Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Nesse Artigo você vai ler:

Quanto vale um canal do Youtube? Saiba como calcular

Tactus QUANTO VALE UM CANAL DO YOUTUBE?

Você já se perguntou quanto vale aquele canal do YouTube que você tanto admira? Ou talvez esteja curioso para saber o valor do seu próprio canal? 

Você não está sozinho nessa curiosidade. 

Para saber quanto vale um canal do Youtube, é preciso considerar diversos fatores, como veremos a seguir.

Como é calculado o valor de um canal do YouTube?

Calcular o valor de um canal do YouTube não é uma ciência exata, mas existem métodos que nos ajudam a chegar a uma estimativa razoável.

O método do múltiplo da receita é bastante popular. 

Imagine que seu canal gera R$ 100 mil por ano. 

Multiplicando isso por um fator entre 3 e 8 (dependendo do nicho e do potencial de crescimento), chegamos a um valor entre R$ 300 mil e R$ 800 mil.

Outro método interessante é o fluxo de caixa descontado

Nesta metodologia, tentamos prever quanto o canal vai gerar nos próximos anos e trazemos esse valor para o presente. 

Um exemplo real é a aquisição parcial do canal de Breno Perrucho pelo Primo Rico. 

Embora os valores não tenham sido divulgados, especula-se que a avaliação considerou não apenas a receita atual, mas também o potencial futuro no lucrativo nicho de finanças.

Qual é a relação entre número de inscritos e valor do canal?

Ter muitos inscritos é ótimo, mas não é tudo. 

O que realmente importa é a quantidade de visualizações, o engajamento como um todo e a capacidade desse canal de gerar múltiplas fontes de renda.

Como as visualizações impactam o valor do canal?

As visualizações impactam diretamente no valor de um canal do Youtube. Afinal, mais views geralmente significam mais receita com anúncios. 

Mas não é só isso que deve ser avaliado ao definir o valuation.

Ter audiência hoje no mercado, por meio do YouTube, pode ser muito estratégico para qualquer tipo de negócio.

Empresas e pessoas físicas estão utilizando seu canal do YouTube para coisas muito menores, como é o caso da Tactus.

Na Tactus temos nosso canal no YouTube, que tem mais de 130 mil inscritos, mas que não gera muitos resultados no AdSense.

Porém, gera muito resultado na questão da autoridade e na aquisição de clientes para a nossa empresa.

Tudo isso deve ser avaliado também para saber quanto vale um canal do Youtube.

Leia mais: Como declarar Google Adsense no Imposto de Renda

Qual é o impacto do nicho do canal em seu valor?

O nicho do seu canal é como o bairro onde você escolhe abrir uma loja. Alguns “bairros” são mais valorizados que outros.

Canais de finanças e investimentos, por exemplo, tendem a ser muito valiosos, pois atraem anunciantes dispostos a pagar mais via Google Adsense no Youtube

O “Primo Rico” é um caso expressivo. Thiago Nigro construiu um império no YouTube falando sobre finanças, e o valor do seu canal reflete isso.

Existem ferramentas ou serviços para avaliar canais do YouTube?

Sim, existem várias ferramentas que podem dar uma ideia do valor do seu canal. 

Sites como Social Blade, Noxinfluencer e Channel Meter oferecem estimativas baseadas em métricas públicas.

Mas essas ferramentas devem ser vistas como um ponto de partida, não a palavra final. Elas não captam todos os fatores, principalmente os mais subjetivos.

Leia mais: Quanto ganha um Youtuber?

Quais são os riscos associados à compra ou venda de canais do YouTube?

Comprar ou vender um canal do YouTube tem seus riscos. 

Como garantir que todos os inscritos e views são legítimos? E quanto à questão legal? 

O YouTube não é muito fã da ideia de pessoas vendendo canais.

Em seus termos de serviço, o Youtube não endossa explicitamente a venda de canais. 

Isso pode levar a complicações legais e até mesmo ao encerramento do canal caso a plataforma identifique uma transferência de propriedade não autorizada.

Outro ponto a ser considerado é a reação da audiência

No Brasil, temos visto casos de criadores de conteúdo que perderam seguidores ao mudar significativamente o direcionamento de seus canais após parcerias ou aquisições. 

Por exemplo, quando canais de entretenimento passam a focar excessivamente em conteúdo patrocinado, muitas vezes há uma reação negativa do público.

Você deve considerar também a possível perda de parcerias e contratos existentes. 

Muitas marcas e anunciantes estabelecem relações com o criador de conteúdo original, e uma mudança de propriedade pode levar à renegociação ou até cancelamento desses acordos.

Como ganhar dinheiro com o Youtube

Nós temos um serviço de contabilidade para YouTube, e conseguimos avaliar claramente os resultados que os canais têm, em diferentes modalidades e nichos que eles atuam.

Quando você olha por exemplo para um canal do nicho de viagem, tem um tipo de monetização.

Ele tem ganhos do AdSense, vende parcerias, faz organização de eventos e uma série de outras coisas.

Existem várias formas de ganhar dinheiro através de um canal do YouTube, se não fosse valorizado ter um canal do YouTube, nós não teríamos uma transação como essa.

Nós temos muitas possibilidades de uma valorização daquilo que nós produzimos.

Qual a lição que fica de tudo isso?

Você não pode por produzir por produzir, faça isso pensando no seu público.

É importante produzir conteúdo que faça sentido para o seu público específico. É preciso gerar conteúdos que possam gerar novas oportunidades.

Como gerar negócios por meio do seu canal no Youtube

Um conteúdo bem produzido dentro de um canal bem produzido, com certeza chama a audiência.

É possível avaliar isso através de uma série de sistemas.

Entender o que seu público quer e ter um bom canal gera possibilidade para outras pessoas se interessarem por aquilo que você faz, sob o ponto de vista de negócio.

Uma boa audiência faz com que as pessoas queiram se aproximar de você, além disso, outros canais podem se aproximar para fazer um trabalho de collab.

Se você tem uma marca atrelada ao seu canal ajuda muito nesse processo.

Esse é o caso da Tactus que utiliza a audiência para gerar mais resultados.

Investir em YouTube realmente é uma coisa que você deve fazer.

Ao olharmos essa transação do Primo Rico é possível enxergar que existe uma análise muito estratégica de investidores, em relação àquilo que acontece dentro da internet.

Com isso nós temos o Breno, que é mais um jovem milionário, que começou com um canal sem audiência, mas que persistiu gravando seus conteúdos para internet.

Você também começou agora um canal?

Não desista!

Com as técnicas corretas e estratégias você pode chegar muito longe!

E não se esqueça que a Tactus é uma empresa contábil especializada neste nicho, podemos dar todo o suporte que precisa para que você legalize o seu negócio e tenha sucesso.

Conheça nossos planos de contabilidade digital e entre em contato com nossa equipe de especialistas .

Picture of Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar gratuitamente um Atendimento Personalizado

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Assine nossa Newsletter

Tudo sobre impostos, contabilidade e negócios digitais.

acompanhe conteúdos sobre o mercado digital

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não deixe seu negócio sem uma

Contabilidade Especializada

Solicite uma proposta agora!