Não é, mas são situações extremamente raras e ocorrem para uma pequena minoria dentro da nossa carteira de clientes.
A grande maioria tem sucesso e bons resultados, mas começa com um faturamento modesto.
Mas é possível ter bons resultados com certeza, basta buscar conhecimento prático e ter estratégias para isso.
Não sabe por onde começar?
A Tactus é uma empresa especializada neste segmento e pode te ajudar com tudo o que você precisa para que tenha resultados neste mercado.
Baixe seu livro agora mesmo e dê o primeiro passo rumo ao seu sucesso!
Entre também em contato conosco, nossa equipe terá muito prazer em atendê-lo e prestar a ajuda necessária para que tenha melhores resultados no mercado digital.