A Hotmart alcançou o valuation de mais de 1 bilhão de dólares!
É incrível imaginar esse acontecimento!
Mas, o meu objetivo com este conteúdo é te provocar com alguns questionamentos:
- O que isso significa para o mercado de marketing digital?
- Como isso mexe com o mercado de marketing de afiliados?
- Como podemos olhar as projeções da educação online no Brasil?
- O que os números da Hotmart dizem e o que os estudos nos mostram sobre o que temos pela frente?
- Como podemos aprender com a Hotmart?
Vamos responder esses e outros questionamentos ao longo deste conteúdo, acompanhe!
Trajetória do Hotmart
Fizemos um estudo para poder te ajudar a entender a trajetória da Hotmart e tudo o que temos pela frente.
Voltando um pouco ao tempo, a Hotmart passou por algumas rodadas de investimentos:
2011 – 190k dólares
2019 – 50M dólares
2021 – 130M dólares (735 milhões reais)
Vale lembrar que a Hotmart foi uma das vencedoras do Desafio BuscaPé e recebeu investimento.
Foi depois do último aporte que ela chegou no valuation de mais de 1 bilhão de dólares, tornando-se tornando o novo unicórnio brasileiro.
Isso é motivo de muito orgulho porque é fantástico o trabalho que eles conseguiram construir!
Será que o João Pedro e o Matheus, quando estavam projetando uma empresa pensando na entrega de e-books, iriam imaginar que um dia chegariam onde estão?
Pessoalmente, no início, eu acredito que eles não imaginavam.
É claro que depois que as coisas foram evoluindo ficou claro que eles chegariam no target que chegaram hoje.
Previsibilidade do mercado
O que nós podemos esperar daqui para a frente em relação a Hotmart?
O primeiro aspecto já temos hoje, mas isso vai aumentar com uma série de ações que a Hotmart vai fazer com esse dinheiro investido. Vamos falar sobre três pontos-chave:
Maior ecossistema educacional do Mundo
É isso mesmo, a Hotmart está criando um dos maiores ecossistema de conteúdos educacionais do mundo.
Hoje esse sistema é composto por:
- Plataforma de Membros;
- Meio de pagamento – além do que ela cobra de taxa existe a receita financeira proveniente das antecipações que são feitas;
- Plataforma de vídeo própria;
- Rede social – que é o caso da Hotmart Sparkle, que com certeza ajuda na entrega de conteúdo e em toda a questão de evolução de influência de conteudistas dentro da plataforma;
- Criadores de página de vendas;
- Eventos ao vivo – a Hotmart recentemente entrou nesse mercado, fazendo entregas online e ao vivo para que as pessoas pudessem participar;
- Vídeos legendados.
Há uma série de coisas que ela criou, como uma lista de funcionalidades dentro da sua plataforma.
Com isso infoprodutores e afiliados podem vender cursos online, serviços online, assinaturas, eventos ao vivo, e-books, videoaulas, kits e outros produtos digitais.
Aquisições no mercado
Dentro dessas funcionalidades entramos no ponto 2, que são as aquisições que ela fez para fortalecer esse ecossistema.
Podemos esperar facilmente 5 novas aquisições com esse investimento. A seguir vamos falar sobre cada uma delas. Confira!
- Aquisição de parte do eNotas – um emissor de Notas Fiscais que está conectado com a plataforma. Por se tornar sócia, ela conseguiu melhorar significativamente a integração fiscal das empresas e permitir a correta tributação das vendas na Hotmart;
- Klickpages (Páginas de Vendas e automação de e-mail) – essa aquisição proporcionará para os usuários da plataforma estrutura mais integradas em relação a entrega, páginas de venda e relacionamento com o cliente;
- VidMonsters – essa é uma agência de vídeo marketing que ela também fez a aquisição para melhorar seu ecossistema;
- Teachable (Startup de educação americana);
- Wollo app de assinatura de conteúdo.
Esse processo de aquisições deve continuar acontecendo. Com certeza eles já tem “no radar” novas aquisições, isso virá para fortalecer ainda mais a concepção de ecossistema e consequentemente a capilaridade.
Quando uma empresa vai para os EUA e adquire o que é uma das principais empresas de educação de startups dos EUA, ganha uma capilaridade muito maior do que construir o negócio do zero.
Esse com certeza é um fator levado em consideração pela Hotmart.
Crescimento acelerado
O crescimento sem dúvida vai continuar sendo acelerado!
Muito se deve ao que aconteceu com a economia mundial, em razão da pandemia.
O pior momento da economia mundial foi o maior impulsionador da educação a distância. Vamos ver alguns números interessantes em relação a isso:
Afiliados
O número de afiliados teve crescimento significativo no último ano:
- 131% – Colômbia e Argentina
- 61% – México
- 51% – Espanha
Produtores
Foram 75% mais produtores do que tínhamos no início da pandemia.
Assinaturas
Esse setor cresceu mais de 200%, e se fortaleceu dentro da plataforma o conceito de assinaturas.
Muitos criadores mudaram a forma de vender o produto digital, optaram por vender em forma de assinaturas ao invés de vender em forma de lançamento.
E isso tem crescido muito de forma geral.
Usuários internacionais
Nesse ponto, somente a Espanha teve 188% de crescimento, além dos outros Países.
Nichos que destacam
Como podemos imaginar os nichos que mais cresceram foram: Marketing digital, Instagram, Música, Beleza (todos acima de 90% de crescimento).
Mercado digital
Você pode estar se perguntando: “Qual o tamanho do mercado da Hotmart?”
Acredite: Hotmart atingiu 188 países e 20 milhões de pessoas.
Sabe o que isso significa quando olhamos para o mercado de plataformas?
Olhamos a Hotmart no topo e todas as demais abaixo e isso não coloca em demérito as outras plataformas que temos.
Porém o mercado foi muito absorvido por quem chegou primeiro e com dinheiro na mão. Quem conseguiu investimento e criou uma marca forte, conseguiu obviamente ganhar um espaço muito grande e capilaridade com essas aquisições e parcerias.
Quando uma empresa parte para o mercado internacional, assim como eles – já tem escritórios em 7 países – isso traz uma força muito grande.
Mesmo entendendo que, de modo geral, no Brasil a Hotmart é mais forte, existe toda essa questão de que as coisas fluem muito fortemente em outros países e isso faz grande diferença.
Quando olhamos para as outras plataformas, notamos que elas estão performando muito bem, mas em um nível diferente da Hotmart, com dinheiro as coisas vão evoluir de forma muito mais rápida.
Hoje a força do time da Hotmart é imensa! Eles têm mais de 1.300 Troopers (assim são chamados todos que trabalham na Hotmart), com sede em 7 Países.
Trabalhar na Hotmart
A Hotmart atrai talentos de diferentes partes do mundo e não é por acaso.
Quer descobrir qual o segredo deles para isso? Conheça os três pilares para a gestão de pessoas da Hotmart.
Autonomia
Todos os Troopers têm autonomia para exercer funções e ideias, eles podem decidir como vão trabalhar e a melhor maneira de entregar.
Esse é um fator relevante, pois uma empresa com tantos funcionários e com tanta necessidade de pessoas para criar o que eles criaram, precisa realmente ter um time muito forte.
A hegemonia que foi criada é fundamental para construir um negócio tão grande.
Liberdade
Os troopers têm a liberdade de escolher como organizar o local de trabalho, pausas e a forma de trabalhar.
Todos têm muita maturidade e tudo é feito com muita responsabilidade.
Love
A empresa tem como conceito que o ambiente deve ser de fato agradável.
Eles têm amor pelo time, criam condições de trabalho saudável em um ambiente bem humorado.
Os profissionais foram para o home office considerando todos os cuidados na pandemia!
A Hotmart pensou no conforto e adequação de cada um, fornecendo ajuda de custo complementar e uma série de fatores.
Qual o resultado desse cuidado com o time?
Em um único processo seletivo, que seria para 14 estagiários, eles tiveram 2500 inscritos! Consequentemente, a concorrência por vaga passou a ser alta e selecionando os melhores profissionais.
Isso acontece porque a empresa criou essa condição humana, que torna a marca e a empresa agradável para o público de modo geral, as pessoas desejam trabalhar lá.
Processo de evolução
O que queremos destacar em relação a tudo isso que abordamos no artigo?
Primeiramente vamos mencionar a força do João Pedro e do Mateus.
Somente com um processo de liderança, visão de mercado gigante, espírito de ousadia e acreditando de fato naquilo que efetivamente pode acontecer, chegaram aonde estão.
Os dois são empreendedores e na construção da empresa um complementa o outro, isso faz grande diferença.
O segundo fator é sobre o processo todo de impulsionamento, sabendo aproveitar o momento.
A pandemia trouxe um desastre, não somente no Brasil, mas em grande parte dos países do mundo. Tudo ficou caótico em razão do fechamento dos comércios e muitas empresas quebrando.
Mas a pandemia também trouxe outro viés, olhar para onde o dinheiro estava indo.
Esse foi justamente o viés que a Hotmart e a Tactus Contabilidade Digital decidiram explorar. Salvo todas as devidas proporções nós crescemos de modo acelerado nos últimos anos pela demanda gerada pela Hotmart para serviços de contabilidade para infoprodutores.
Tendências de mercado
O crescimento em 2019, 2020 e 2021 é exponencial, isso aconteceu depois do surgimento de novos negócios digitais.
Os números de novos clientes digitais que atendemos mostram o quanto a pandemia alavancou a educação a distância e o uso de plataformas digitais.
Muita gente que nunca tinha empreendido antes e começou a empreender no digital.
Com isso o volume de abertura de empresas digitais não parou de crescer.
Fiz uma análise para ver a questão das tendências de mercado apontada pelo Google Trends:
Em maio de 2020 a pesquisa da palavra “Hotmart” aponta um crescimento 7x maior se comparado a 2019. E hoje temos uma relação 4X maior do que em março de 2019. É claro que existe um pico de crescimento, e esse pico ocorreu em maio de 2020.
Resultados para contabilidade digital
Isso se refletiu também na nossa empresa contábil.
Os meses de maio e junho de 2020 foram os meses que tivemos o maior volume de novos empreendedores na Tactus, com empresas abertas para o mercado digital.
Isso porque passamos por um crescimento de demanda significativa, em razão do EaD (Ensino a Distância).
A situação mundial fez com que as pessoas procurassem novos caminhos como ser produtor de conteúdo, lançar cursos e tudo mais.
Paralelo a isso o consumo de conteúdos aumentou muito.
As pessoas deixaram de gastar com recreação e começaram a gastar com profissionalização.
Muita gente investiu em conteúdos ligados à academia, emagrecimento e coisas ligadas ao bem estar, e esses foram os nichos que performaram bem dentro do ano de 2020.
O crescimento se sustenta, obviamente que existe uma queda comparado com a que vimos em maio de 2020, mas mesmo com a queda, o crescimento é muito maior que em 2019.
Isso quer dizer muito para o Brasil e para o mercado, que talvez seja o que você está inserido como produtor de conteúdo ou um professor que está focado em treinar outras pessoas em nichos específicos.
Nós também temos uma empresa de educação empresarial que vende pela Hotmart cursos online e eventos presenciais.
Em 2020 os eventos foram todos remodelados para o formato de eventos online.
Inclusive o maior evento de marketing contábil do Brasil – esse ano será realizado 100% online.
Em 2020 o Marketing Contábil Summit foi realizado presencialmente, vendemos todo o evento através da Hotmart, e em 2021 isso será feito 100% online.
A expectativa é colocar mais mil pessoas nesse evento único. Na verdade, já temos um volume maior de inscritos do que tínhamos de público total no ano passado.
O evento está sendo impulsionado em razão da nova forma de entregar conteúdo e de treinar pessoas utilizando o EAD e outras variantes que foram criadas dentro do mercado do marketing digital.
Se está inserido neste mercado, olhe de perto esse crescimento, descubra todas essas possibilidades, alternativas e oportunidades que esse novo mundo traz para você.
Pense bem: ninguém colocaria 700 milhões de reais em uma empresa “à toa” se essa empresa não estivesse “voando” na velocidade de um foguete, ninguém faria uma coisa dessas.
Os investidores do Hotmart são os mesmos do Nubank, o fundo americano TCV.
Esse mercado vai continuar performando e evoluindo, e vai chegar em outro nível na oferta de educação no Brasil.
Com certeza vai continuar crescendo e aumentando as possibilidades de vender em outros países.
Achamos fantástica a possibilidade de vender em outros países. A nossa empresa de treinamento também vende para países fora do Brasil, e há uma possibilidade enorme de ampliação que todos os infoprodutores podem aproveitar.
A minha dica é: não perca essa oportunidade!
É possível aproveitar sendo produtor de conteúdo, infoprodutor, coprodutor, agência de lançamento ou afiliado, tudo o que fizer neste mercado – se for bem feito – vai te fazer ganhar muito dinheiro.
Quanto a Hotmart reiteramos nossa admiração e o parabéns por se tornar o mais novo Unicórnio Brasileiro!
Da nossa parte o compromisso da Tactus Contabilidade Digital proteger os negócios digitais mantendo a legalidade e apoiando a gestão dos nosso cliente!
E assim atendemos mais de 2.000 negócios digitais pelo Brasil todo.