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Site para Dropshipping – Dicas Práticas

Tactus Site para Dropshipping - Dicas Práticas

O assunto Dropshipping vem se popularizando a cada dia. 

O dropshipping é uma estratégia onde há a intermediação de venda de produtos importados, na maioria dos casos. 

Mas, não se trata de importação de produtos: é uma ponte feita entre o fornecedor e quem vende, quem compra é quem opera pela modalidade e envia direto ao cliente.

E como trabalhar com esse nicho? 

Quais as especificidades e requisitos são exigidos?

No conteúdo a seguir você terá acesso a dicas práticas que são indispensáveis para quem opera com dropshipping.

Como operar com dropshipping

Existem algumas regras a serem seguidas nesse tipo de operação que são regidas por um decreto aliado ao código do consumidor.

E essas regras se aplicam ao site, que é onde todo o negócio acontece.

Veja algumas dicas de pontos obrigatórios para o seu site, para que não erre ao operar com dropshipping.

Para que um site de e-commerce opere existem algumas exigências, entre elas:

  • Toda loja virtual é obrigada a mencionar seu nome empresarial e número de CNPJ.
  • Toda loja virtual é obrigada a mostrar seus dados de localização, contato, endereço físico, telefone e e-mail para contato no seu site.
  • As descrições dos produtos, inclusive riscos à saúde e segurança devem estar expostos.
  • Especificação no preço de custos adicionais.
  • Condições globais da oferta.
  • Meio de pagamento, promoções, forma de pagamento e formas e prazos de entrega.
  • Informações sobre possíveis restrições a entrega.
  • E empresa tem que ser uma empresa real, com dados e responsável legal acessível.

Tudo isso é necessário porque o consumidor deve comprar em segurança e se ele for lesado de qualquer forma deve ter acesso fácil a dados para reivindicar seus direitos. 

Se as informações não tiverem expostas o domínio deve estar no nome do responsável.

Ao criar um site as exigências devem ser respeitadas
Obrigatório respeitar todas as exigências para criação de um site

Além disso deve ser realizado a abertura de empresa para dropshipping pois você precisará de um CNPJ.

E ainda é preciso deixar explícito que você não possui o determinado produto no seu estoque e ele será encomendado após o pagamento e o prazo de entrega deve ser informado.

Deixar claro que o produto pode sofrer tributação e isso será arcado pelo consumidor, tudo isso deve estar na descrição do produto.

Todas as informações referente ao produto precisam estar claras para o consumidor
O consumidor deve ter acesso a todas as informações do produto

Isso é fácil de se aplicar, mas você, se fosse consumidor, compraria um produto com essas informações?

Há de convir que a conversão cairá bastante com informações desse tipo.

No site também deverá constar a possibilidade de longos atrasos na entrega da mercadoria, porque como se trata de uma importação a logística é mais complicada.

O site de dropshipping não faz a venda do produto próprio, mas apenas faz a ponte facilitando o processo do cliente que te contrata.

Essa informação para o seu cliente fará a diferença, pois, o produto está sendo vendido em outro site que ele como cliente tem acesso e pode pagar menos.

Os riscos existentes

Como em qualquer atividade comercial operar com drop possui riscos, e eles são muito mais abrangentes nessa modalidade.

A operação de drop por mais que pareça um negócio rentável é um negócio desafiador a longo prazo.

E ainda o drop, caso haja um processo judicial, os sócios precisam estar devidamente documentados para se proteger.

A operação de drop trás problemas como a demora demasiada na entrega, a tributação que pode acontecer, o produto pode ser ilegal ou falso, não ter registro de nenhuma agência reguladora no Brasil. 

Prepare-se para os atrasos na entrega dos produtos
Considere o atraso das entregas como um dos problemas da operação

Portanto, você deve estar devidamente registrado com a sua empresa e manter um serviço de contabilidade para dropshipping. Recolher os impostos sobre cada transação é fundamental para evitar problemas.

Conhecer os detalhes sobre a política de troca é fundamental para evitar surpresas.

Quando o cliente quer trocar, e é do seu direito a troca em 7 dias, o site tem que arcar com o problema, pois, não há como remeter para China e mesmo que haja a possibilidade não vale a pena.

Esse é mais um custo presente para quem opera com dropshipping.

A maioria das pessoas que trabalham com seu site no Dropshipping não tem empresa constituída e isso é um problema em questão de fiscalização.

E sonegam impostos, pois quando tem um CNPJ muitas vezes estão enquadradas erradas pois o Microempreendedor Individual é fiscalizado!

A fiscalização está atenta as operações de dropshipping
Entenda como funciona a operação para evitar problemas com a fiscalização

Um dos grandes problema é que quem vende não consegue fazer um filtro antes de passar para o consumidor, e qualquer problema como produto falso ou danificado é arcado pelo operador de drop.

Encontrar um bom fornecedor

Quando se opera com drop é preciso se preocupar com o seu fornecedor, assim garantindo a idoneidade da melhor forma possível para diminuir a sua chance de ter problemas.

É preciso ter atenção às regras do decreto do código do consumidor, pois, todas essas irregularidades, quando identificadas, geram multas.

Se atente também aos meios de pagamento que vai utilizar, uma grande parte dos meios de pagamento online não aceita a operação de drop em alguns casos poderá ter problemas com Pagseguro e Mercado pago. 

Quando se opera com drop é preciso se preocupar com o seu fornecedor, assim garantindo a idoneidade da melhor forma possível para diminuir a sua chance de ter problemas.

Fornecedores comprometidos farão toda diferença no seu negócio
É extremamente importante encontrar fornecedores comprometidos

É possível operar com o dropshipping?

Sim é possível e na Tactus nós temos um serviço de contabilidade para dropshipping mas isso exige muito conhecimento de quem assessora a sua empresa e informação e cuidados por parte do dropshipper.

Entre em contato conosco e solicite maiores informações de como a Tactus Contabilidade Digital pode te ajudar.

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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