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MEI pode vender na Amazon em 2024? Saiba o que mudou e como seguir vendendo

Imagem mostra jovem mulher com notebook à frente e caixas atrás dela, com feição de dúvida, como se perguntasse se MEI pode vender na Amazon

Abrir um MEI sempre foi uma ótima opção para começar a vender produtos na Amazon e outros marketplaces.

Mas, recentemente, tivemos algumas mudanças tributárias que trouxeram dúvidas se o MEI pode vender na Amazon.

Por isso, vamos ajudar você a entender em detalhes tudo o que mudou e como continuar vendendo na Amazon pagando o mínimo de impostos.

MEI pode vender na Amazon?

Até agosto de 2014, era permitido ao MEI (Microempreendedor Individual) vender seus produtos na Amazon.

Porém, a partir de 2 de setembro de 2024 a Amazon deixou de aceitar vendedores MEI no programa FBA (Fulfillment by Amazon) Logística. 

Isso aconteceu por causa de um novo regime tributário chamado CRT-4, que trouxe algumas mudanças para os MEI’s e inviabilizou sua aceitação no FBA.

O que é o CRT-4 e qual seu impacto para o MEI que vendia na Amazon?

O CRT-4 (Código de Regime Tributário 4) é uma nova exigência para os MEI’s que emitem notas fiscais eletrônicas (NF-e) e notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e). 

Desde 2 de setembro de 2024, é obrigatório para o MEI incluir o CRT-4 ao emitir esses documentos fiscais. 

A ideia por trás do CRT-4 é simplificar a tributação para os microempreendedores individuais, mas ele trouxe algumas complicações, principalmente para os que vendem na Amazon.

O principal motivo pelo qual a Amazon não aceita mais MEIs no programa FBA Logística é que o CRT-4 não é compatível com as exigências fiscais e operacionais do programa

Ou seja, o FBA Logística da Amazon é projetado para operar dentro de um conjunto específico de parâmetros tributários e logísticos que não se alinham com o CRT-4.

Como fazer para vender na Amazon a partir de agora?

Já que o MEI não pode mais vender na Amazon, a melhor alternativa para continuar vendendo na Amazon é migrar de MEI para uma Microempresa (ME)

Ao se tornar uma ME, você pode continuar a usar o FBA Logística e manter os benefícios de armazenamento e entrega rápida. 

Como desenquadrar do MEI e abrir uma ME para vender na Amazon

Para fazer o desenquadramento do MEI, você precisa acessar o site da Receita Federal e solicitar a mudança

Você terá que informar o motivo, que pode ser pode ser por faturamento, mudança de atividade, necessidade de incluir um sócio ou contratar mais de um funcionário.

Após solicitar o desenquadramento, você precisará fazer uma alteração contratual. 

Esse processo envolve registro na Junta Comercial, Prefeitura, Receita Federal e Estado. E, para isso, você vai precisar do auxílio de uma Contabilidade.

Como abrir uma empresa para vender na Amazon

Para abrir uma Microempresa, será preciso solicitar a ajuda de uma Contabilidade especializada em e-commerce para lhe ajudar neste processo.

Isso porque sua empresa será registrada como um comércio, devido à sua atividade de compra e venda de mercadorias.

E este segmento tem uma série de peculiaridades que exigem um olhar especializado para que você possa pagar o mínimo de impostos.

O processo de abrir CNPJ para e-commerce e marketplace funciona da seguinte forma:

  1. Reunião de diagnóstico com a Contabilidade para definir a melhor estratégia tributária para pagar menos impostos dentro da lei;
  2. Organização dos documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de casamento (se houver), certificado digital e senha GOV;
  3. Definição do tipo de empresa, que pode ser Empresa Individual (EI), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) ou LTDA (Sociedade Limitada);
  4. Escolha das atividades, com a definição dos códigos CNAE para e-commerce e marketplace mais estratégicos para sua empresa;
  5. Elaboração do contrato social, no caso de optar por uma SLU ou LTDA, que é a nossa recomendação;
  6. Registro da empresa nos órgãos competentes: Junta Comercial do seu Estado, Receita Federal e Prefeitura do Município;
  7. Obtenção da Inscrição Estadual e do Alvará de Funcionamento;
  8. Escolha do regime tributário junto à Receita Federal.

Este processo costuma levar de 7 a 10 dias úteis, podendo reduzir o prazo significativamente dependendo dos trâmites da sua cidade.

Impostos para vendas na Amazon como Microempresa

Como você não pode mais ser MEI na Amazon, é natural se preocupar com os impostos relativos às suas vendas.

Ao escolher o Simples Nacional para e-commerce, sua empresa vai se encaixar no Anexo II, com uma das melhores condições de alíquotas.

Confira a tabela de alíquotas progressivas do Anexo II do Simples Nacional:

Faixa de Faturamento (em 12 meses)Alíquota (%)Dedução por Faixa (em R$)
Até R$ 180 mil4,5R$ 0,00
De R$ 180 mil a R$ 360 mil7,8R$ 5.940,00
De R$ 360 mil a R$ 720 mil10,0R$ 13.860,00
De R$ 720 mil a R$ 1,8 milhão11,2R$ 22.500,00
De R$ 1,8 milhão a R$ 3,6 milhões14,7R$ 85.500,00
De R$ 3,6 milhões a R$ 4,8 milhões30,0R$ 720.000,00

Ou seja, você pode iniciar pagando somente 4,5% de impostos sobre as vendas realizadas e já prever este custo na precificação dos seus produtos.

Como reduzir os impostos nas vendas pela Amazon

Ao se tornar um e-commerce, você também pode ter acesso a diversos benefícios fiscais, como o Compete-ES, o TTD 478 e o TTS de Minas Gerais, dentre outros.

Essas podem ser alternativas interessantes, principalmente quando seu faturamento crescer e atingir as maiores faixas de tributação do Anexo II do Simples.

Quando isso acontecer, será fundamental novamente ter o apoio de uma Contabilidade para e-commerce, para realizar um estudo tributário profundo e entender qual o melhor modelo de tributação para o seu negócio.

Como a Tactus ajuda a abrir sua Microempresa para vender na Amazon pagando menos impostos

A Tactus é uma das maiores Contabilidades especializadas em e-commerce e marketplace do país, com centenas de clientes neste mercado.

Ao longo da nossa trajetória, já realizamos mais de 3 mil estudos tributários para nossos clientes e sabemos o caminho para você pagar menos impostos.

Além disso, contamos com uma série de soluções para automatizar o envio das suas notas nas principais plataformas de e-commerce e marketplace do país.

Temos planos de contabilidade digital que se adaptam ao tamanho do seu negócio e oferecemos 30 dias de garantia sobre os nossos serviços.

Agende uma conversa com nosso time de especialistas em e-commerce e saiba mais como podemos ajudar a gerir suas vendas digitais.

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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