Contabilidade Digital | Tactus

EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL 2022: REGULARIZAÇÃO E PRAZOS

Você perdeu o prazo para regularizar o seu negócio? Saiba que por motivo de inadimplência pode resultar na perda automática na questão tributária e entenda sobre a Exclusão do Simples Nacional em 2022.

Quer saber mais sobre a exclusão do Simples Nacional para o ano de 2022? Vamos falar sobre isso no artigo: confira!
A Receita Federal já vem comunicando às empresas sobre a questão da exclusão do Simples Nacional.

Diferentemente dos anos anteriores, em que houve uma certa flexibilidade em relação a isso, para o ano 2022 até então não se fala em nenhum tipo de tolerância. Ou seja, as empresas que estão em débito Federal, Municipal e Estadual já foram comunicadas sobre os débitos para a possível exclusão do Simples Nacional.

imagem que represente pessoa em estado de alerta
Se não sabe se a sua é uma dessas empresas, deve procurar mais informações em relação a isso

Nessa exclusão, a Receita Federal dá um prazo para que seja feita a regularização com o objetivo que não perca automaticamente a questão do Simples Nacional.

Mas muitos empreendedores acabam deixando pra lá ou nem ficaram sabendo sobre essa questão da exclusão.

Tempo para regularização

A boa notícia é que ainda há tempo! Recomendamos que procure hoje mesmo essa questão. Caso passe do prazo, você automaticamente será excluído do Simples Nacional em Janeiro de 2022.

Portanto, até o final do ano tudo fica como está: se a sua empresa está no Simples Nacional ela continuará até o fim de 2021, mas é muito importante fazer as regularizações ou um parcelamento de todos os seus débitos.

Para fazer um parcelamento é preciso verificar a questão de valores

A contabilidade faz o levantamento e te dá a informação para que possa entender e colocar dentro do seu Fluxo de Caixa como uma parcela a mais.

Se fizer um parcelamento agora ainda pode garantir estar no Simples Nacional em 2022, lembrando que ainda há o mês 12 (Dezembro) para fazer as apurações e os devidos pagamentos.

Nunca se esqueça: Neste caso, além de pagar o valor principal é preciso pagar os parcelamentos.

Isso porque no ano seguinte, quando for feita a solicitação do novo pedido do Simples Nacional, será efetuada uma varredura em todos os Órgãos.

Se o empreendedor estiver devendo alguma coisa ou algum imposto – mesmo após o parcelamento – não entrará no Simples Nacional.

A grande vantagem para empresas digitais

O Simples Nacional é sim uma grande vantagem, principalmente na questão tributária, que é bastante significativa.

Estamos falando de 4% para Comércio, 4,5% para alguns tipos de Serviços e 6% para Outros, ainda que no Simples Nacional possamos chegar até 15,5%.

No Lucro Presumido, chegamos em 13,33% e até 16%, pois depende do ISS (Imposto Sobre Serviços) de cada prefeitura.

O Simples Nacional é urgente, mas não se desespere, ainda há tempo. É claro que não adianta fazer o parcelamento e não cumprir, ou seja, não arcar com os devidos pagamentos. 
(inserir imagem que represente prazos)
Legenda: Se perdeu o prazo não se preocupe, ainda dá tempo para uma nova solicitação

Se perdeu o prazo não se preocupe, ainda dá tempo para uma nova solicitação

O importante é lembrar que é preciso estar com todos os débitos em dia, nem que seja com a condição de parcelamento.

Se tiver qualquer dúvida em relação a isso, entre em contato com a Tactus!

Sempre trazemos as novidades e atualizações do mercado e governo, para que nosso público fique atento ao que está acontecendo.

A Tactus Contabilidade Digital estará sempre à disposição e esse é um momento muito interessante para se tornar nosso cliente.

Somos sim a maior contabilidade com experiência em mercado digital além de outros mercados e atendemos a todos de forma online, sem considerar o fator de limitação geográfica.

Temos certeza que podemos oferecer um serviço muito interessante para o seu negócio.

Sair da versão mobile