Ícone do site Contabilidade Digital | Tactus

Como funciona o benefício Compete-ES para e-commerce

Imagem mostra dono de loja virtual surpreso positivamente olhando ao celular, simulando a satisfação com o benefício Compete-ES para e-commerce que reduz o ICMS

O Compete-ES para e-commerce vem sendo cada vez mais buscado pelos donos de comércios eletrônicos que alcançam altos volumes de faturamento.

Isso porque, além do Espírito Santo já ter benefícios em relação a outros Estados do Sul e Sudeste,  este incentivo fiscal reduz significativamente o ICMS para e-commerce nas operações interestaduais.

Vamos explicar a seguir como funciona o Compete-ES para e-commerce, quais são os seus requisitos e em quais situações ele se torna mais vantajoso.

O que é o Compete-ES?

Instituído pelo Estado do Espírito Santo por meio da Lei nº 10.568/16, o Compete-ES tem o objetivo de melhorar a competitividade das empresas locais, abrangendo também o comércio eletrônico e as televendas.

Seu principal benefício é a redução para 1,1% da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas vendas ou transferências interestaduais. 

O programa pode ser aplicado tanto para vendas para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, desde que sejam destinadas ao consumo próprio.

Requisitos para se beneficiar do Compete-ES

Para os e-commerces que desejem se beneficiar do Compete-ES, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

Como funciona a contratação de um operador logístico local para se beneficiar do Compete-ES

Se a sua empresa não pretende abrir um galpão logístico próprio e contratar funcionários no Espírito Santo, ainda assim é possível se beneficiar do Compete-ES.

Para isso, basta contratar um operador logístico local, que cuida de toda a logística do negócio em nome da empresa contratante. 

Essa empresa terceirizada se encarrega de todas as etapas da cadeia logística, desde o recebimento das mercadorias até a entrega final aos clientes. 

Trata-se de um serviço cada vez mais utilizado pelos donos de e-commerce para enxugar seus custos operacionais sem perder a qualidade.

Como funcionam as alíquotas de ICMS no Compete-ES para e-commerce

No cálculo do imposto das vendas interestaduais, é preciso considerar a alíquota do Estado de origem e o diferencial de alíquota (DIFAL). 

Por exemplo, em uma venda do Espírito Santo para São Paulo, a empresa paga 1,1% de ICMS para o Espírito Santo e deve arcar com o diferencial de alíquota para complementar a diferença até a alíquota total de São Paulo.

Ou seja, o DIFAL é a diferença entre a alíquota interna do Estado de destino e a alíquota interestadual do Estado de origem.

Agora, vamos calcular o ICMS considerando o benefício do Compete-ES:

Portanto, no exemplo dado, a empresa que vendeu um produto do Espírito Santo para São Paulo terá que recolher 7,1% de ICMS sobre o valor da venda.

Quando vale a pena sair do Simples Nacional para aproveitar o incentivo fiscal do Compete-ES?

A melhor forma de saber se vale a pena migrar do Simples Nacional para o Lucro Presumido, com o objetivo de aderir ao Compete-ES, é realizando uma simulação com uma Contabilidade Especializada em E-commerce.

Do ponto de vista tributário, os impostos do e-commerce no Simples Nacional (incluindo o ICMS) são recolhidos em uma única guia considerando o Anexo I, conforme a tabela abaixo:

FaixaAlíquotaParcela a Deduzir (em R$)Receita Bruta em 12 Meses (em R$)
1ª Faixa4,00%Até 180.000,00
2ª Faixa7,30%5.940,00De 180.000,01 a 360.000,00
3ª Faixa9,50%13.860,00De 360.000,01 a 720.000,00
4ª Faixa10,70%22.500,00De 720.000,01 a 1.800.000,00
5ª Faixa14,30%87.300,00De 1.800.000,01 a 3.600.000,00
6ª Faixa19,00%378.000,00De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

Já no Lucro Presumido as alíquotas sobre o faturamento total variam de 11,33% a 16,33% a depender do município.

Portanto, de um modo geral, costuma valer a pena sair do Simples Nacional quando o faturamento anual estiver próximo da sexta faixa de tributação.

Porém, existem ainda outros aspectos que devem ser considerados para aderir ao Compete-ES, como os custos logísticos, operacionais e outros.

Como solicitar a adesão ao Compete-ES

A solicitação de adesão ao Compete-ES deve ser realizada através da plataforma SisCOMPETE, no site da Sefaz-ES.

Após o envio da documentação solicitada, a empresa deve aguardar a resposta se o pedido foi aceito ou recusado.

A Sefaz-ES disponibiliza um Manual com o passo a passo para solicitar a adesão ao Compete-ES.

Outros benefícios fiscais para e-commerce

Além do Compete-ES, os e-commerces podem se beneficiar de outros incentivos fiscais, como o TTS de Minas Gerais e o TTD 478 de Santa Catarina.

Existem também estratégias específicas que podem ser adotadas para a redução da tributação do e-commerce, seja com ou sem benefícios fiscais.

Como o e-commerce é uma área repleta de particularidades do ponto de vista fiscal e tributário, é fundamental realizar um planejamento tributário com uma Contabilidade especializada em e-commerce.

Como a Tactus ajuda a reduzir os impostos do seu e-commerce

A Tactus é a maior Contabilidade do Brasil especializada em negócios digitais, com uma área específica em que atendemos alguns dos maiores e-commerces do país.

Ao longo da nossa trajetória, já realizamos mais de 3 mil estudos tributários para os nossos clientes e conhecemos a fundo estratégias de redução tributária para e-commerces.

Seja através do Compete-ES ou de quaisquer outras ferramentas, garantimos que seu e-commerce pagará o mínimo possível de impostos dentro da legislação.

Entre em contato com nosso time de especialistas em e-commerce e agende uma reunião gratuita de diagnóstico para seu negócio.

Sair da versão mobile