Contabilidade Digital | Tactus

MUDANÇAS NO MERCADO DE INFOPRODUTOS

Em abril de 2014 eu fiz a minha primeira venda pela Hotmart. De lá para cá o mercado de infoprodutos mudou completamente.

Neste conteúdo vamos falar um pouco sobre essas mudanças.

A Tactus Contabilidade é uma empresa contábil, que atua no mercado de infoprodutos e negócios digitais, nós criamos o maior negócio contábil para atender esse mercado.

Isso é fruto do tempo de experiência que temos dentro desse mercado, atendendo a infoprodutores e outros negócios digitais.

Paralelo a isso, eu tenho uma empresa que presta treinamentos e desde 2014 comecei a fazer minhas primeiras vendas pela Hotmart.

imagem que represente DVD do Anderson Hernandes
Eu lancei os meus primeiros produtos naquela época e tudo evoluiu muito

Foi nessa época que eu deixei de fazer DVDs, eu fazia a venda de DVD ‘s na nossa editora e passei a vender tudo como Infoproduto.

Qualidade de entrega

A primeira mudança que eu posso destacar, pela minha experiência, é que a entrega do produto digital evoluiu muito.

Antes eu tinha uma entrega muito fraca.

Tínhamos uma gravação que não tinha uma boa qualidade, um áudio que também não era tão bom e um conteúdo que não era tão vasto, nem de longe era aprofundado como o que temos hoje.

A qualidade da entrega antes era infinitamente menor da que temos hoje, ou seja, o nível de entrega evoluiu muito.

E por quê?

Primeiro porque o consumidor ficou muito mais consciente do que ele poderia ter e ficou mais exigente.

Segundo porque a tecnologia também avançou, a entrega que tenho com o meu celular hoje é muito melhor do que a que eu tinha com a minha primeira câmera.

O produto melhorou muito de forma geral.

Suporte ao aluno

O segundo ponto é que o suporte que o aluno espera de um produto digital também evoluiu.

Antes eu entregava o conteúdo e o aluno não falava mais comigo, ele não tinha acesso ao meu time (lembrando que eu nem tinha time para dar um suporte).

Hoje você tem que dar suporte, entender a jornada do seu aluno e pegar na mão dele para ajudar

Nós temos, por exemplo, grupos de Facebook, WhatsApp e Telegram, todos voltados para nossos alunos.

O aluno às vezes não tem suporte direto do produtor, mas tem o contato direto do time e o produtor está dentro de um grupo.

Na Tactus Contabilidade o aluno não tem acesso diretamente a mim, mas tem acesso ao grupo e lá podemos discutir assuntos e ele efetivamente pode ser ajudado.

Nós tivemos que evoluir o suporte ao aluno. Não podemos apenas olhar para a venda do produto em si, temos que olhar para o sucesso do nosso aluno.

Estratégia de escala

O terceiro aspecto é que precisamos pensar na empresa de forma muito mais estratégica.

Era muito mais fácil vender um produto digital antes, só que era menos escalável.

Hoje você consegue escalar muito mais as vendas.

No começo a gente vendia os produtos digitais, mas não conseguia escalar tanto porque o acesso a tráfego a outras estratégias era limitado.

Hoje é possível fazer uma estratégia de escala e vender qualquer produto, além disso, as pessoas estão muito mais habituadas a comprar produtos pela internet.

Por outro lado, você tem uma competição muito maior.

Evoluir nível de gestão

Com esse processo de escala, consequentemente a gestão do nosso negócio digital tende a ficar mais complexa.

Nós temos que nos preocupar muito mais com a gestão do negócio como um todo, olhar aspectos como:

Ou seja, você tem que ser capaz de olhar para todos esses aspectos e ainda pensar nos aspectos da gestão estratégica do seu negócio digital.

As coisas ficaram muito mais complexas, em contrapartida, pode faturar muito mais do que antes

É importante entender que ter uma empresa digital não é tão simples como pode parecer, porque ela exige um nível mais elevado da sua capacidade como gestor. Você precisa evoluir no seu nível de gestão para que possa ter uma entrega melhor.

Competitividade de mercado

Nós temos um mercado infinitamente mais competitivo, com isso deve-se entender muito do que o concorrente está fazendo, para onde está caminhando o mercado, quais as melhores entregas de produto e melhores formatações.

As próprias plataformas digitais evoluíram muito, entregando muito mais experiência para o usuário no recebimento do conteúdo que foi comprado.

Quando começamos não tínhamos outras plataformas além da Hotmart, hoje temos várias opções de plataformas grandes e menores que começaram a performar também. Tudo isso gerou um processo muito mais competitivo.

Todo mundo foi obrigado a ser mais competitivo para se manter nesse mercado e não perder posições.

Mas o mercado também cresceu muito, hoje você tem mais competição, mas tem muito mais mercado para operar.

É uma conta que fecha no final.

O mercado digital é fantástico!

Considerando tudo isso, é preciso ter o nosso negócio muito mais organizado, do ponto de vista tributário.

O empreendedor deve pensar na tributação, nos aspectos documentais e nos aspectos de fiscalização.

Empresas digitais hoje são fiscalizadas, e isso não acontecia antes.

Antes sequer o governo se dava conta da existência de um mercado desse tamanho de marketing de afiliados, infoprodutores e tudo que temos dentro dos negócios digitais.

Hoje temos muita fiscalização, um governo muito mais atuante que reconhece que existe isso e que é significativo esse mercado, portanto,  está fiscalizando as empresas digitais.

É preciso encarar esse processo e se preparar para ser um gestor eficaz, para construir um negócio muito bem estruturado e ter muito sucesso nesse mercado.

Nós somos contadores especializados no mercado digital e sabemos todos os detalhes relacionados à atividade.

Se quer ter sucesso, tenha pessoas que possam te ajudar nessa jornada, isso é essencial. Nós da Tactus somos especialistas e queremos te ajudar.

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