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Gestão Financeira do Negócio Digital

Nesse artigo você terá uma uma série de dicas sobre gestão financeira para o seu negócio digital.

Os negócios digitais não são somente produtores, mas também para afiliados.

As dicas englobam desde que quem está começando até a quem já está num nível mais alto e quer entender como pode melhorar os seus resultados.

Controle financeiro para o negócio digital

Um dos erros mais comuns dentro do mercado digital é a falta o controle financeiro dentro das empresas.

Os empreendedores digitais usam diversos controle e métricas de resultados, mas no sentido de controle financeiro isso muitas vezes é desorganizado.

Para organizar as finanças do produtor ou do afiliado é necessário criar um controle financeiro, ter o planejamento desse controle para que saiba pra onde está indo o dinheiro da sua empresa.

Não será apropriado usar o seu retorno financeiro para pagamento contas se não sabe onde especificamente está gastando. Então é necessário ter esse controle.

Assista o vídeo:

O mercado dispõe de alguns controles on-line, um deles é o ContaAzul.

Claro que é possível ao invés disso ter esses dados em uma planilha de Excel, ela tem como ponto positivo a possibilidade de ser moldada da maneira que quiser.

Mas para que execute essa tarefa deve conhecer pelo menos as funções básicas do Excel e dedicar algum tempo para a confecção da sua planilha, ela vai precisar de muitos ajustes para se moldar às suas necessidades.

 O ContaAzul é muito utilizado atualmente dentro do mercado pelo seu valor baixo de manutenção e facilidade na utilização.

E a vantagem desse controle on-line perante o controle por planilha é que ele já vem pronto, consegue acessá-lo remotamente de qualquer terminal, a planilha só tem essa possibilidade se for alocada ao Google Planilhas.

O controle on-line é melhor, pois depois de formatá-lo e criar as contas, fará isso uma única vez, e ainda pode exportar esses dados para uma planilha do Excel.

Esse tipo de controle também têm automação na de busca de dados, isso se torna um grande facilitador.

Ele trabalha buscando dados junto ao banco, o que exime a sua necessidade de informar os dados bancários de forma manual, o sistema fará a conciliação automática do extrato.

Dentro da conciliação existem contas específicas, sendo necessária uma pré-análise, pois muitas contas são genéricas e não vai utilizar na sua empresa digital.

Mas a maioria das contas já está pré-formatada, então para quem não tem conhecimento em gestão financeira esse software com certeza vai ajudar, ele não exige nenhum conhecimento específico.

Como separar as despesas de um negócio digital

O primeiro ponto que precisa entender é que nesse controle financeiro, você deve conseguir dividir os tipos de despesas que tem na empresa e também os tipos de receita.

Partindo das receitas, se você é produtor deve ter os seus produtos bem divididos entre si e se divulga produtos de outros produtores deve saber quais são as receitas que vem de afiliados.

Se for é apenas um afiliado deve saber quais os produtos que está divulgando.

Precisa ter clara qual a receita proveniente de cada um deles separadamente.

No cálculo das despesas é importante que saiba quais seus custos fixos, as despesas que são fixas mensais devem estar separadas dentro do controle financeiro, bem como as despesas bancárias ou despesas que tem com ferramentas que utiliza para poder girar o seu negócio digital.

São necessárias todas essas divisões dentro do controle, pois na da análise poderá enxergar cada ponto, e onde está gastando.

Normalmente o afiliado e o produtor tem um controle individual calculando o ROI por campanha, lançamento e etc., quando partir para o controle financeiro deve ter uma visão global da situação da empresa.

Tem que separar em outro local se quiser saber esses dados de forma individual, por exemplo, quanto destinou a cada produto.

Controle financeiro com planilha ou sistema de gestão financeira

Recomendamos que você dê preferência ao uso de uma gestão financeira pela internet por vários motivos.

Um deles é que para usar o Excel precisa de conhecimento, para ajustar a planilha da forma que exatamente precisa terá um extenso trabalho adicional.

Já num sistema on-line recebe tudo preparado, terá apenas o trabalho de alimentar as informações, os relatórios já saem prontos, com isso ganha tempo e as informações de maneira prática para fazer o seu fechamento.

Talvez até uma simples emissão de relatório numa planilha seja mais difícil pra você do que o uso de um sistema on-line, o sistema já está preparado pra atender as suas necessidades, ele é intuitivo isso acaba facilitando fazer a inserção das informações.

Outro fator que deve considerar é o risco que corre de perder os seus dados.

Na maioria das vezes salva a planilha no seu computador, e ao fazer isso corre o risco desse computador ser formatado, pegar um vírus ou mesmo perder os dados que inseriu.

Já num sistema on-line a todo o momento os dados que alimenta são salvos e a responsabilidade pelos dados é do fornecedor do serviço, com isso você fica muito mais seguro.

E se esses sistemas trabalharem com a forma de nuvem pode acessá-los de todo lugar e a qualquer momento.

Essa praticidade faz muita diferença.

(nosso diretor Anderson Hernandes com o time de alta gerencia do ContaAzul)

Você levará muito mais tempo ajustando e alimentando a sua planilha do que se utilizar um sistema online, mesmo que contrate uma pessoa pra isso, não vale a pena.

Um dos sistemas mais utilizados que é o ContaAzul traz várias possibilidades aos usuários, por exemplo, de integração automática com o banco.

As informações bancárias são integradas e atualizadas diariamente.

Fica disponível acesso aos recebimentos dos clientes, quem pagou e quem não pagou, e aparece automaticamente no extrato pra quem vai fazer à conciliação a sugestão de como fazer, é só aceitar.

Assim você faz uma conciliação muito rápida, enquanto esse trabalho em uma planilha seria muito extenso.

Com a tecnologia atual não vale mais a pena a utilização dessas planilhas, existem bons sistemas on-line como o próprio ContaAzul onde com um pequeno investimento mensal vai ganhar muito nas funcionalidades pra controlar o seu financeiro.

A planilha acaba sendo uma opção muito amadora. O sistema financeiro num geral é muito mais profissional para atender as suas necessidades.

A diferença da gestão financeira com a contabilidade de negócio digital

Agora que entendeu a importância do controle financeiro, deve entender como fica a relação dele com a sua contabilidade.

O financeiro vai te fornecer as informações do dia a dia, como a situação mensal enquanto a contabilidade dará a visão em longo prazo do seu negócio.

Dentro da contabilidade consegue acompanhar como está a evolução do seu lucro.

Por exemplo, a sua soma de caixa é parte da informação que obtém dentro do seu financeiro, mas o lucro do seu negócio será informado pela contabilidade.

A contabilidade para negócios digitais coleta as informações contidas no financeiro aplicando uma tratativa diferenciada.

A contabilidade também vai fornecer o seu avanço patrimonial, como andam seus investimentos na empresa, os seus resultados, os compromissos que assumiu, assim encontrará de forma clara como está esse balanço, e como está a situação entre o que tem que receber e o que tem a pagar, para que possa validar a sua lucratividade.

Normalmente essa avaliação contábil é feita anualmente para as empresas digitais.

Todos os meses as informações que os clientes enviam são levantadas para que ao final de cada ano seja fechado o balanço com um demonstrativo de resultado.

Uma das coisas importantes que facilitam muito o entendimento que empreendedor é transformação por parte do escritório de contabilidade dessas informações que parecem complexas para uma linguagem simples.

É importante que a empresa de contabilidade prestadora de assessoria forneça essa informação, para o entendimento de como está à empresa anualmente.

Essa obrigação contábil também atinge o fisco, pois ele quer saber o que você fez com o seu dinheiro, alguns aspectos de ordem tributária são influenciados através disso como, por exemplo, a isenção do lucro do o imposto de renda pessoa física.  

A contabilidade deve te assessorar quanto a isso!

E esse controle financeiro auxilia porque será o reflexo do que acontece na sua empresa, se a sua empresa já tem um controle organizado torna a coleta de dados da contabilidade menos trabalhosa.

O que fazer com o lucro da sua empresa digital

Uma dúvida muito comum é o destino do lucro obtido, se deve ser reinvestido no negócio digital ou transferido para a pessoa física.  

Inicialmente, antes de qualquer medida, deve conhecer a sua empresa, ter um planejamento do que vai acontecer no seu ano, pra que saiba o que fazer com o que obtive de lucro.

Não funciona aplicar todo o lucro em forma de reinvestimento sem que haja planejamento.

Assista:

Vamos supor que trabalhe somente com produto de afiliado, esses produtos tem uma curva de lucro partindo do lançamento, tem um pico de vendas e depois esses números começam a cair.

Você pode tentar manter esse pico por um tempo, mas em dado momento ele cairá, principalmente se ele for um produto perpétuo, que estará sempre disponível para a compra, esse processo se assemelha a uma loja em um shopping ou uma galeria, depois do seu pico de venda e do seu lucro é importante ter como se manter o restante dos meses.

Quando tem o controle financeiro prevê suas despesas e o quanto vai conseguir lucrar de forma projetada durante o ano, assim vai saber o que fazer com o seu lucro.

Com o controle enxerga quais serão os gastos fixos para manter a sua empresa em determinado período.

Sabendo que pode haver sazonalidade deve usar uma parte do lucro e reinvestir na sua empresa para obter novos resultados e guardar a outra parte para suprir um futuro problema que podem acontecer, como no caso da sazonalidade.

Essa questão de reinvestir ou tirar esse dinheiro referente ao lucro tem haver com as coisas que são vendidas no mercado digital, que envolvem a questão da liberdade financeira.

A liberdade financeira do mercado digital

Um conceito importante dentro do mercado digital é justamente a questão da liberdade financeira.

A liberdade financeira se dá quando obtém um volume de recursos em mãos seja em dinheiro, aplicado em imóveis etc. que permite rendimento mensal suficiente para suprir a sua necessidade de rendimento mensal.

A liberdade financeira está vinculada a quanto precisa para sobreviver mensalmente.

Leia nosso livro:

Ela não é algo que vai conquistar e ter a garantia que permanecerá pela vida toda, você pode ter problemas.

Como um investimento em imóveis que te de prejuízo ou alguma desvalorização, o imóvel está parado existem alguns conceitos que precisa considerar.

É essencial que o empreendedor digital saiba a importância do controle, com ele sabe pra qual rumo caminha o seu negócio, se quer a liberdade pra poder viajar o mundo, por exemplo, deve trabalhar e principalmente se programar.

Assista:

Mesmo que no futuro tenha viajado o mundo todo se não tiver acumulado nada na sua pessoa física como imóveis ou recursos financeiros, em uma necessidade não consiga produzir o suficiente para manter o seu plano de vida você não acumulou nada.

É indispensável que tenha a sua liberdade tanto financeira como física, mas deve seguir alguns critérios.

Esse é o conceito de liberdade financeira que é muito interessante, porém precisa ser construído a partir de visão realista.

Isso independe de um lançamento milionário que faça, não terá liberdade financeira assim, isso é uma coisa que vai conquistar em longo prazo.

O fato de algumas pessoas terem acumulado recursos suficientes para não trabalhar mais não significa que eles ficaram ociosos, pois vida também é feita de objetivos pessoais, dificilmente uma pessoa que chega a esse patamar para no tempo, porque ela quer sempre alcançar algo diferente dentro dos seus objetivos, e isso não tem nada haver com o acúmulo de dinheiro, mas com realização pessoal.

O fluxo de caixa em lançamento de produto digital

Há uma concepção errada dentro do mercado onde acreditam que o lançamento de um produto, tal qual a Fórmula de Lançamento, ocorre somente durante o período inicial que pode durar um pouco mais ou um pouco menos que sete dias.

O pico de receita de fato acontece no lançamento, porém todo o funcionamento da empresa do ponto de vista financeiro ocorre alguns meses antes e alguns depois, e esse conceito deve estar claro para o empreendedor.

Geralmente os produtores fazem seus lançamentos duas vezes ao ano, com isso tem um processo que começa cerca de dois meses antes dependendo do tamanho do lançamento.

Algumas grandes empresas assim que lançam um produto e o lançamento se encerra começam a projetar o próximo, logo em seguida, uma empresa deve funcionar o tempo todo, não somente na época do lançamento, isso é um conceito importante a considerar.

Esse conceito influencia diretamente o fluxo de caixa, pois se você pensar em fazer um lançamento em Janeiro, em meados de Setembro terá que começar a investir em equipe, tráfego, vídeomaker e etc.

Feito isso terá que manter esse lançamento vendendo pelo maior tempo que for possível, se o seu carrinho fecha, por exemplo, em sete dias terá que investir muito em tráfego e em outros recursos pra que isso aconteça.

Se esse produto não ficar no perpétuo e fechar o seu carrinho numa determinada data, terá que investir em uma maneira de deixar a sua imagem e seu produto na mente de quem fez a compra e de quem vai comprar o próximo lançamento, por isso terá de continuar investindo.

Outro ponto que deve também deve considerar é a questão do evento ao vivo, hoje em dia é muito mais comum do que antes, ter um lançamento ao vivo atrelado ao lançamento do produto digital.

Esse tipo de evento gera um custo muito grande para o produtor e ele muitas vezes não tem esse valor previsto.

Normalmente o custo do evento supera o custo da sua projeção, pois ele foge um pouco do controle.

Num evento ao vivo não há como planejar previamente algumas coisa de forma exata, como consumo de água ou um coffee break que vai oferecer e fora isso às vezes aparecem muitas despesas extra.

É importante que projete o seu custo não somente para aquela semana de lançamento, mas para todo o período, para que a sua empresa se mantenha ativa.

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