Uma dúvida que recebemos com grande frequência nos nossos canais de atendimento é: “Estou começando a empreender, para abrir o meu CNPJ é preciso ter um sócio?”
Esse não é um assunto muito novo, mas é importante abordar, até porque existe uma possibilidade muito interessante que é a sociedade unipessoal limitada.
A sociedade unipessoal limitada (SLU) é uma modalidade de empresa, e a palavra” limitada” junto dela carrega segurança para quem é Pessoa Física em relação ao seu patrimônio.
Então é muito interessante ter uma empresa limitada.
Razões para ter um sócio na empresa
Porém, isso não quer dizer que você obrigatoriamente precise ter um sócio. Na sociedade unipessoal limitada é possível ser uma sociedade com um único sócio, ou seja, apenas você.
Não que ter um sócio seja uma coisa ruim, muito pelo contrário, é muito interessante.
E de verdade muitos negócios se tornaram grandes quando houve uma divisão da fatia do bolo através de uma sociedade.
A partir do momento que você tem 100% da sociedade a empresa é só sua, você toca o barco sozinho.
Mesmo que haja uma equipe e profissionais que vão te ajudar em relação a isso.
Mas quando você pensa em ter um sócio e dividir essa fatia, pode ser bem interessante, desde que esse sócio complete as habilidades que você está buscando ter.
Ao escolher um sócio a coisa mais importante é o conceito de complementaridade, ele precisa ser bom no que você não é.
E é claro que sempre com o mesmo objetivo, buscando o crescimento.
Entenda sobre a Sociedade Unipessoal Limitada
Mas, tratando-se do assunto central que é a sociedade unipessoal limitada, você não precisa ter um sócio.
Antigamente muitas empresas tinham que colocar uma pessoa só para constar na sociedade e poder ser limitada.
Mas, com essa questão da sociedade unipessoal limitada, isso acabou e pode ter uma sociedade e resguardar os seus bens em relação ao contexto da pessoa jurídica.
E é claro que estará resguardado desde que na Pessoa Jurídica faça tudo conforme a legislação, ou seja, não adianta fazer o CNPJ e não administrar de forma correta.
Você não pode utilizar o dinheiro da Pessoa Jurídica de uma forma que não seja lícita, isso com certeza pode trazer problemas judiciais.
E a depender do caso, os seus bens pessoais estarão comprometidos, mas em regra geral, desde que seu CNPJ esteja certinho a sua Pessoa Física vai ficar resguardada.
Isso é muito interessante, importante e necessário!
O pagamento de impostos
Outro ponto que escuto muito dos novos empreendedores é:
“Se eu tiver uma sociedade unipessoal limitada vou pagar menos impostos?”
Podemos afirmar que não tem necessariamente sentido se a sua empresa é unipessoal limitada ou limitada, em relação a tributação.
Não interfere no Regime como Lucro Presumido, Simples ou Lucro Real. Não há relação da questão tributária com o seu tipo jurídico.
Salvo algumas exceções, mas em regra geral não há nenhuma particularidade de pagar nem mais nem menos por ser uma SLU.O que vai te fazer pagar mais ou menos é talvez fazer algo errado, não ter uma contabilidade especializada que vai saber te dar as orientações corretas.
Dentro do universo digital, a sociedade limitada unipessoal é a queridinha dos empreendedores,principalmente de quem está começando o seu negócio.
E isso é mais um motivo para ficar resguardado em relação ao seu CNPJ.