Como o empreendedor pode se transformar para não somente sobreviver mas também ter melhores resultados no mercado?
Recentemente estive com meu amigo Nilson Patrone, que é empreendedor e tem uma mecânica de automóveis.
O Nilson está neste ramo de oficinas há 15 anos.
A empresa dele cresce exponencialmente e tem a missão de ser diferente dentro das demais existentes no mercado.
Nilson ressalta que hoje, para o sucesso de um empreendimento, é essencial fazer o marketing pessoal e também o marketing da sua empresa.
Evolução empreendedora
Ele, como a maior parte dos empreendedores, iniciou sua oficina de modo bem simples.
Era um espaço na garagem e a busca de clientes foi de porta a porta, somente depois de algum tempo foram para outro espaço, onde comportava mais carros.
E eles no início já tinham um marketing através de outdoor, onde eles incentivaram que o cliente entrasse no site para se familiarizar e procurar a empresa e assim foram crescendo, e hoje ele vê uma necessidade enorme de continuar fazendo marketing para a captação de clientes.
E nesse processo todo de evolução ele acompanhou colegas que iniciaram na mesma proporção que ele tinha, tamanho e estrutura, e ele disse que muita gente evoluiu junto mas, muita gente também ficou pra trás nesse processo.
Não é apenas um processo de marketing, trata-se também de um processo de estudo e não podemos parar, pois o mercado cobra muito.
No mercado de veículos a tecnologia chega numa velocidade muito grande e o Nilson está sempre se aperfeiçoando e fazendo treinamentos.
O cliente busca um conserto para seu problema com exatidão, são valores agregados muito altos e o empreendedor tem que ter um expertise alta no que ele faz para não correr o risco de prejudicar o cliente.
E ele disse que com o passar dos anos o seu perfil de cliente mudou em 90%.
Hoje ele tem uma gama de clientes muito boa em razão do marketing.
Eles fazem um processo de marketing digital bastante satisfatório e 50% dos seus clientes vêm através da internet, mas de uma forma qualificada, onde conseguiram trazer o “bom cliente”.
O processo de evolução envolve vários aspectos, como a evolução do marketing que é necessária, que é uma deficiência que o pequeno empresário tem de se vender no mercado e ele teve que evoluir toda a entrega para que fosse condizente com o que vendia.
Para uma melhor entrega ele precisou investir na oficina, trocando equipamentos e adotando equipamentos diferenciados.
Quando eles começaram sempre acreditaram que poderiam chegar no seu objetivo.
A compra de equipamentos e investimentos nunca foi esperando o retorno imediato, para eles isso não funciona e ele entende que o retorno pode vir de várias áreas.
O seu cliente pode te olhar com outros olhos, pois você teve coragem de investir, e eles tiveram que montar outra estrutura para atender a clientes do mercado de importados.
E cada ano a tecnologia chega e é preciso se aperfeiçoar, caso contrário, fica-se defasado no mercado, eles fazem anualmente um investimento para estar sempre na ponta.
Investimento e parceria
Ele fez a oficina e a sua casa em cima, e eu perguntei no que ele investiu primeiro: ele disse que inicialmente investiu na oficina para depois construir a casa.
Eles tinham uma dificuldade quando a oficina era na garagem de separar o cliente da oficina.
Como não deixar que o trabalho se misturasse com a casa? Hoje eles tem essa separação muito bem definida.
E hoje ele avalia a qualidade de vida dele muito maior, trabalhando tão próximo de casa.
Eles têm a visão de primeiro fortalecer o seu negócio, para ele gerar resultados, para somente depois pensar no lado pessoal como: comprar um apartamento, uma casa ou um carro.
Muitos empresários acabam fazendo o inverso: tiram o dinheiro da empresa, deixam a empresa “pobre” para benefício pessoal.
Pensar de modo empreendedor foi o diferencial para que ele tivesse sucesso hoje.
Ele e a esposa, que também é sócia do negócio, têm a mesma mentalidade: investir primeiro no negócio para depois colher frutos.
Muitas vezes o empreendedor deixa de investir numa ferramenta e investe em um veículo, por exemplo, e eles nunca fizeram isso.
Sempre investiram muito em ferramentas para poder ser referência dentro do segmento que atuam.
Eles têm a mentalidade que devem usufruir depois dos frutos do trabalho.
E um ponto interessante é que ele trabalha com a esposa e convive o tempo todo e todo o tempo as coisas se misturam, mas ele diz que conseguem separar muito bem a vida pessoal da vida profissional.
Ele e a esposa tem pensamentos muito semelhantes e respeitam o trabalho um do outro, têm muito bem delimitadas as suas ações, cada um na sua função.
Aperfeiçoamento pessoal
E o Nilson nos seus estudos vai muito além da sua realidade técnica. Ele faz variados cursos como coaching, venda pessoal, marketing e etc.
E isso mudou completamente o seu negócio.
Hoje o cliente não necessita mais apenas do “serviço” ele busca uma experiência, pois o produto todo mundo tem e o serviço básico também.
Vivemos a era da experiência, hoje compramos a experiência.
E quando nosso cliente vai sua nossa oficina eles conseguem vender uma experiência completa.
Possuem um atendimento diferenciado, escritório bem organizado e tornam a entrega de uma prestação de serviços em um produto palpável.
Mudaram muito o modo operacional e esse ano tiveram muitos resultados positivos.
E qual a dica para o empreendedor que quer fazer o negócio dele evoluir ?
“Não se pode parar, a evolução é muito rápida. Tecnologia, mercado, marketing digital, tudo está num processo muito acelerado. Quem está pensando em fazer vai ficar pra trás, a hora é agora.”
Nilson Patrone