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Impostos no dropshipping: quanto custa e como pagar menos

Imagem mostra jovem empresária analisando papéis em sua mesa com caixas ao fundo, simbolizando os impostos no dropshipping

Os impostos no dropshipping podem variar muito dependendo de vários fatores.

No caso do dropshipping internacional, por exemplo, a tributação é diferente em relação ao nacional.

E se você ainda estiver experimentando o mercado e vendendo como pessoa física, os impostos também vão ter um impacto maior nos seus ganhos.

Por isso, é tão importante você se consultar com uma Contabilidade para dropshipping, que saberá a melhor forma de lhe orientar conforme a sua realidade. 

Vale a pena pagar imposto no dropshipping como pessoa física?

Muitos se perguntam se é possível operar um negócio de dropshipping como pessoa física. 

E sim, você pode vender como pessoa física, mas será que vale a pena? 

Quando você opera como pessoa física, todo o dinheiro que entra na sua conta é considerado como renda pessoal. 

Isso significa que você será tributado pela tabela progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), que é muito mais alta do que na pessoa jurídica, como pode ver abaixo:

Base de cálculoAlíquotaDedução
de R$ 0,00 até R$ 2.259,20isentoR$ 0,00
de R$ 2.259,20 até R$ 2.826,657,50%R$ 158,40
de R$ 2.826,66 até R$ 3.751,0515,00%R$ 370,40
de R$ 3.751,06 até R$ 4.664,6822,50%R$ 651,73
a partir de R$ 4.664,6827,50%R$ 884,96

Além disso, você precisará contribuir com mais 20% para a previdência social, limitado ao teto máximo do INSS.

Ou seja, quando seus ganhos alcançam a terceira faixa de tributação do IRPF, normalmente, não compensa seguir vendendo como pessoa física.

Quais são os impostos no dropshipping internacional?

O dropshipping internacional é um modelo onde você vende produtos de fornecedores estrangeiros para clientes no Brasil. 

Nesse caso, sua empresa atua como intermediadora com o CNAE 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

E isso trará implicações tributárias importantes, conforme veremos a seguir.

Tributação de dropshipping no Simples Nacional

No Simples Nacional, o CNAE de dropshipping se enquadra no Anexo V, cuja tributação inicial é de 15,5%.

Porém, é possível usar um recurso conhecido como Fator R para migrar para o Anexo III, com alíquotas progressivas que partem de 6%:

Faixa de Faturamento (em 12 meses)Alíquota (%)Dedução por Faixa (em R$)
Até R$ 180 mil6,0R$ 0,00
De R$ 180 mil a R$ 360 mil11,2R$ 9.360,00
De R$ 360 mil a R$ 720 mil13,5R$ 17.640,00
De R$ 720 mil a R$ 1,8 milhão16,0R$ 35.640,00
De R$ 1,8 milhão a R$ 3,6 milhões21,0R$ 125.640,00
De R$ 3,6 milhões a R$ 4,8 milhões33,0R$ 648.000,00

É preciso entender também que você vai emitir nota fiscal no dropshipping internacional considerando apenas a sua comissão.

Ou seja, se você adquiriu um produto por R$ 100 e revendeu por R$ 300, emitirá a nota sobre o lucro de R$ 200.

Tributação de dropshipping no Lucro Presumido

No caso do Lucro Presumido, as alíquotas de impostos ficam entre 11,33% e 16,33%, dependendo do ISS da cidade onde o CNPJ será aberto.

Por isso, muitas vezes, quando o seu faturamento com dropshipping está acima dos seis dígitos por mês, pode ser mais interessante migrar para o Lucro Presumido.

Mas cada caso precisa ser analisado de forma individual por uma Contabilidade especializada em dropshipping.

Impostos no dropshipping nacional

O dropshipping nacional funciona de maneira diferente do internacional em termos de tributação. 

Nesse caso, sua empresa é considerada como um e-commerce tradicional.

No dropshipping nacional, você tem duas possibilidades:

  1. Sua empresa intermedia a negociação, mas o produto não passa por você. Neste caso, você emite uma nota fiscal apenas para o fornecedor pelo serviço de intermediação.
  2. Sua empresa intermedia a negociação, compra o produto do fornecedor e vende para o consumidor final. Neste caso, você compra o produto (mesmo que virtualmente) e emite a nota fiscal para o consumidor final.

Se você optar pelo Simples Nacional, a alíquota para o dropshipping nacional começa em 4% sobre o faturamento total. 

Essa alíquota é mais baixa porque a operação é considerada como comércio, não como serviço.

Dropshipping pode atuar como MEI?

O dropshipping internacional não pode ser MEI, pois o CNAE de intermediação de negócios não é permitido pelo regime do MEI.

Mas se você for atuar com dropshipping nacional, existem vários CNAE’s de e-commerce que são permitidos pelo MEI.

Neste caso, você terá que fazer uma pesquisa prévia antes de abrir o seu CNPJ como Microempreendedor Individual.

Porém, o MEI tem um limite baixo de faturamento anual, que é de R$ 81 mil por ano (ou R$ 6.750,00 por mês proporcionalmente).

Se o seu negócio de dropshipping está crescendo rapidamente, você pode ultrapassar esse limite em pouco tempo.


Qual o melhor regime tributário para dropshipping?

A escolha do melhor regime tributário depende muito do seu volume de vendas e da estrutura do seu negócio. 

Para quem está começando no dropshipping, o Simples Nacional pode ser uma boa opção para pagar menos impostos no dropshipping.

À medida que seu negócio cresce, o Lucro Presumido pode se tornar mais vantajoso em termos de carga tributária. 

O Lucro Real, embora seja uma opção, geralmente não é recomendado para empresas de dropshipping no início das operações devido à sua complexidade.

Como está funcionando a taxação no dropshipping internacional

A recente mudança na taxação de produtos importados tem causado um impacto significativo no dropshipping internacional. 

Vamos entender em detalhes como essa nova regulamentação está afetando o mercado e quais são as possíveis soluções para os empreendedores.

Nova estrutura de taxação

O governo brasileiro aprovou uma nova cobrança de 20% de imposto sobre compras internacionais de até R$50. 

Esta taxa se soma ao ICMS já existente, que varia entre 17% e 20%, dependendo do estado. 

Vejamos como isso se traduz na prática:

  1. ICMS: Aproximadamente 17-20% (já existente)
  2. Nova taxa de importação: 20% (recém-aprovada)

Para ilustrar, vamos considerar um produto que custava R$100 antes das novas taxações:

  • Custo original: R$100
  • ICMS (considerando 20%): R$20
  • Nova taxa de importação (20%): R$24,10 (aplicada sobre o valor + ICMS)
  • Custo final para o dropshipper: R$144,58

Como se adaptar ao aumento da taxação no dropshipping internacional

Para se adaptar a essa nova realidade, os dropshippers estão buscando soluções como:

  1. Revisão da política de fretes: Muitos estão optando por cobrar frete do cliente, incluindo uma taxa de frete prioritário com seguro. Isso ajuda a compensar parte do aumento nos custos.
  2. Foco em fornecedores nacionais: Plataformas como AliExpress já oferecem uma seção de produtos com estoque no Brasil. Estes itens não são afetados pelas novas taxações.
  3. Uso de plataformas de intermediação: Empresas como a Três Cliques estão oferecendo soluções que incluem opções de dropshipping nacional, internacional e híbrido.
  4. Negociação direta com fornecedores: Alguns dropshippers estão conseguindo acordos especiais diretamente com fornecedores chineses, buscando condições que ajudem a reduzir o impacto da taxação.
  5. Diversificação do portfólio: Muitos estão optando por incluir produtos de maior valor agregado, onde a margem de lucro pode absorver melhor o impacto das taxas.

Como abrir CNPJ para dropshipping

Agora que você já sabe quais são as principais formas de tributação para dropshipping, vamos ver como abrir CNPJ para dropshipping.

  1. Faça um diagnóstico inicial com uma Contabilidade especializada em dropshipping, para definir a melhor estratégia de tributação;
  2. Envie sua documentação para a Contabilidade, com RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de casamento (se necessário), senha GOV e certificado digital;
  3. A Contabilidade fará o cadastro da sua empresa nos órgãos competentes e cuidará de todo o processo para a abertura do CNPJ.

Como a Tactus ajuda você reduzir impostos no dropshipping

Com tantas complexidades envolvidas no dropshipping, você precisará de uma Contabilidade com experiência neste segmento.

Aqui na Tactus nós temos mais de 3 mil CNPJs abertos no mercado digital, dentre eles e-commerces e dropshipping.

Asseguramos a melhor estratégia tributária em cada etapa do seu negócio, esteja você iniciando agora ou já faturando acima de 6 dígitos por mês.

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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