Neste conteúdo você vai descobrir quais são os 4 tipos de negócios e consequentemente quais os riscos existentes em cada um deles.
No final deste conteúdo será possível avaliar que tipo de risco sua empresa está correndo no mercado e evitar problemas. Vamos nessa?
Negócio ilegal
Neste caso, a pessoa não tem um CNPJ e por isso não está declarando corretamente os seus rendimentos.
Pois, se ela fosse declarar corretamente teria que pagar cerca de ¼ do valor que recebeu de Imposto de Renda.
Caso tenha um CNPJ que esteja totalmente irregular, muitas vezes com uma atividade que não está adequada ao que executa ou tem um enquadramento tributário que não é aplicado para a atividade dela, por exemplo, acaba se beneficiando no Simples Nacional, quando deveria tributar através de Lucro Presumido.
Problema tributário
Esse tipo de negócio irregular traz para a Pessoa Jurídica ou para a Pessoa Física sérios problemas tributários, que serão de um modo ou de outro, avaliados pelo fisco.
E hoje você corre um risco grande de autuação em relação a isso.
Negócio Hipotético
Neste caso a pessoa tem um CNPJ mas não tem uma regularidade.
Portanto, ele não faz a declaração do faturamento de forma correta e acredita que por ter um CNPJ e emitir algumas notas, pode deixar um monte de coisa por fora, que isso não trará problema nenhum.
Cruzamento de informações
O fisco tem utilizado o cruzamento de informações para avaliar o que está acontecendo em relação aos valores não declarados.
O fisco cruza dados de cartão de crédito, os valores depositados em conta bancária, valores de financiamento e declarações dos seus clientes em relação à sua atividade.
Você precisa tomar cuidado pois se houver uma simulação de negócio, corre o risco de sofrer autuações que serão a partir de 75% do valor não declarado.
Portanto, se você deixar de declarar 100k a sua autuação será 75k no mínimo, a multa incide sobre o valor não declarado.
Devedor costumaz
Esse tipo de negócio declara tudo, só que não paga nada.
E ele acredita que por fazer isso, como quase todo mundo (na cabeça dele) deve para o fisco, não terá problema nenhum.
A grande verdade é que muitas empresas estão devendo para o fisco, isso é muito comum, mas o fisco vive um momento em que está em busca de recursos em razão da crise que vivemos.
Consequentemente, as empresas devedoras são alvo do fisco.
Antes o que demorava 5 anos para ser processado, hoje é feito em meses e em alguns casos em alguns dias.
Hoje ele manda as cobranças numa rapidez maior e manda para o judiciário mais rapidamente, porque ele pode assim conseguir bloquear a conta dos devedores.
É muito comum empresas terem problemas de caixa porque tiveram uma conta penhorada.
Nós não temos hoje mais prazos para deixar de pagar o imposto, além disso, quando você deixa de pagar também passa a sofrer um valor bem significativo de acréscimo em cima desse débito.
Como regularizar negócio
A melhor alternativa é repensar o seu negócio, se está nessa situação.
Muitas vezes vale a pena diminuir o tamanho do negócio e conseguir pagar os impostos, mantendo uma situação regular.
Além disso, esse tipo de empresa não pode sequer distribuir os lucros, porque uma das regras de distribuir os lucros com isenção de IR seria que os impostos estejam em dia.
Na Tactus Contabilidade, por exemplo, ao fechar a contabilidade de cada cliente nós levantamos suas certidões para verificar se realmente ele pode fazer a distribuição de lucros isenta de IR, se houver débitos nós não fazemos a distribuição e aquele valor que eventualmente ele recebeu vai ser onerado com o pagamento do Imposto de Renda.
Negócio Legalizado
Essas são empresas que tomam cuidado em relação a parte tributária, declaram corretamente o seu faturamento e fazem o recolhimento dos seus impostos.
Mas será que você tem total segurança em relação a isso?
Isso não significa que você não possa ter algum tipo de problema, porque você pode cometer um erro, por exemplo, na emissão de um documento, passar por uma fiscalização ou algum tipo de autuação.
Pode ter alguma coisa que você não sabia e fez sem saber, mas a grande massa de situação onde você poderia ter problemas – que seriam os casos que citamos acima – não vai passar por isso.
Porque tem uma situação regular e tem uma empresa que procura manter a legalidade do seu negócio da melhor maneira possível e isso traz tranquilidade.
Assessoria Contábil
Portanto, você precisa avaliar que tipo de empresa é a sua, para avaliar que tipo de risco tem no mercado hoje.
Sem dúvida alguma no momento que vivemos hoje, no cenário econômico e político onde temos cada vez mais um peso maior sobre o empresariado brasileiro nós temos que nos preocupar com esse assunto.
Isso porque quem paga essa conta é você, sou eu e todos nós que somos empresários e estamos diante dessa situação.
Todo cuidado é pouco.
A Tactus Contabilidade pode te ajudar nesse sentido, além do assessoramento que nós prestamos aos nossos clientes.
Se você não é nosso cliente, pode nos pedir uma avaliação do seu risco, sem custo algum.
Isso vai te ajudar a nortear as suas ações para que você seja bem sucedido.