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PARCERIA DE COPRODUÇÃO PARA LANÇAMENTOS DIGITAIS

Tactus PARCERIA DE COPRODUÇÃO PARA LANÇAMENTOS DIGITAIS

Neste conteúdo falaremos um pouco sobre parcerias para lançamentos digitais.

A parceria de coprodução tem crescido muito dentro do mercado de marketing digital.

Agora você vai conhecer algumas dicas práticas para realmente ter uma parceria de sucesso.

Primeiro, vamos entender o contexto das parcerias.

Dentro de uma parceria de um lado temos um especialista, que sabe que pode ganhar dinheiro com o marketing digital, mas não tem condições de executar e de cuidar de tudo sozinho – mesmo que tenha feito algum curso – ou nem sabe por onde começar a fazer um processo de lançamento e execução.

Do outro lado, temos uma pessoa especialista em lançamentos – que pode ser um gestor de tráfego ou uma pessoa que tenha uma equipe para isso – que tem a capacidade de fazer lançamentos ou alguém que está numa fase iniciante, mas sabe o script para fazer um lançamento e ter sucesso.

Relacionamento entre profissionais

Como fazer com que essa relação de parceria, entre essas duas pessoas ou empresas, realmente faça sentido e dê certo?

A primeira coisa que precisa considerar é que essa é uma relação profissional.

Em qualquer relação profissional tudo precisa estar previamente previsto e acordado entre as duas partes. Para isso é essencial que exista um contrato.

Se uma das partes se “sentir mal” quando a outra propuser um contrato, já demonstra que não se trata de uma visão profissional.

imagem que represente dois profissionais alinhando acordos comerciais
Dois profissionais enxergam essa relação de contrato de forma muito clara

Para ter uma relação de contrato eficaz o ideal é que essas duas pessoas sejam empresa.

Formalização do contrato

Partindo do princípio de que as duas partes possuem um CNPJ: O que esse contrato precisa ter de informações?

  • Dizer claramente qual o projeto;
  • Determinar o tempo envolvido;
  • Estabelecer se será apenas um lançamento;
  • Quais as regras relativas à remuneração;
  • Qual o percentual de cada um;
  • Quais as atribuições de cada profissional;
  • Como será feita a distribuição dos recursos das vendas;
  • Expor de forma clara as condições caso algo dê errado e a parceria tenha que se encerrar no meio do processo.

É essencial pensar em cada um desses fatores e formalizar através do contrato essa relação profissional.

Como fazer este contrato?

Ter um advogado é um investimento que faz todo sentido.

Ele é um profissional especializado e o mais indicado para te ajudar neste sentido.

O respaldo legal dará garantia para que tenha onde se apegar e ter resultados em relação ao projeto como um todo, sem se preocupar com os aspectos jurídicos.

Se você entrar em um desacordo terá um contrato regendo a situação e isso é fundamental.

Relação Fiscal

O segundo fator importante que precisa considerar é como vai ficar a relação fiscal da operação.

Essa é uma situação cotidiana que vemos na Tactus Contabilidade: duas pessoas se juntam para fazer um lançamento e uma delas não tem empresa, não faz o processo de coprodução e não pensa nos aspectos de despesas relacionadas a tráfego, como fica essa situação toda?

É muito comum que somente depois que o lançamento acontece e o faturamento sobe, que os envolvidos vão correr atrás de emissão da nota fiscal.

Esse é outro erro grave e comum: em qualquer um dos lados vocês precisam ser pessoa jurídica e ter a nota fiscal antes do lançamento.

A vantagem que temos hoje é que no momento que está começando a conversar sobre um assunto, você já pode abrir a sua empresa.

Suporte especializado

Para entender qual tributação usar na sua empresa, você pode buscar uma orientação direta com o nosso time.

Nosso time pode te ajudar a entender, baseado no seu projeto, qual a melhor adequação do ponto de vista de empresa para que tenha a tributação menor possível.

E tendo as empresas criadas, a melhor alternativa é fazer tudo através de uma plataforma que te permita fazer o processo de coprodução, deste modo você evita uma bitributação desnecessária.

Vamos imaginar que temos um produtor que tem 70% e um lançador que tem 30%, no caso de uma coprodução é muito importante usar uma plataforma com split de notas separados.

Nesse esquema, você usa uma plataforma de emissão de nota fiscal nas duas pontas, a coprodução já vai separar os valores de cada um e fazer a emissão de nota fiscal separada.

O produtor paga imposto sobre os 70% dele e o coprodutor paga sobre os 30%, hipoteticamente falando. 

imagem que represente pessoa fazendo várias tarefas ao mesmo tempo
Isso evita que pague imposto demasiadamente e traz a possibilidade de trabalhar com diferentes projetos

Existe muita flexibilidade em relação a isso.

Antes em uma plataforma para cancelar um processo de coprodução era necessário cancelar o produto, hoje ficou muito claro que esse processo de coprodução tem começo, meio e fim.

As coisas estão muito mais fáceis e você tem a questão do split de notas que faz uma grande diferença!

Custos indispensáveis

Fora isso, existem os gastos que vão ser necessários para o tráfego, em muitas relações o custo do tráfego também é dividido.

Se for investir no lançamento 30k, esse valor também teria a relação 70×30, hipoteticamente.

E como ficaria essa questão da divisão do tráfego?

Existem maneiras de fazer isso sem que a pessoa que recebe o dinheiro tenha que pagar o imposto todo sobre isso e a Tactus Contabilidade te ajuda nesse processo.

Portanto, se você quer fazer uma parceria de coprodução e precisa saber os procedimentos necessários: entre em contato com a Tactus.

Nós vamos entender a sua operação, desenhar um plano e criar uma solução completa para que possa pagar uma menor tributação.

Somos uma contabilidade especializada, vamos analisar tudo para que possa determinar uma maneira adequada para que tenha os melhores resultados.

imagem que represente pessoa com determinação
A Tactus Contabilidade cuida de toda burocracia para que você foque no seu negócio

Busque sempre a ajuda de um especialista, tenha sempre o suporte de alguém que realmente entenda do seu negócio e que possa te dar suporte.

Feito isso, com certeza você terá muito sucesso!

Picture of Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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