Como lançar um curso online e ter resultados?
Quer lançar um curso e não sabe por onde começar?
Vamos mostrar neste conteúdo dicas práticas baseadas em nossa vasta experiência nesse mercado para que você saiba por onde começar e como alcançar resultados.
Abordaremos primeiro o conceito de produto e isso é importante que entenda, pois grande parte das pessoas que vão começar um negócio digital lançando um curso online vieram do mercado offline atuando como palestrantes, como professores, como consultores ou podem até mesmo nunca ter atuado neste sentido.
Transforme seu conhecimento
O que você precisa entender é que para lançar um curso online é preciso transformar isso em um produto, e isso significa “empacotar” transformando o seu conhecimento em algo que seja atrativo para o mercado e esse processo de transformação não é tão simples.
A medida que assiste a um vídeo no youtube, por exemplo, está tendo acesso a um conteúdo que te ajuda, mas é um conteúdo gratuito então a percepção de valor das pessoas que estão assistindo é muito menor, e isso permite que ele seja mais informal ou menos elaborado.
Se for entregar um conteúdo em forma de curso deve levar vários aspectos em consideração que vão desde a roteirização do produto, tempo de duração dos vídeos, como eles serão produzidos e etc.
Gravar um conteúdo para internet é possível com o seu próprio celular, e as pessoas fazem isso com muita frequência, mas quando você vai entregar um curso online precisa de um cuidado maior em relação a isso.
Há 05 anos atrás quando esse mercado estava se intensificando no Brasil e as primeiras plataformas começaram a surgir, como o Hotmart, nós tínhamos uma percepção de valor completamente diferente.
Os primeiros vídeos gravados em cursos online não tinham uma qualidade técnica que hoje é exigida até para um conteúdo simples e grátis na internet.
Hoje o público é muito mais exigente e existem razões para isso.
Primeiro porque a oferta de cursos é muito maior, e a medida que essa oferta cresce as pessoas têm mais opções e tem o poder de escolha nas suas mãos.
O que faria uma pessoa comprar o seu curso online e não o curso de outra pessoa?
Conteúdo de qualidade
É preciso transformar o seu curso num produto atrativo e isso envolve a qualidade do conteúdo, a roteirização do conteúdo que vai apresentar para o mercado, qual o formato de entrega que vai fazer, enfim, existem formas diferentes de entrega, mas é preciso formatar um produto.
E empacotar ou formatar o produto significa gerar um processo de maior atratividade.
Um dos aspectos dentro do produto que é levado em consideração é preço praticado, e quem está começando neste mercado tem muitas dúvidas em relação a que preço praticar.
O que você precisa considerar é se realmente tem um produto que entrega um valor para justificar um preço mais alto.
Quando alguém está começando nesse mercado e não é conhecido como produtor online, mesmo que seja conhecido no mercado offline, não consegue transferir sua autoridade para o mercado digital a não ser que seja uma figura pública e assim quando vai para o mercado online já tem visibilidade.
Se não foi criada uma autoridade antes com produção de conteúdo será difícil que ele tenha um alto valor inicial no lançamento do curso.
Por isso, ao formatar o seu produto precisa considerar se pode cobrar o valor que espera.
Conheça seus concorrentes
Normalmente antes de estipular um compensa conhecer um pouco o mercado e ver o que os outros concorrentes no mesmo tema têm no mercado.
É importante comprar este produto para fazer essa análise do que está sendo entregue, qual a autoridade, número de seguidores e etc.
E então você será capaz de avaliar o que está entregando como um comparativo de valor.
É preciso considerar claramente como entregar isso na prática.
Defina estratégias de marketing
Muitos entregam somente um curso online, mas hoje existem algumas valorizações de mercado bem interessantes para quem consegue agregar um bônus presencial dentro de um curso online.
Essa é uma estratégia que utilizamos com frequência e conseguimos conduzi-la, pois criamos uma escola de negócios paralela.
Na nossa sede nós temos uma escola de negócios onde vendo programas que tem um curso online com programas presenciais no mesmo produto e isso me ajuda a ter um alto ticket dentro deste produto e facilita muito no processo de vendas.
A oferta de cursos online é muito grande, por isso, é preciso arrumar maneiras para se diferenciar, e isso inclui desde um bônus presencial até um bônus físico que muitos acabam gerando para o produto ou bônus de conteúdo online, agregando temáticas específicas entregando como bônus.
Isso ajuda muito no processo de percepção de valor para quem procura o produto.
Se você não formatar muito bem o seu produto não terá resultados.
É preciso definir preço, empacotar este produto para o mercado, ter uma estratégia para este público alvo, conhecer quem é a persona que vai comprar e criar uma estratégia de marketing para este produto.
Se você não transformar o seu conhecimento num produto não terá resultados.
O conhecimento de certo modo é intangível, e no online é mais intangível ainda.
Ao vender o conhecimento presencialmente as pessoas têm acesso a você e no online elas não tem.
Assim, é preciso criar condições de valor deste produto.
A construção da sua autoridade é algo que acontece paralelamente ao lançamento do seu produto, mas normalmente numa proporção anterior para ter melhores resultados.
É preciso produzir conteúdos, construir autoridade e ganhar credibilidade para facilitar o processo de venda de um produto online.
Num curso online a fabricação de um produto é a gravação do conteúdo e nesse processo de produção não se pode transparecer um ar de amadorismo.
Você não pode entregar ao mercado um produto inacabado, que passe a sensação de “mal feito” e com defeitos, tudo isso desvende o seu produto.
Você passa uma mensagem subliminar ao entregar um produto e entregá-lo inacabado vai desvalorizar o seu produto.
Pense no seu produto como um todo!