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Planejamento Estratégico para 2018

Tactus Planejamento Estratégico para 2018

Você sabe a importância de um planejamento e como construí-lo de maneira estratégica para sua empresa para 2018?

Esse é um passo extremamente importante para o sucesso da sua empresa, e o conteúdo abaixo demonstra rapidamente como obtê-lo.

Primeiramente você deve analisar o mercado.

Pensando em como foi o seu mercado em 2017 consegue analisar a sua reação?

O seu Target (público alvo) foi realmente algo interessante para você, ele de fato aconteceu como você esperava?

Reunião de Alinhamento Estratégico

Na Tactus Contabilidade Online buscamos transmitir nossos objetivos com a equipe em busca de alinhamento e engajamento.

Projetando 2018

É importante analisar a projeção do resultado que teve e quais os segmentos as ações trouxeram melhor resultados em 2017.

Pergunte-se:

  • E o que vai projetar para 2018?
  • Quais os nichos de mercado que responderam mais as investidas da sua empresa? 
  • Quais são os segmentos alvos que terá neste novo ano.

Responder isso é fundamental para que saiba projetar para trabalhar melhor em 2018!

Assista:

Existem algumas possibilidades, dentre elas fazer um trabalho efetivo em um único segmento ou dois ou três, é importante saber se vai trabalhar especificamente em um nicho de mercado.

É importante que você saiba em 2018 qual é o foco do seu trabalho, se não determinar isso vai perder muito nas suas estratégias.

Assim deixará de atingir o público que realmente interessa, vai deixar de focar na estratégia para aquele público, partindo do mercado competitivo que enfrentamos hoje dessa maneira tudo fica muito mais difícil.

Você deve se perguntar quais os mercados que terá melhores resultados e quais mercados sua empresa está reparada para atender em 2018.

Alinhamento Estratégico 2018

Quais os mercados que têm mais possibilidades de sucesso para você, e os que podem estudar para fazer essa segmentação para atuar em 2018.

Depois dessas perguntas, definido esse mercado e esse público deve pensar num segundo aspecto, o que é necessário para efetividade nesse mercado?

Quando a empresa não tem um mercado alvo e não busca ter uma efetividade acaba se perdendo muito, e consequentemente não se torna boa para ninguém.

A falta de foco e projeção realista para uma empresa é um dos grandes fatores que limitam o crescimento de um negócio e isso pode custar muito caro para um empreendedor

Ninguém consegue atender todos os mercados bem e nem ter um Target tão amplo, então é importante que tenha foco.

Isso não significa que não venderá a outros mercados e sim que deve delimitar um pouco as coisas e definir estratégias.

Com essa estratégia fará o processo de revisão para entender e definir os seus planos, sem uma definição o sucesso é difícil.

Planejamento de Vendas para 2018

E como fazer uma estratégia de vendas para o seu negócio?  

Você deve pensar em vendas depois de pensar em mercado, pois toda sua estratégia será permeada em cima do mercado que você definiu, caso não haja a definição anterior as chances de sucesso são pequenas.

[conheça mais sobre alta performance empreendedora]

É importante olhar para o mercado e depois começar a se perguntar o que pode fazer para atendê-lo melhor, como convencer o público no mercado que vai atuar para que ele compre o produto ou serviço que está oferecendo.

Pergunte-se:

  • Quais os canais utilizar para fazer o processo de venda de maneira efetiva e completa?
  • Serão canais pela internet?
  • E-commerce?
  • Trabalhar com canais diretos?
  • Representante?
  • Melhorar o processo da equipe de vendas?  

Assista:

Buscar ter um resultado melhor através de compra de campanhas em redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e etc. ou focar mais em SEO (Search Engine Optimization)

O que é estratégia de SEO?

Dito de modo simples é a otimização do site para melhorar o posicionamento na pesquisa orgânica do Google 

Se você não souber com quais canais trabalhar e não fizer uma estratégia de vendas adequada terá dificuldades.

É essencial que saiba que para cada tipo de canal de vendas que vai utilizar precisa saber como ele funciona e como operá-lo.

Imaginando que nunca operou pela internet e esse é seu plano para 2018, mesmo que não tenha experiência, então vai precisar de alguém que te ajude, de alguém que conheça ou aprender a como fazer isso.

Alguns canais são mais fáceis de trabalhar.

Treinar sua equipe de vendas

Talvez treinar uma equipe de vendas ou um vendedor apenas ou fazer trabalho voltado mais de porta a porta talvez seja a mais simples.

Nesse caso basta pegar um profissional e colocar para fazer um treinamento melhorando a sua equipe de vendas que pode ser feito por você ou talvez você possa talvez trazer um profissional pronto para você para pode te ajudar com uma expertise nesse assunto.

[conheça os planos de serviços que oferecemos]

Existem inúmeras maneiras executar esse planejamento e não há como definir qual a melhor para cada empresa pois provém de estudo, esse estudo demonstra o poder do seu planejamento.

É importante que se reúna com sua equipe e estratégica para discutir isso.

Na minha empresa a Tactus costumamos a sentar e discutir os aspectos dentro do mercado que atuamos para melhores resultados na projeção de uma estratégia inclusive para novos mercados.

Equipe de Profissionais da Tactus

Quem participa desse processo são as pessoas que tem visão prática sobre o que está acontecendo.

Eu tenho minha área comercial e são essas pessoas que me ajudam.

Para entender se o público que está sendo indicado pelo setor comercial operacionalmente é melhor o importante é olhar tudo com amplitude.

Quando pensa em estratégia de vendas o seu olhar tem que ser muito mais amplo do que ao um único ponto.

É preciso que se reúna com a sua equipe e estabeleça uma estratégia de vendas para 2018, quem não vende não tem resultado.

Definir seus objetivos estratégicos para 2018

Outro fator importante são os objetivos para o próximo ano.

Se o empreendedor não definir qual o objetivo que quer buscar em relação ao seu planejamento em 2018 vai ser difícil alcançar alguma coisa, é importante saber o que quer alcançar.

Até aqui falamos sobre mercado, sobre vendas, sobre Target e sobre público alvo para que possa chegar ao seu sucesso, porém nem sempre vender mais é o seu objetivo primário.

Aumentar a participação de mercado

Por exemplo, quando pensamos em objetivos eles podem ser inúmeros, em uma empresa podemos considerar como objetivo aumentar o seu marketing share (participação de mercado).

Para isso é necessária uma estratégia focada nesse processo muito específico e ter um direcionamento é essencial.

Talvez prejudique a sua rentabilidade porque as vezes aumenta-lo implica em maior investimento.

Abrir unidades e crescer de forma geográfica por exemplo ou abrir um pouco mais o seu mercado de atuação e expandir a sua empresa em outros mercados, nessa participação de mercado pode uma estratégia que vai definir.

Aumentar a rentabilidade

Talvez o seu objetivo seja aumentar a rentabilidade.

Então não vai focar muito em vendas, mas sim em observar a sua carteira interna, o seu mercado e quais os nichos que dão melhor resultado.

Muitas vezes o empreendedor fica refém de determinados nichos, e a intenção é que trabalhe a sua estratégia para poder buscar nichos que não fique refém.

Pensando em todos esses aspectos percebe que faz uma grande diferença saber qual é o seu objetivo.

Assista o vídeo:

Você pode querer proteger o seu mercado, aumentar as suas vendas, aumentar a sua rentabilidade, pode fazer inúmeras coisas.

Talvez o seu foco seja financeiro e não tenha nada a ver com outros aspectos no mercado, e seu objetivo seja fazer mais caixa para a sua empresa.

Para isso deve trabalhar melhor os segmentos que dão maior rentabilidade para poder ter mais caixa, segurar os investimentos e diminuir o que você tem de endividamento.

E todo esse trabalho envolve o seu objetivo, por isso é tão importante saber qual o seu objetivo primário, secundários e o que você quer para 2018.

Ninguém consegue ser bom em tudo o tempo todo por isso é importante que mantenha o foco.

Palestra de Crescimento de Negócio

Cada coisa que você pode trabalhar tem uma representatividade diferente então deve pensar ao direcionar o seu objetivo, foque em poucos objetivos, assim ficará muito mais fácil atingir os seus resultados.

Quais seus fatores chaves de sucesso?

E essência para alcançar os seus resultados consiste no que precisa para chegar aos seus objetivos.

Pergunte-se:

  • Quais os fatores chaves de sucesso? 
  • Se o seu objetivo for fazer mais caixa, qual o fator chave de sucesso para fazer mais caixa?
  • O que é relevante para você?
  • É trabalhar processualmente a sua empresa para diminuir custos?
  • É melhorar o empenho da sua equipe para que ela possa render mais?
  • É buscar por exemplo alternativas para redução de custo do seu negócio, e buscar diminuição do endividamento, se for o seu caso?

Todo negócio tem o fator chave de sucesso, é preciso identificá-lo para que atingir o objetivo.

Você precisa aprender como fazer

Por isso é importante saber como é o que fazer.

Se não conhecer os fatores essenciais para alcançar esse objetivo fica tudo mais difícil.

Assista:

Se deseja por exemplo aumentar as suas vendas e não tem a formação necessária para isso, deve buscar conhecimento de como pode melhorar o trabalho da sua equipe de vendas, de como melhorar o canal de vendas que precisa atuar, você não sabe como chegar lá sem que tenha essa informação concreta.

Então o seu fator essencial é buscar essa formação e essa busca deve ser feita agora, antecipadamente para poder garantir o seu sucesso.

Para garantir um 2018 de sucesso é preciso que entre nele com tudo encaminhado.

O planejamento pode ser feito de muitas maneiras, físicas, digitais, mentais e etc., mas ele só terá o efeito necessário se efetivamente conseguir fazer o que de fato é necessário funcione para você.

Seu plano de ação para 2018

E qual deve ser o seu plano de execução para o seu planejamento estratégico de 2018?

Saiba que ele só dará certo a partir de um plano de execução.

É essencial definir quais os passos tomar durante o ano, sequência-los e organizar de forma cronológica, pois um passo depende do outro então eles têm que ser dados em forma cronológica, e sequencial.

Planejamento 2018 para aumentar rentabilidade

Se você não cadenciar isso de maneira correta e não trabalhar esses passos de forma sistemática não vai chegar a lugar algum.

Então vai desenhar no seu plano de ação!

O que vai fazer logo no começo do ano ou que vai começar agora, você vai estabelecer uma linha do tempo para execução das atividades.

Planeje 2018 em quatro partes

Essa linha deve conter os planos que definiu, o que foi feito, o que não foi feito, o que precisa ser melhorado, e ao invés de olhar na sequência dos 12 meses deve olhar com frequência trimestral.

É muito mais simples definir 4 marcos diferentes no ano do que trabalhar com apenas um único marco.

Você vai definir passos, escalas para que alcance o seu objetivo de maneira planejada e com calma para que tudo saia da melhor maneira.

Assista:

E definindo esses marcos no final de cada um deles pode revisar o que conquistou, esse ponto envolve a sua equipe, deve trazê-los para participar do planejamento com você.

O engajamento é fundamental, reunidos podem definir os passos para que todos possam alcançar o que foi determinado.

É importante ter as metas com a sua equipe, as pessoas devem se cobrar, o grande problema que muitas vezes acontece com o gestor é que ninguém cobra ele, e com isso procrastinar o trabalho fica mais fácil.

Hoje existem programas de coaching e mentorias que ajudam muito o empreendedor a alcanças suas metas e objetivos. Nesses programas são estabelecidos passos para alavancar seus resultados em 2018.

Quando alguém te cobra pode ir muito mais longe!

Use Mapas Mentais

Existem ferramentas disponíveis para o planejamento estratégico, que trabalham com mapas mentais, são simples e práticos de utilizar e o acesso pode ser feito de forma gratuita, o empreendedor pode criar o próprio mapa mental.

São programas de simples utilização, funciona com organogramas de fácil interpretação.

Mapas Mentais

É possível determinar a forma que trabalha, especificar e objetivar cada um dos tópicos.

Em cada linha você consegue especificar bem o que você deseja.

Há também mapas mentais públicos que poderá usar como modelo, neles pode criar seu plano de ação, para que seus resultados aconteçam de fato.

Assista os passos:

É um modelo completamente móvel, onde pode criar ações e modelos de foco que terá, bem como ações que vai percorrer.

Pode abrir abas para definir equipes e muito mais.

Esse planejamento pode ser criado de forma bem prática e com isso pode revisá-lo e preenchê-lo sempre que possível e necessário.

Quando precisar do seu planejamento ele será de fácil acesso e você pode encaminhar isso para o seu time.

Essa ferramenta é muito prática e útil, é possível desenhar todo o trabalho de uma empresa com uma ferramenta como essa. Ela é de fácil visualização e acesso.

Modelo de Mapa Mental para 2018

Esse é um exemplo bem simplificado de uso do mapa mental:

Mapa Mental de Estratégia 2018

Você pode elaborar algo bem completo e as dicas desse artigo e vídeos podem te ajudar.

Não deixe para amanhã a elaboração do seu planejamento, no novo ano a sua vida pode mudar com ele.

Busque um planejamento eficiente e que foque na realização de metas.

Não procrastine o seu sucesso!

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Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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