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PRODUTO PERPÉTUO OU LANÇAMENTO DIGITAL

Saiba qual é a melhor alternativa para começar no mercado digital com uma estratégia efetiva e que dê resultados: produto perpétuo ou lançamento digital? Entenda o que mais faz sentido para o seu negócio.

Qual a melhor alternativa para um infoprodutor começar?

Será que vale mais a pena trabalhar com um produto perpétuo – quando o carrinho de vendas fica aberto o tempo todo ou utilizar uma estratégia de lançamento – de abrir e fechar o carrinho por tempo determinado?

Neste conteúdo você vai descobrir qual é a melhor opção e entender porque é importante olhar além das vendas.

Vamos mostrar a importância de olhar a estratégia do seu negócio digital como um todo.

Produtos perpétuos

Primeiro, vamos pensar na questão dos produtos perpétuos.

Quando operamos com tickets baixos, normalmente, utilizamos a estratégia de produto perpétuo.

Isso porque, neste caso, terá menos trabalho no processo de convencimento para venda.

imagem que represente funil de marketing
Sua estratégia precisa ser efetiva para quando o aluno acessar sua página de vendas realizar o objetivo principal

Dentro desse funil, as pessoas vão entrando por diferentes razões – desde materiais que disponibiliza, estratégia dentro do Youtube, estratégia no Instagram, Facebook etc.

Você alimenta essas pessoas e trabalha com campanhas específicas, para ajudar neste processo de conversão.

Públicos de engajamento

É possível criar públicos de engajamento, especificamente pegar o público que já se engajou com as suas publicações e fazer uma oferta do produto.

Colocar o lead em um funil, nutrir e em determinado ponto ofertar o produto.

Pode também lançar um e-book, com um valor muito baixo, depois fazer um processo de upsell.

“Upsell é uma estratégia de negócio cujo objetivo é aumentar as vendas enquanto oferece ao cliente a possibilidade de incrementar ou melhorar a sua compra.”

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/upsell-o-que-e/#:~:text=Upsell%20%C3%A9%20uma%20estrat%C3%A9gia%20de,ou%20melhorar%20a%20sua%20compra.&text=Perceba%20que%2C%20nesses%20casos%2C%20os,acabou%20recebendo%20um%20%E2%80%9Cupgrade%E2%80%9D. Acessado em 02/12/2020 às 13:45

Você tem muitas estratégias para fazer as vendas acontecerem.

Inclusive, existem especialistas que defendem a ideia de criar estratégias dentro do produto perpétuo, para gerar alguns picos de venda interessantes.

Com isso, trabalhar o seu tráfego para que possa gerar essas vendas.

Lançamento digital

Quando vamos para o lançamento, normalmente trabalhamos com um processo de aquecimento, para preparar aquela semana com conteúdo ou com uma live, por exemplo, depende da estratégia de lançamento.

Você entra na função de fazer o pré-lançamento quando entrega um conteúdo muito forte, levando o maior público possível para consumir o conteúdo.

O objetivo principal é levar as pessoas para a sua página de vendas, para tentar o maior número de conversão possível depois do seu pitch.

É possível criar um funil de vendas e alimentar esse funil

É possível manter essa estratégia de convencimento das pessoas para comprarem o seu produto e em determinado período fechar o carrinho, conforme o tempo que foi determinado.

Feito isso, encerra-se o seu investimento em tráfego para aquele produto.

Talvez, possa manter alguma coisa para trabalhar um pouco mais a questão de continuar investindo na produção de conteúdo e criar autoridade.

Mas, depois do lançamento, muita gente para de investir tudo.

Nessa estratégia existe um pico de investimento, consequentemente um pico de vendas, depois disso as pessoas param de investir ou investem muito pouco.

O que considerar nas duas estratégias?

No caso do lançamento, se tiver um ticket mais alto para aquele produto, como tem que fazer um investimento, vai olhar diretamente o ROI daquele produto.

Tudo depende de como está sua estratégia e do quanto investiu.

Se escalar mais, o seu ROI diminui, mas vai vender mais.

Cada investimento gera uma perspectiva de resultado diferente

É indispensável ter um caixa que permita esse trabalho, para ter esse pico de vendas e uma estratégia de lançamento.

Ou é possível subir o investimento desse caixa e reinvestir o resultado positivo dos lançamentos anteriores nos próximos lançamentos, com isso, no quarto ou quinto lançamento, já é possível ter uma boa escala – se os seus lançamentos anteriores tiverem sido interessantes.

Na minha visão, se tiver um produto com ticket baixo, não faz muito sentido adotar uma estratégia de abertura de carrinho.

Você pode usar de fato uma estratégia de produto perpétuo e trabalhar com micro lançamentos.

Nossa experiência no mercado

Na nossa empresa de eventos temos produtos de ticket alto, com eles fazemos lançamentos a cada 90 dias, ou seja, mais ou menos quatro vezes ao ano.

Ao intercalar outro lançamento de um produto médio no meio do caminho e manter produtos perpétuos, com ticket muito mais baixo, consigo manter a solidez de faturamento.

A importância do faturamento recorrente

É claro que ainda conseguimos ter um pico de vendas em razão do lançamento, mas dentro da minha esteira de produtos é possível manter a minha empresa saudável do ponto de vista financeiro.

Isso porque consigo gerar um faturamento recorrente.

Nós não ficamos um mês com um faturamento alto e outro mês sem faturar absolutamente nada, muito menos ter que ficar consumindo esse dinheiro.

É essencial ter uma boa gestão financeira para ter uma empresa saudável

Temos uma verba que utilizamos para lançamentos e uma verba para o tráfego pago normal e outras estratégias, como a questão do tráfego orgânico. Vamos consumindo essa verba para manter o nível de engajamento e a audiência aquecida, fazendo pequenos lançamentos menores e o próprio produto perpétuo que deixamos aberto o tempo todo.

Isso é uma coisa interessante para pensar.

O melhor tipo de estratégia

A minha recomendação prática, baseada na nossa experiência e olhando levando em consideração nossos clientes da contabilidade – que temos conhecimento claro dessa questão do faturamento – é ter uma estratégia híbrida, isso seria o mais aplicável.

O que acontece muitas vezes é que começando no mercado, o infoprodutor ainda não tem condições de ter uma esteira de produtos, mas pode pensar nessa possibilidade.

É legal ter um produto de entrada, onde vai manter nessas condições, e também um produto de entrega maior, que será seu produto de lançamento.

Inclusive o cliente que consome aquele produto de entrada pode consumir um produto de ticket alto dentro de um lançamento, porque ele já é comprador e você já tem credibilidade com ele, isso pode te proporcionar grandes resultados.

Algumas empresas têm investido também na estratégia de ter um produto recorrente e trabalhar com os picos através de lançamento.

A ideia é pensar estrategicamente em relação ao seu negócio e não somente em relação ao faturamento daquele produto, pensar no negócio com um todo.

Especialmente pelo fato de ter uma estrutura, se for o seu caso, de atendimento pós- venda.

Você entrega um produto que fez no lançamento e pode ter um pós venda de 12 meses, é importante entender que precisa de estrutura para isso.

Não basta simplesmente faturar, você tem que continuar dando suporte para o cliente até determinado momento, conforme o que foi combinado na sua estratégia de venda.

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