Estamos na Black Friday e você precisa pensar no que fazer no seu negócio digital nesta semana de promoções.
Como aproveitar para monetizar o seu negócio nesta semana especial?
Darei algumas dicas práticas falando um pouco sobre o que faço no meu negócio.
A primeira coisa que deve olhar está relacionada ao seu portfólio de produtos digitais, e se realmente vale a pena fazer uma promoção deste produto que está pensando.
Isso porque é importante considerar que ao fazer uma promoção em uma black friday você acaba diminuindo a percepção de valor deste produto no mercado.
Como escolher o produto
Normalmente eu escolho produtos, para colocar em promoção, que tem um alto potencial, mas, por qualquer motivo não estão vendendo bem e eu não tenho a pretensão de elevar o preço desse produto futuramente.
No preço que ele está, que é o preço padrão, ele acaba não vendendo bem, mesmo sendo um produto de alto potencial.
Nós escolhemos alguns produtos que tem uma boa entrega mas que nunca foram produtos campeões de venda.
Uma pesquisa feita pelo Hotmart mostrou que o aumento de vendas que acontece na black friday é maior do que 200%, ou seja, existe a possibilidade de fazer uma venda muito significativa na semana do black.
Mas você precisa escolher bem o produto, caso contrário, pode matar um produto.
Não faria sentido nenhum pegar um produto de lançamento, onde há toda uma estratégia envolvida e investimento e levar ele para a black pois vai diminuir muito a percepção de valor do produto.
No marketing trabalhamos muito com o conceito de percepção e esse conceito nos leva a pensar em uma mente expandida, que não volta a sua forma original, portanto, se criar uma imagem de baixo valor para um produto terá muita dificuldade de remodelar isso no mercado.
Outras opções possíveis são alguns produtos digitais que você tem e que de certa forma se tornaram velhos.
Eles não se tornam velhos sob o ponto de vista de conteúdo, pois, talvez ele não seja um conteúdo perecível.
Olhando para meus produtos digitais, alguns se tornaram velhos mas não eram perecíveis.
Uma das razões é ficar evidente nestes produtos que já foram produzidos há algum tempo e etc.por exemplo.
Então preste atenção nisso, é possível escolher bem um produto que não está fora do padrão de entrega no sentido de conteúdo mas pode estar no sentido de estética.
Utilize as ferramentas disponíveis
Além disso considere que hoje existem disponíveis ferramentas específicas.
A própria Hotmart disponibilizou uma ferramenta específica para a black friday para melhorar o processo de vendas.
Dentro de todo este cenário considere também a sua entrega de suporte, se o produto que vai oferecer tem uma demanda de suporte considere que isso vai influenciar o seu fluxo interno.
Se você vende muito tem que considerar que tem o custo de suporte e avaliar se vale a pena.
Nossos produtos da black não tem suporte, são produtos que entregamos o conteúdo proposto mas não há suporte como em outros produtos.
Produtos não escaláveis também não entram na nossa black friday.
Nossos produtos que são entregues presenciais não entram na nossa black pois há uma limitação de pessoas por sala e se eu colocar mais gente eu aumento meus custos.
Se eu colocar esses produtos em promoção com certeza diminuirá a percepção de valor.
E por fim considere fatores relativos ao custo adicional a esses produtos.
Você terá que pagar os impostos devidos e o custo da divulgação deste produto.
É preciso analisar o investimento que será feito e se realmente vale a pena colocar esse produto em uma black friday.
Pense muito em relação a isso, pois esses fatores vão influenciar o seu sucesso.
Aproveite as oportunidades de crescimento pensando bem em todas as variáveis.