Estive com Marcelo Távora, que é referência no marketing digital com a venda de produtos digitais, atuando como infoprodutor e afiliado.
Marcelo disse que antes de entrar nesse mercado sempre quis empreender. Tem muita gente que acaba sendo empreendendo por necessidade, mas essa sempre foi uma vontade pessoal que ele teve.
Ele começou a empreender com o pai aos 19 anos, mas não foi uma experiência muito positiva e foi procurar essa chance “fora de casa”.
O começo para adquirir experiência
O primeiro emprego dele foi na Rock Content, empresa global de Marketing como vendedor, isso depois de ter sido rejeitado em mais de 30 entrevistas de emprego.
Nessa empresa, começou a ter uma nova visão de empreendedorismo, de crescimento e caiu no marketing digital como vendedor.
Na época tinha que vender textos para empreendedores, porém não tinha nenhuma experiência e teve que aprender muito.
Depois disso, resolveu pedir demissão e focar no seu negócio e hoje acha que foi um “erro”, porque na época mal conseguia validar um MVP (Minimum Viable Product) ou Mínimo Produto Viável (Possibilidade de validar o produto antes de fazer seu lançamento).
Essa foi a primeira empresa que ele quebrou e com 24 anos buscou emprego registrado novamente, dessa vez em outra startup, vendendo softwares para escolas. Nesse emprego ficou 3 meses e pediu demissão, resolvendo começar a ser afiliado.
Coprodutor: Envolvido no processo de criação
Ele caiu de paraquedas na coprodução de conteúdos e se apoiou no seu relacionamento para ter base para seguir em frente!
Como coprodutor já tinha dois cases de sucesso, mas queria se desafiar a produzir conteúdo.
Marcelo tinha muito medo de julgamentos, mas foi descobrindo ao longo da vida que as coisas que cria na cabeça são muito piores do que a realidade.
Isso significa que as pessoas no fim das contas não estão olhando para você e muita gente deixa de produzir conteúdo por supervalorizar a atenção que as pessoas podem dar a ela.
Quando ele começou a produzir conteúdo pensou em lançar um curso, ele usava um chifre como marca registrada e dizia que pensava “se estou me colocando nesse nível de ridículo, ninguém pode fazer pior”.
Aos poucos ele foi amadurecendo e se desvinculando do “chapéu”, com uma menor conexão com o que tinha há anos.
Hoje ele tem um nível de afiliados voltado para produto físico, que antes não existia.
O mercado mudou muito, ele foi acompanhando a mudança e adaptando o conteúdo para o que estava acontecendo no digital.
Iniciantes no mercado digital
Hoje ele fala para o iniciante que quer começar a dar os primeiros passos para o marketing digital, mas sabe que essa pessoa não será um afiliado por muito tempo.
Essa seria apenas a porta de entrada, para aprender e decidir qual caminho seguir.
O caminho para quem quer começar e deseja aprender o básico do tráfego, como fazer as primeiras vendas e depois escolher algo e trabalhar com um produto.
Conceito de ecossistema na prática
Nosso CEO Anderson Hernandes sempre acreditou muito na questão de ecossistema. Isto porque na empresa de treinamentos temos conteúdo próprio e afiliados, no qual as pessoas acabam comprando pela questão da autoridade.
Esse conceito de ecossistema é bacana pois sabemos o que a persona precisa e desta forma pode entregar o que ela está procurando.
Minha persona acaba consumindo muitas coisas na esteira, dentro de um ecossistema e conseguimos rentabilizar de todo lado.
Marcelo diz que consegue rentabilizar a audiência em outros assuntos, aumentando o LTV (Lifetime Value) e em português valor de tempo de vida da lista sem aumentar o trabalho ou o número de produtos.
Trabalhar como afiliado é isso: aumentar a sua esteira de produtos sem necessariamente aumentar os produtos que tem, usando de outras pessoas.
Produzir conteúdo é ótimo pois atinge outras pessoas que chegam até você e uma vez que tem audiência e outra pessoa para atuar como afiliado, fica bom para os dois.
Uma dica é crescer networking, pois quando começa a produzir conteúdo facilita muito.
Empreendedor no mercado digital
Na trajetória de Marcelo podemos ver que em 5 anos ele teve um amadurecimento absurdo.
Ele se diz uma pessoa pouquíssimo perfeccionista, se define como “preguiçoso” e por isso as coisas para ele tem que ser rápidas.
O mais importante que ele considera hoje é uma boa entrega tanto que quando vendeu o primeiro produto que era um curso, nem estava pronto quando começou a vender.
Assim que vendeu montou uma turma e acompanhou os alunos durante um mês, vendo as dúvidas e montando o curso a partir das dúvidas.
Ele se diz muito inseguro e luta com isso diariamente, mas conforme ele reconhece, é mais fácil de lidar. Um fator que ajuda muito ele nessa questão é ter sócios.
Comparando os vídeos antigos com os que ele produz hoje, vemos uma mudança muito grande. Essa mudança aconteceu através da demanda do mercado.
Isso porque quando se começa do zero se deve fazer o que pode, onde está e com o que tem.
Não meça a sua régua pelo que os grandes fazem, não tente se comparar.
Como criar autoridade no mercado digital
Você pode criar autoridade de duas formas: entregando algo muito relevante ou ajudando alguém.
O produto dele prega muito a liberdade geográfica e financeira, isso é importante.
Quando estiver começando, foque sempre no que está sob o seu controle.
Se quer ganhar dinheiro com lançamento digital isso dificilmente irá acontecer no primeiro momento, para isso, é preciso um percurso.
No mercado as pessoas acabam se comparando demais e se deixando levar pelo ego, não caia nessa armadilha.
O conselho de Marcelo é começar como afiliado, assim pode começar agora e envolve menos risco, permitindo que conheça a sua persona.
Desenvolva primeiro as habilidades necessárias para obter mais resultados e ganhar dinheiro com um investimento menor.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário!