Como o fisco age quando ele notifica uma pequena empresa ?
Hoje quando o fisco faz um processo de notificação ele tem 97% de assertividade em relação a notificação.
A possibilidade do fisco estar enganado diante daquela notificação é de cerca de apenas 3%.
Na prática é como se o fisco tivesse certeza de que alguém o está enganando.
E como ele consegue ter toda essa assertividade em relação a essa notificação tributária?
Cruzamento de Informações
Pura e simplesmente porque ele tem à mão todas as “provas” que ele precisa, provas que o próprio cliente entrega a eles, que profissionais contábeis entregam, que os bancos disponibilizam, documentos de clientes, das notas fiscais emitidas e etc.
São tantas fontes diferentes de informação que quando tudo é unificado e analisado, de forma automática o processo não depende mais de um fiscal fazendo a apuração e análise, são encontradas informações precisas.
Nós temos um processo de fiscalização eletrônica e nesse processo as informações estão plenamente disponíveis.
Quando você receber uma notificação do governo analise friamente o que vai fazer em relação a isso.
Porque você pode ignorar isso, a notificação pode acontecer de forma online, o governo não precisa mais enviar um carta ao notificado, existe uma espécie de caixa postal onde é notificado tudo, e quando você acessa essa informação dá ciência de que recebeu.
A importância da contabilidade
E o que empresas contábeis como a Tactus fazem para proteger os clientes de possíveis notificações tributárias?
Nossa equipe faz a análise dessa caixa postal virtual com frequência, usamos ferramentas que nos permitem automatizar esse processo de análise, pois se houver alguma pendência de um cliente receberemos a informação através dessa ferramenta.
Na prática se você for notificado você está com um grande problema nas mão e precisa resolvê-lo em tempo hábil.
A Receita Federal tem concedido as empresas a possibilidade de fazer uma autorregularização.
E essa autorregularização a receita concede antes de multar a pessoa ou empresa, pois, se ela começar a multar a todos diretamente, o fluxo de multas seria muito alto e na prática ela não recebe o valor, pois fica impagável para uma quantidade enorme de empresas, gerando um processo de débitos sem fim.
E na autorregularização você declara o valor que está indicado como ilegal e faz o pagamento do imposto sob ele, eliminando o problema.
E não pense que a melhor alternativa então é simplesmente declarar qualquer valor e acertar depois, caso seja notificado, esse é um péssimo caminho, pois ainda serão devidas multas e juros mesmo para o pagamento na autorregularização.
Impostos em dia
A melhor alternativa, por mais “triste” que isso possa ser, pois olhando o que está acontecendo a nossa volta no país é comum pensar que pagar imposto não vale a pena, mas não pagar é mais danoso ainda.
Pague os seus impostos em dia e faça a sua declaração da maneira mais correta possível.
Na Tactus a qualquer divergência com a informação declarada com o que foi apurado contabilmente é identificado e repassado ao cliente como alerta.
Nós evitamos que nossos clientes passem por problemas futuros.
Na nossa empresa visamos proteger o nosso cliente, acima de tudo, e proteger um cliente significa não correr riscos desnecessários por mais chato que seja o pagamento de impostos vale muito mais a pena pagar em dia.
Mantenha sempre o seu negócio regularizado.
Na Tactus podemos te ajudar!