Como um planejamento estratégico para 2021 pode te ajudar a ter melhores resultados no seu negócio digital e quais as dicas práticas sobre esse assunto?
Neste conteúdo terá acesso a três dicas práticas para entender o que precisa planejar para ter melhores resultados.
Estratégia de marca
É preciso pensar em um planejamento da sua marca, que é um branding. Para que tenha melhores resultados precisa fazer um processo de construção de marca, e a construção de marca ou alavancagem da sua marca, não acontece da noite para o dia.
Você precisa ter um planejamento estratégico.
Isso significa, por exemplo, dedicar um orçamento para sua marca, determinar quais as ações que vai trabalhar, quais são as redes que vai trabalhar.
Imagine por exemplo que ainda não esteja no Youtube, que hoje seu foco seja o Instagram, o que pode fazer?
Você pode estabelecer uma estratégia de Youtube.
Essa estratégia deve conter:
- O que vai fazer;
- Qual a cadência de conteúdo que vai produzir;
- Qual o formato de conteúdo que vai buscar.
Esses são pontos iniciais que devem ser definidos logo no início do ano, é importante deixar tudo descrito de forma prática.
Organização pessoal
Uma dica é que não fico escrevendo textos sobre o que vamos fazer com nosso planejamento estratégico, eu faço isso através da ferramenta de mapas mentais.
Eu utilizo o Mindmaster para meu planejamento pessoal há muito tempo, é muito fácil de utilizar e muita gente também usa.
Através dela, vai encontrar muita facilidade para fazer o seu planejamento.
No branding é especificamente nisso que se tem que pensar.
Metas de alcance
Não deixe de ter também as metas de alcance.
Uma meta de inscritos no canal, por exemplo, no Youtube batemos recentemente o número de 80K inscritos no nosso canal.
Produção de conteúdo
Além disso, é preciso uma meta de produção de materiais.
Você pode deixar estabelecido que vai produzir, por exemplo, 3 e-books de grande valor em 2021 ou um lançar um livro físico.
Devendo sempre traçar isso de forma clara no seu planejamento: o que vai fazer, quando vai fazer e como vai fazer.
Lançamentos de produtos
Quais os produtos que vai lançar em 2021 que pode estabelecer para o primeiro semestre?
Qual a cadência de lançamento que vai atuar?
Você tem uma esteira de produtos?
Pense em construir uma esteira onde possa intercalar produtos de alto ticket com produtos de baixo ticket, para que possa melhorar os seus resultados e ter possibilidades de alavancar o seu faturamento.
No nosso caso da empresa de treinamentos, como nós temos vários produtos eu estabeleço no meu planejamento estratégico quais são os lançamentos que vamos fazer no primeiro semestre e depois nós replicamos para o segundo semestre, dentro do processo de revisão ou estabelecemos novos lançamentos com mudanças e tudo mais.
Ter dentro do seu planejamento uma estratégia de produtos é fundamental, afinal, são os produtos que vão alavancar o seu faturamento.
Metas financeiras
Olhe o que aconteceu no ano que se passou e estabeleça um novo degrau de crescimento, faturamento e de lucro.
É muito importante que pense estrategicamente que os produtos digitais de modo geral, vão alavancando ano a ano e é possível ter um faturamento maior, ano após ano.
O ano de 2020 foi fora da curva, bom para alguns, não tão bom para outros.
Houve muita mudança nos mercados digitais e temos muito aprendizado que podemos carregar para 2021.
Encare esse ano com uma estratégia de alavancar os seus aspectos financeiros, buscando sempre melhores resultados e para que realmente consiga conquistar mais faturamento.
Coloque isso no seu mapa mental, isso facilita que você vislumbre possibilidades e trace seu plano estratégico.
Ao passo em que for traçando os seus planos, pode ir se ajustando.
Normalmente, sempre que algo está dando certo na Tactus costumamos avaliar a possibilidade de dobrar a produção, para alavancar mais resultados no ano seguinte.
Fizemos isso pela Tactus de 2019 para 2020: dobramos a produção de conteúdo em vídeos e artigos, pois isso já estava performando muito bem em 2019 e para alcançar mais resultados, dobramos em 2020.
O segredo é pensar estrategicamente sempre e colocar isso no papel, que no caso, a minha indicação é o mapa mental.
Periodicidade de revisão
Normalmente, os meus processos de revisão de metas acontecem a cada trimestre.
Ao fim de cada um fazemos um processo de revisão, para entender o que aconteceu, o que deixou de acontecer, o que falou e tudo mais o que pode mudar, vamos revisando a cada trimestre.
Não dá para deixar para o final do ano a conclusão de que não vai atingir a meta financeira estabelecida. Se deixar para verificar isso nos últimos meses, fica muito mais difícil de alcançar.
Faça as revisões dentro de um período menor.
Mesmo que empreenda sozinho, trace seu planejamento, pois isso te dará norte para chegar e o que está buscando.