O que está acontecendo com o comércio de lojas físicas?
Nós estamos passando por um processo de transformação.
O processo de transformação no Brasil tem impulsionado todo esse processo de mudança.
E quem já se adequou a essas mudanças pode não sofrer impactos tão desastrosos nessa crise que trouxe o Coronavírus, como sofrerão as pessoas que tem apenas um negócio físico. Com a crise, muitas pessoas continuam consumindo, mas são mais seletivas no consumo.
RAZÕES PARA OPTAR PELA INTERNET
Antes mesmo dessa crise acontecer, já aconteciam mudanças.
Se alguém precisa comprar uma roupa, por exemplo, numa loja física talvez ela pague mais caro por isso.
As pessoas geralmente preferem comprar na internet.
Ela recebe essa roupa, com toda segurança e garantia, e acabam pagando um valor mais baixo.
A única diferença é que se ela comprasse a roupa no shopping ela levaria na mesma hora, e na internet leva alguns dias para receber, com o bônus de pagar um preço menor.
Isso é comprovado por avaliarmos a quantidade de novos negócios voltados a produtos Chineses criados todos os meses no Brasil. Um bom exemplo disso é crescimento de uma modalidade chamada Dropshipping que consiste em mandar entregar um produto da China diretamente ao cliente aqui no Brasil, sem a necessidade de estoque e totalmente pela internet.
A crise então não é a principal responsável pelo fechamento das lojas, num geral, não levando em consideração essa situação atípica que estamos vivendo por causa desse vírus.
O PROCESSO DE MUDANÇA
A grande verdade é que vivemos uma mudança comportamental global, que tem acontecido em países como os EUA, onde muitas lojas estão encerrando suas atividades.
Estimativas mostram que, nos últimos anos, mais de 4000 lojas deixaram de existir fisicamente em razão dessa mudança.
Para você que é empresário, ficar preso somente a um canal de vendas é muito arriscado, em situações como essa de crise que estamos vivendo, quem não tem outros canais de vendas pode determinar o fim definitivo do seu negócio.
Outra coisa que também é muito arriscada é ficar preso em locais onde o seu custo fixo é muito alto.
Podemos observar uma grande quantidade de lojas que têm fechado.
Em contrapartida, a quantidade de serviços de entretenimento nos shoppings tem aumentado.
Cada vez mais, as pessoas têm consumido o entretenimento no shopping.
Se você tem um shopping que está voltado a área comercial, somente no comércio, há uma grande chance de não dar certo.
Em São Bernardo do Campo, por exemplo, observamos pequenos shoppings, que são bastante antigos, a cada dia mais lojas fecham.
As lojas acabam não se sustentando por muito tempo, pelas razões citadas acima como mudança de comportamento e o custo que eles têm lá é alto, portanto, o negócio não se sustenta, pois não há público suficiente.
Ao irmos ao shopping podemos observar que as praças de alimentação, tudo que é voltado para consumo de alimentos, tem prosperado, até mesmo nesse cenário de crise há a opção desses restaurantes optarem pelo delivery.
O shopping tem priorizado esse tipo de atividade para atrair mais público.
Mas não necessariamente esse público que vai ao shopping vai gastar nas lojas.
BUSCANDO ALTERNATIVAS
Então, você que tem um negócio, entenda que é muito arriscado depender somente de um canal de vendas.
E você que pensa em começar um negócio, depois que essa crise passar, talvez, ter uma loja virtual seja a melhor alternativa para você.
E como conseguir fazer todo o meu processo de entrega do meu produto e do meu serviço?
Tudo o que vivemos hoje faz parte de um processo de transformação e você precisa entender como é possível hoje fazer o processo de transformação do seu negócio.
Dicas:
· Tenha diferentes canais para que você possa ter melhores possibilidades de sucesso.
· Evite custos fixos altos, pois isso pode comprometer a sua rentabilidade e pode significar que seu negócio não se sustente a longo prazo.
· Cuidado com altos investimentos em compra de espaços em shopping ou estruturas.Não é raro que as pessoas projetem investimentos muito maiores do que deveriam e ficam com um elefante branco que não tem condições de se manter.
VANTAGENS DA LOJA ONLINE
Uma forma de evitar isso é ter uma loja online. Ter uma loja online não significa que terá que fechar sua loja física, mas ampliar seu canal de vendas sem ter uma limitação geográfica.
Para isso existem algumas modalidades que vale a pena analisar. Vamos te passar três ideias de negócios:
- E-Commerce Tradicional: Montar uma loja virtual dos seus produtos
- Dropshipping Internacional: Trabalhar sem estoque com fornecedor Chinês
- Dropshipping Nacional: Trabalhar sem estoque com fornecedor nacional
Tome muito cuidado com qualquer tipo de investimento que pode ser um dinheiro perdido.
Pense se realmente vale a pena focar o seu negócio somente num negócio de rua ou loja física ou se tem outras possibilidades.
Nós somos especializados em negócios virtuais e talvez possamos te ajudar de uma forma individualizada com alguma sugestão neste sentido.