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Como ser um afiliado de sucesso em 2024

Tactus Como ser um afiliado: o que é, tipos de afiliados e muito mais!

O mercado de afiliados se fortalece e evolui a cada ano, acompanhando o crescimento de consumidores que compram pela internet.

Mas como ser um afiliado de sucesso em 2024? Quais as melhores plataformas digitais para se afiliar? Como criar uma estratégia de afiliação vencedora?

Com base na experiência de mais de 10 anos da Tactus neste mercado, vamos ajudar você a entender como atrair clientes e aumentar as chances de venda como afiliado.

O que é um afiliado?

Afiliado é, na verdade, um vendedor que pode comercializar produtos digitais ou físicos de outras empresas. 

Esses produtos estão disponíveis em plataformas de afiliados, onde uma pessoa cria algo, como um curso ou um ebook, que interessa a um determinado nicho. 

O afiliado, então, se afilia a esse produto e começa a divulgá-lo usando um link exclusivo. 

Quando uma venda é feita através desse link, o afiliado recebe uma comissão.

A plataforma controla todo o comissionamento, garantindo que o produtor receba sua parte e o afiliado a sua.

Vantagens de ser um afiliado

Uma das grandes vantagens para o afiliado é não precisar investir na criação de um produto próprio. 

Ele pode simplesmente escolher entre a infinidade de produtos disponíveis na internet que atendem diversas necessidades, como emagrecimento, parar de fumar, bem-estar e até a abertura de um negócio próprio. 

Para ter sucesso e começar a vender na Internet, o afiliado precisa de uma boa estratégia para alcançar o público certo e, assim, aumentar suas comissões constantemente. 

Como ser um afiliado de sucesso

Como ser um afiliado

Falando assim parece fácil, mas a verdade é que se você quer saber como ser um afiliado, é preciso estar disposto a trabalhar duro para alcançar os resultados.

A seguir, vamos compartilhar com você o passo a passo utilizado pelos afiliados mais bem-sucedidos do mercado para construir resultados sólidos no longo prazo.

1) Estude os produtos e o nicho que você deseja se afiliar

De nada adianta você escolher os produtos apenas pelo preço ou pelo valor da comissão.

Você precisa analisar aspectos como:

  • Existe um grande público disposto a comprar esse produto?
  • Você tem familiaridade com este produto, caso precise explicar sobre ele ou fazer postagens nas sua redes sociais?
  • Será que é uma boa começar com um produto mais barato para você ir pegando o jeito e depois criar confiança para alçar voos maiores?

As pessoas costumam adquirir produtos recomendados por quem conhece bem um determinado assunto. 

Por isso, é aconselhável que você procure se especializar em um ramo específico para ser bem sucedido como afiliado.

Pense num segmento que mais se alinha com seus interesses, habilidades e objetivos.

Também faça buscas por nichos que estão em crescimento online e apresentam baixa concorrência

Assim, ao escolher um setor que goste e conhece, será mais fácil se dedicar e vencer os desafios.

2) Defina as plataformas digitais em que deseja atuar

Uma das principais dúvidas dos afiliados que estão iniciando é sobre se é melhor atuar com Hotmart, Eduzz, Monetizze ou Kiwify

Mas, na verdade, tudo vai depender da sua familiarização com os produtos divulgados nessas plataformas e de quais canais você vai utilizar para divulgar seu link de afiliado.

Se você já tem um blog nichado, por exemplo, uma estratégia interessante é ser um afiliado Amazon, fazendo reviews de produtos desse marketplace.

É preciso entender que o universo de afiliados vai muito além dos produtos digitais e é possível lucrar com outros Programas de Afiliados, como Parceiro Magalu, Mercado Livre, Shoppee, Lomadee e outros.

No entanto, verifique se essas plataformas aceitam afiliados pessoas físicas ou apenas jurídicas também. Veja mais sobre em “Afiliado precisa ter CNPJ”?

3) Defina sua persona (público-alvo)

Persona é um termo utilizado no marketing digital para descrever o perfil fictício de um usuário que tem chances de adquirir o produto ou serviço sugerido.

É como se fosse um estudo de público-alvo, mas de forma ainda mais específica. Por exemplo:

“Lídia tem 30 anos, é casada, tem um filho que estuda em escola particular, é cristã não adepta a uma religião, gosta de consumir conteúdos sobre emagrecimento de canais X, Y, Z. Trabalha em uma empresa tradicional e, na correria do dia a dia, tem dificuldade de seguir as dietas que vê nas redes sociais. Com isso, se sente culpada e ao mesmo tempo frustrada por não conseguir recuperar o peso de antes da gestação”.

Esse é um exemplo fictício de Persona, que você consegue traçar fazendo uma pesquisa.

Alguns Infoprodutores já oferecem esse estudo para você, para que já conheça melhor o público-alvo a quem é direcionado o produto.

Mas, para começar, você pode simplesmente analisar qual o perfil do seu círculo de amigos e conhecidos para fazer uma divulgação mais certeira.

4) Defina com que produtos quer trabalhar

Agora que você já se cadastrou numa plataforma digital e tem uma ideia do público que vai comprar de você, é hora de escolher os produtos que vai divulgar.

Alguns produtos que fazem sucesso no mercado digital:

  • E-books e cursos online sobre emagrecimento, bem-estar, investimento, saúde e bem-estar de forma geral;
  • Encapsulados;
  • Bijuterias;
  • Itens domésticos;
  • Cosméticos femininos e masculinos;
  • Dentre outros.

Pense de que maneira o item oferecido tem a probabilidade de ser útil para o seu público e que tipo de problemas ele resolve.

Além disso, verifique a qualidade e a reputação da empresa por trás dele. 

Faça pesquisas, leia as avaliações e opiniões de clientes para ter certeza de que se trata de algo de qualidade.

5) Escolha os canais em que você vai divulgar seu link de afiliado

Se você está começando agora no marketing de afiliados, nem sempre tem uma grande quantia para investir em tráfego pago.

Por isso, é fundamental usar o máximo possível de estratégias de tráfego orgânico, até conquistar os primeiros resultados e ampliar os canais de divulgação.

Alguns dos principais canais podem ser:

  • Lista de transmissão no Whatsapp;
  • Status do Whatsapp;
  • Instagram (Feed e Stories);
  • Tik Tok;
  • Youtube;
  • Blog de conteúdo;
  • Facebook;
  • Pinterest;
  • Google Ads;
  • Etc.

O grande segredo aqui é você estudar como seus principais concorrentes estão se comunicando nessas redes e como você pode fazer melhor do que eles.

Assim você poderá utilizar a linguagem mais adequada para cada rede social e dar o seu tom especial em cada postagem.

Você não precisa necessariamente aparecer para ter sucesso como afiliado.

Você pode, por exemplo, utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para produzir vídeos de conteúdo dos produtos e divulgar seu link de afiliação.

6) Invista em conteúdo relevante e de boa qualidade

Você já percebeu como os Influenciadores ganham dinheiro no mercado digital?

Eles simplesmente passam 90% do tempo compartilhando conteúdos de interesse do seu público e 10% divulgando algum produto ou marca.

Você pode adotar essa mesma proporção nos canais em que for divulgar seu link de afiliado.

Por exemplo, se você escolheu um produto de emagrecimento, compartilhe conteúdos sobre dietas, exercícios físicos, alimentação saudável e divulgue seu link de forma natural em meio a esses conteúdos.

Assim, você vai conseguir criar uma audiência engajada e que em algum momento vai comprar de você.

7) Participe de eventos do mercado e Afiliados

Se possível, invista em cursos online atuais sobre o mercado de afiliados e participe de eventos deste mercado, como o Afiliados Brasil.

Assim você poderá se atualizar sobre as principais estratégias que estão funcionando no momento e conhecer o que cada plataforma pode lhe oferecer de melhor.

Tipos de afiliados no mercado para você se inspirar

Embora isso não seja uma regra que você deva seguir para ser afiliado, existem alguns perfis que mais chamam a atenção e que podem lhe inspirar.

Afiliado Autoridade

Alguém que possui experiência e conhecimento especializado em um determinado nicho pode ser chamado de autoridade.

Geralmente, esse tipo de afiliado tende a criar e compartilhar conteúdo de alta qualidade com informações confiáveis e recomendações honestas nos seus canais, como blogs, sites, podcasts, vídeos ou redes sociais.

Graças a isso, ele consegue atrair usuários e estabelecer uma boa renda praticamente sem qualquer investimento.

A desvantagem de atuar assim está no fato que pode levar muito tempo para alcançar esse nível de autoridade.

Afiliado Investidor

Nessa categoria estão os afiliados que se concentram em se aproximar do público por meio de anúncios pagos.

Normalmente, eles indicam os produtos e serviços exibindo propagandas em plataformas, como Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, YouTube Ads e outros. 

Quem atua desse modo costuma ser um gestor de tráfego com experiência.

Também conhecem diversas técnicas para montar campanhas de marketing digital que realmente se tornam em vendas.

Eles sabem produzir conteúdo copywriting de alta qualidade, além de entenderem bem de retornos sobre investimentos. 

Porém, é necessário ter capital financeiro para conquistar os melhores resultados.

Afiliado Influencer

São aqueles que possuem um número alto de seguidores em canais de conteúdo, como YouTube, Instagram, TikTok e podcasts.

Para ser afiliado Influencer, é aconselhável que você entenda como os principais influenciadores estão se comunicando nas redes sociais e crie sua própria linguagem.

Também é importante possuir conhecimento na produção de conteúdo nos mais diferentes formatos. 

Afiliado Renda extra

Algumas pessoas participam de programas de afiliados apenas para conseguir uma renda extra. 

Nesse caso, elas não investem nenhum dinheiro e nem se dedicam o suficiente para trazer novos usuários para seus canais.

O rendimento que obtêm, na maior parte das vezes, é oriundo da divulgação de links dos produtos feita a amigos e parentes.

Após o cadastro efetuado em sites, como a Amazon Afiliados, Hotmart, Eduzz e Monetizze, elas indicam os itens pessoalmente ou por redes sociais.

Para se destacar nessa atividade é importante conhecer um grande público e acima de tudo, ser capaz de manter a perseverança a cada recomendação.

Como ser afiliado sem correr riscos com o fisco

Se você está começando agora a ser afiliado, é provável que em algum momento sua renda comece a crescer com as vendas pela internet.

Quando isso acontecer, você precisará regularizar os seus ganhos, seja como pessoa física ou jurídica.

Afinal, toda a renda recebida deve ser declarada para a Receita Federal, independentemente da sua origem.

Neste sentido, a Tactus é a maior Contabilidade do país especializada em Afiliados e Infoprodutores e conhecemos o caminho para você regularizar seus ganhos e pagar o menos possível de impostos.

Nossos planos se adaptam ao tamanho do seu negócio e oferecem segurança para você crescer economizando o máximo possível de forma segura.

Se você ser um afiliado de sucesso com segurança, converse agora com nossos especialistas em contabilidade para Afiliados

Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Fundador e CEO da Tactus Contabilidade Digital, tendo 29 anos de experiência em negócios contábeis. É autor de 11 livros e mais de mil eventos realizados. Possui formação em contabilidade, marketing e gestão de negócios.

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