O tema dropshipping vem sendo muito difundido no Brasil por conta da quantidade de novos negócios que estão sendo criados do absoluto zero e tornou-se objeto de curiosidade das pessoas que estão entrando nesse mercado e querem começar de forma correta.
O Jefferson Hernandes é um especialista na solução contábil para os empreendedores que operam com dropshipping e neste conteúdo você vai encontrar dicas incríveis sobre como atuar neste mercado e ter sucesso.
A Tactus é uma empresa especializada em mercados digitais e tudo que faz parte do mundo online.
O que é dropshipping
Dropshipping é uma operação que já existe há algum tempo no mercado, e há pouco tempo não era tão forte como hoje.
O que era utilizado como uma segunda fonte de rendimento acabou se tornando fonte de renda principal.
Basicamente é uma prestação de serviços e não uma venda. Dentro do dropshipping o empreendedor mostra para o cliente algo que ele não conhecia e nem sabia que desejaria, o empresário apresenta produtos para o cliente como uma ponte entre ele e determinado fornecedor.
E se viu nisso uma fonte de negócio para explorar, e a Tactus foi procurar fontes confiáveis para poder atender esse empreendedor que indicava esta nova necessidade.
O dropshipping ainda não tem legislação no Brasil, diferente da situação do e-commerce que já tem legislação específica.
Então não é possível garantir que esse empreendedor não terá nenhum problema no futuro.
Depois de estudar tudo o que existe disponível no dropshipping, inclusive as ferramentas utilizadas, montou-se uma solução para justificar a movimentação que o dropshipping tem na empresa, pois, é possível justificar a movimentação e não a operação em si.
Isso deve ficar claro porque a operação em si não tem legislação legal no Brasil, não há como dar essa garantia de proteção ou mesmo de legalidade.
Como operar no Dropshipping
A Tactus criou um mecanismo contábil e fiscal que possibilita justificar toda a parte de movimentação financeira.
A pessoa que atua com o dropshipping opera financeiramente com a compra do produto realizando o pagamento para o fornecedor no exterior e têm o recebimento da venda que ela faz para o cliente.
Neste intervalo entre a compra do produto e a venda para o cliente existem todas as outras despesas para fazer a operação acontecer.
Existem algumas despesas para fazer a operação girar, tais como marketing, ferramentas, plataformas, meios de pagamento e outras mais, e a solução que a Tactus criou é uma estratégia que justifica toda essa movimentação financeira para poder resguardar o cliente de qualquer problema com imposto de renda.
Os problemas com o imposto podem ser bem complicados, principalmente quando se opera dropshipping pela pessoa física o imposto pode chegar a 27,5%.
Ao abrir uma empresa de dropshipping de forma correta, é possível “fugir” do pagamento de altos impostos que incidem sobre a totalidade da operação e tributar somente uma parte do que receber.
O que muita gente tem dúvida é: qual é o momento de partir para operar como pessoa jurídica?
Na pessoa física o limite de faturamento com isenção de impostos é de apenas aproximadamente R$ 1.900,00 por mês. A partir disso passa para uma alíquota progressiva de 15% a 27,5%.
E o empreendedor não poderá atuar como MEI, ele não permite utilizar as atividades indicadas para o dropshipping além de ter um limite de faturamento muito baixo.
Para avaliar se o empreendedor deve ou não mudar é preciso uma análise, pois, até um determinado valor acaba sendo vantajoso atuar como pessoa física, mesmo com os impostos pois o custo de abrir e manter uma empresa pode ser maior.
Mas, pela experiência da Tactus é pouco provável que o empreendedor passe mais de um mês operando no limite, de onde é vantajoso operar como pessoa física, que é em torno de R$ 10.000,00.
Nos primeiros 15 dias de operação já é possível medir isso e, a depender do nicho que a loja dela está inserida, esse patamar será atingido rapidamente.
É interessante, mesmo no início da loja, avaliando o ticket médio, ter uma estimativa de quanto vai faturar e fazer o planejamento contábil.
Muitas pessoas começam a operar, equivocadamente e por falta de informação, no dropshipping como MEI, e essa não é nossa recomendação. O ideal é abrir uma empresa no Simples Nacional e Lucro Presumido.
A indicação da Tactus é não começar como MEI, mesmo que isso isente o pagamento de um imposto de renda maior, nós não aconselhamos que o empreendedor comece do “jeito errado”.
A Tactus criou um mecanismo onde a operação do dropshipping é tributada na diferença entre o total vendido (vendas concretizadas no mês) menos o custo com o fornecedor, isso porque se a empresa for tributada pelo bruto do faturamento o empreendedor terá um lucro líquido baixíssimo ou, em muitos casos, nada de lucro.
Um exemplo prático:
Com R$ 100 mil de faturamento bruto no mês, supondo que o custo que você tem com o seu fornecedor é 40%, ou seja, R$ 40 mil, a tributação será de R$ 7.998,00. Esse valor de imposto representa 8% do faturamento bruto.
Na solução criada pela Tactus, a carga tributária nas condições acima, vai variar de 13,33% a 16,33%, numa empresa de Lucro Presumido.
É possível também operar como Simples Nacional, mas pensando na tendência que é apostar no volume de vendas o Lucro Presumido é muito mais aconselhável.
Movimentação Financeira
Quais as consequências quando o empreendedor não legaliza a sua movimentação financeira?
O principal risco é cair na malha fina. Uma movimentação muito alta de cartão de crédito e conta corrente chama a atenção da Receita Federal e pode fazer com que pague multas altíssimas, sobre todo o valor que não declarou.
A operação de dropshipping difere totalmente de uma empresa de e-commerce, pois no dropshipping não existe a entrada de produtos no estoque para só depois haver a revenda.
Se houver essa entrada no estoque a mercadoria terá o imposto de importação, e o dropshipping tem como propósito oferecer um produto muito bom por um preço atrativo.
E quando se cria um estoque pagando as taxas de importação a concorrência com o mercado interno e produtos semelhantes é grande.
A empresa que a Tactus cria para que o empreendedor trabalhe com dropshipping internacional é uma empresa de serviços.
O dropshipper presta um serviço para o cliente, mostrando um produto que o cliente tem muito interesse e fazendo a intermediação que o fornecedor entregue na casa dele.
Muita gente que está operando com dropshipping acaba incluindo fornecedores nacionais, e isso muda toda a operação, pois quando o empreendedor trabalha com dropshipping nacional, nada mais é que trabalhar com um e-commerce tradicional, pois a empresa e fornecedor estão no Brasil.
Mesmo com uma operação triangular, a operação toda acontece no país. Por isso, existem CNAEs específicos para dropshipping nacional e internacional.
Ao misturar as duas operações é recomendável que o empreendedor tenha duas empresas, para que não haja conflito nas operações, principalmente nos aspectos tributários, são atividades completamente diferentes.
Há muitas dúvidas que cercam a emissão de nota fiscal no dropshipping, e muita gente não entende que essa não é uma operação de vendas, é uma operação onde o empreendedor faz a ponte entre o cliente e o fornecedor, apresentando sempre um produto que é muito bom com um preço muito atrativo.
Não se trata de venda de produtos, e sim de prestação de serviços.
Muitos empreendedores que trabalham com dropshipping tem um estoque com o objetivo de fazer a reposição do produto para o cliente.
Ao invés de frustrar o cliente o empreendedor faz a reposição e depois resolve com o fornecedor, e isso é completamente compreensível.
Agora, a partir do momento que o empreendedor tem um estoque físico para revender ele deixa de ser um dropshipping, perde-se o objetivo da operação, que é não colocar a “mão” na mercadoria, mas, vender primeiro para depois mandar enviar direto do fornecedor.
Muitos afiliados e infoprodutores estão ingressando no ramo de dropshipping, e há uma boa explicação para isso, primeiro porque é um ramo muito próspero e segundo porque essas pessoas já sabem gerar tráfego e mexer com ferramentas é muito fácil migrar o negócio.
Basta montar uma loja , investir dinheiro e realizar vendas.
Essas pessoas acabam trabalhando com várias operações concomitantemente, mas como dito acima, o dropshipping é totalmente diferente de outras operações, e isso não dá certo.
Todas essas questões são bastante comuns e a Tactus pode explicar para o empreendedor o funcionamento da operação para que ele entenda como um todo.
Contabilidade especializada
Por que a Tactus é diferente quando trata-se de contabilidade para dropshipping?
O grande diferencial é que ela faz um atendimento consultivo, analisa a situação do cliente para dar uma opção contábil diferenciada e eficiente.
Estudamos muito essa operação e temos segurança no serviço contábil que prestamos ao nosso cliente.
Fazemos uma análise minuciosa de cada caso para não cometer erros na hora de auxiliar um cliente.
A Tactus montou uma solução completa para operar com dropshipping e isso envolve a disponibilização de uma sede virtual para a sua empresa.
A sede é um endereço tributário.
Nossos clientes que atuam com dropshipping utilizam nossa sede, e dessa forma é possível para a Tactus atender ao Brasil inteiro e até mesmo quem mora no exterior. Temos muitos clientes nessa condição.
A sede não requer a emissão de alvará, pois nós já possuímos. Ela é gratuita para nossos clientes. Ao aderir a sede virtual o cliente terá uma economia de impostos, pois temos benefício fiscal no ISS na nossa cidade.
Com a sede virtual no seu CNPJ constará o endereço comercial da sua empresa, e qualquer pessoa que desconfie da sua idoneidade pode ter mais credibilidade verificando que a sua loja tem um endereço real.
E as vantagens não param por aí…
O prazo da operação de dropshipping é um pouco mais dilatado e muitos clientes acabam batendo à porta da nossa empresa para “cobrar” explicações, e temos uma equipe preparada para atendê-lo e prestar todos os esclarecimentos.
Para que o empreendedor usufrua dos nossos benefícios e tenha seu CNPJ o prazo médio é de 30 a 40 dias. Este é o tempo que o cliente espera até ter uma empresa pronta para operar com custo reduzido, quando comparado a outras cidades e etc.
Os documentos para emissão são simples: documentos pessoais e comprovantes de residência, que serão escaneados e enviados para a Tactus que devolverá uma minuta para o cliente e, depois de aprovada, em cerca de 25 dias terá a abertura.
Temos planos específicos de pagamento para cada faixa de faturamento, para que o cliente escolha o que mais se encaixa na sua empresa.
Procure a Tactus e indicaremos o melhor caminho para conciliar sua operação.
A abertura da empresa pode ser feita também com sócios, sem problema algum, temos soluções distintas para oferecer para cada um de nossos clientes.
Regularize seu negócio com quem é especialista no assunto, é preciso ter cuidados para não perder todo o seu lucro com impostos e multas.
Comece o seu negócio com o mindset certo.
Procure a Tactus agora mesmo.