Contabilidade Digital | Tactus

O QUE É LUCRO NO SEU NEGÓCIO DIGITAL

Entenda a diferença entre lucro e faturamento e como é importante a gestão financeira do seu negócio digital para não prejudicar seu caixa e cumprir todas as obrigações legais.

Você sabia que entender o conceito de lucro é um papel-chave para o sucesso de uma empresa digital?

Neste conteúdo você vai entender, de forma simples, como determinar o lucro do seu negócio digital.

Equação para saber o lucro do seu negócio

A equação básica do lucro deriva da soma de todas as suas receitas e dedução dos seus impostos, custos e suas despesas, assim vai chegar ao lucro.

Independentemente de ter pago algo ou não, o lucro vai considerar o que aconteceu dentro de um regime de competências, o momento que aconteceu o custo efetivo.

Isso não está relacionado ao fato de você não ter pago uma conta, mas sim se a sua operação teve ou não lucro.

O papel da contabilidade

A contabilidade ajuda o empreendedor a enxergar isso de modo claro.

No final de cada ano, nós fechamos um balanço e ele gera um demonstrativo de resultado, esse demonstrativo vai mostrar qual foi o lucro da sua operação

E se tiver alguma dúvida, se teve aquele lucro para maior ou menor, tem condições de discutir com a contabilidade para validar realmente o que aconteceu.

Você não pode fazer uma distribuição se não teve lucro e não pode distribuir o lucro se não seguir algumas regras básicas, como o pagamento dos seus impostos.

Ainda que seus impostos já tenham sido deduzidos daquela receita, se não pagou os impostos, você está impedido de fazer essas distribuições.

Diferença entre faturamento e lucro

Um fator importante dentro de um negócio digital – que muitas vezes é desconsiderado pelos produtores digitais ou mesmo por quem trabalha com produtos físicos como Dropshipping ou outras situações – é esse conceito, muita gente não entende que faturamento não é igual lucro.

Muitas vezes ao ver o faturamento acredita-se que pode fazer as retiradas, o empreendedor começa a ter os primeiros resultados e não pensa em alguns aspectos importantes que devem ser considerados em relação ao seu negócio, como por exemplo, sazonalidade de vendas.

imagem que represente custos e despesas de uma empresa
Vendendo muito ou pouco terá despesas fixas da sua empresa e algumas variáveis

As suas despesas fixas vão permanecer, independente de vender ou não. Consequentemente, o seu lucro vai ser impactado quando olhar para a decorrência de um período.

Normalmente na contabilidade fechamos anualmente a apuração do lucro, é possível fechar em outra periodicidade, mas normalmente se fecha anualmente. Pois, esse é o tempo de validar as retiradas feitas do lucro e entender se fez as retiradas realmente válidas para o lucro que apurou.

Em razão de fatores de sazonalidade de vendas e das próprias despesas de quem trabalha com lançamentos, tem um fluxo muito sazonal de vendas, isso deve ser considerado.

Em muitas situações a entrega se perdura pós-venda e não são considerados esses fatores de despesas pós venda, isso impacta diretamente no seu resultado do lucro.

Retirada de lucro

Qual a recomendação para entender de fato o que pode fazer de retirada?

Normalmente, a recomendação que nós damos aos nossos clientes é de – independente de quanto você fatura – se precisa fazer retiradas do seu lucro, deve fazer isso numa proporção que não prejudique seu caixa, para que possa ter uma reserva de caixa e para efetivamente manter a sua empresa saudável.

Muitas vezes acontece a situação de um “sócio rico e uma empresa pobre”, entenda que uma empresa pobre pode quebrar um sócio rico.

Ao contrário isso não vai acontecer, se a sua empresa está rica ela tem caixa em mãos e o caixa é “rei”.

O caixa determina o sucesso da sua empresa

Para ter caixa você precisa gerar lucro e trabalhar com resultado financeiro.

Só que ao mesmo tempo que trabalha com resultado financeiro, precisa ter essa reserva de caixa.

A saúde financeira do seu negócio

Manter o dinheiro na sua empresa é saudável, para que possa pagar seus impostos e para que tenha condições de trabalhar com uma estratégia de vendas mais agressiva quando necessário.

Uma reserva permite empreender de fato dentro do mercado digital e não ter o negócio digital como uma “substituição” de um salário.

Ao apurar o lucro corretamente, você tem mais segurança para fazer retiradas.

A contabilidade pode te ajudar a entender o lucro que foi apurado e sua disponibilidade de caixa

Quando entender o que faz sentido, poderá fazer outros investimentos.

Você pode fazer retirada de parte do valor, efetuando outros investimentos na sua vida ou consumindo seu lucro na Pessoa Física como quiser.

É uma questão de validação própria em relação a esse fator.

Mas, entender essa equação é fundamental.

As suas receitas deduzidas dos seus impostos e dos seus custos – seja para venda de produtos físicos ou infoprodutos – e as despesas que têm, são fatores que vão determinar o seu lucro.

Deduzindo tudo isso do faturamento, terá o seu lucro.

E tendo o seu lucro não significa que ele será consumido, ele deve ser administrado e prover do crescimento e a saúde financeira da sua empresa digital.

[CLIQUE E CONHEÇA O SERVIÇO DE GESTÃO FINANCEIRA]

O lucro vai proporcionar resultados para sua Pessoa Física, no momento certo.

O ideal é que determine uma periodicidade de validação do seu lucro, para que possa fazer suas respectivas retiradas e distribuição desse lucro.

Ou se você fizer algum tipo de processo em que retira parte desse lucro, que ele seja muito inferior ao lucro gerado.

Lembrando que uma empresa sadia, que tem resultados, é uma empresa que tem caixa.

A Tactus é especializada em negócios digitais e pode te ajudar!

Com certeza vamos te ajudar a ter resultados dentro do mercado digital.

Sair da versão mobile